TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Ambiente

Casos: Analise De Ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 5

Ao longo dos anos, com a chegada da era da informação, as empresas estão sendo forçadas a mudanças constantes, devido a influência dos consumidores que buscam satisfazer seus desejos. Isso prospera nas empresas a necessidade de buscar novos métodos que atendam de forma rápida e eficiente o desejo de seus consumidores.

Para Appio e Vieira (2006, p. 134) “a constante mutação do mercado, tanto no aspecto tecnológico, quanto no surgimento de novas opções de compra para os consumidores, aumenta a necessidade de monitoramento e atualização do planejamento estratégico, principalmente no que se refere ao portfólio de produtos.”

Como benefício, as empresas são coroadas com resultados eficazes e relevantes, bem como, novos negócios que resultarão na expansão dela sobre a concorrência no mercado em que atuam.

A partir dessa idéia, este trabalho, amparado na escola do planejamento busca empregar duas ferramentas de planejamento, a matriz do Boston Consulting Group (BCG) e a Análise das Strengths, Weaknesses, Opportunities, e Threats (SWOT) em uma loja de materiais de construção.

A matriz BCG para Cobra (1991), Boone e Kurtz (1998), Churchill (2003), Kotler (2000) e Bethlem (2008) é representada por uma matriz de quatro quadrantes, que indicam a fatia do mercado, o percentual do mercado controlado pela empresa e o crescimento potencial do mercado, indicando um tipo diferente de negócio.

A análise do ambiente denominada de SWOT, segundo Cobra (1991), Fischmann e Almeida (1991), Cordiolli (2001), Rossi e Luce (2002), Machado (2005), Kotler (2000) e Churchill (2003), tem o seguinte significado: Strenghts (forças); Weaknesses (deficiências); Oportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).

Destaca-se como uma técnica de análise sustentada nos conceitos de oportunidades e ameaças externas a empresa, e das forças e fraquezas internas a empresa. Pode-se dizer que essa análise propõe um modelo de estratégia que busca o ajustamento entre as capacidades internas da organização e suas possibilidades externas. Nesta perspectiva, “o planejamento é definido como “a atividade que os administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado” (KWASNICKA, 1981, p. 153).

Com o intuito de contribuir para a competitividade da empresa, o planejamento estratégico, no ponto de vista de Fischmann e Almeida (1991, p. 25) “cria a consciência das suas

oportunidades e ameaças, dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão, e dos propósitos de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar ameaças”.

Este artigo está composto de cinco partes: (1) introdução; (2) referencial teórico; (3) metodologia; (4) análises e discussões; (5) considerações finais.

2 Referencial Teórico

Para que a empresa consiga manter-se no mercado, deve traçar novas estratégias, relacionadas aos seus objetivos, buscando atender o mercado alvo e ao mesmo tempo atraindo novos clientes de outros pólos consumidores. Neste sentido,

O planejamento estratégico define a empresa no momento do início dos planos, o que é, o que faz, onde e como está e estabelece o que a empresa quer ser, o que quer fazer, como quer estar e onde quer estar em determinado momento do futuro. (BETHLEM, 2008, p. 35).

De acordo com Oliveira (2009, p. 17) “planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa.” Haja vista a importância do tema, Appio e Vieira (2006) identificaram na literatura nacional alguns estudos que utilizaram o Planejamento Estratégico, mais precisamente a análise SWOT como ferramenta para a busca de vantagem competitiva. O Quadro 1 apresenta estes estudos relatados: Ano do estudo Autores Pesquisa realizada

1993

Certo e Peter

Fizeram sugestões de implementações de planejamento estratégico em empresas.

1998

Antonialli

Estudou a influência da mudança de gestão nas estratégias de uma Cooperativa Agropecuária.

2000

Mello

Identificou na Companhia Carris Porto-Alegrense, de 1993 a 1999, que quando bem implementados, os resultados de um planejamento estratégico contribuem para o melhor desempenho do corpo gerencial.

2000

Araújo

Sugeriu uma formulação de estratégias e processo decisório, utilizando um estudo de caso em uma empresa jornalística, segundo a abordagem racional.

2001

Laran

Verificou a Análise SWOT e planejamento estratégico em uma instituição de ensino superior, utilizando estudo de caso do curso (UNISINOS).

2002

Macedo-Soares e Lange

Realizaram uma análise do planejamento estratégico na empresa Companhia Vale do Rio Doce.

2002

Rinaldi

Sugeriu uma adaptação Estratégica na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNOESTE), utilizando análise SWOT.

2002

Rossi e Luce

Propuseram a Construção e proposição de um modelo de planejamento estratégico.

2003

Oliveira Picinato e Vieira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com