TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Poluição Gerada Pelos Servidores

Trabalho Escolar: A Poluição Gerada Pelos Servidores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

A poluição gerada pelo armazenamento de dados digitais

O uso crescente de e-mails e redes sociais para armazenar arquivos em grande quantidade tem sido ótimo nos últimos anos, amenizando o consumo de papeis, CDs, DVDs e garantido a segurança das informações desde usuários comuns até de empresas de grande porte. Porém, há controversas neste assunto, visto que, os grandes centros de processamento podem não ser tão sustentáveis quanto parecem. Isso se deve ao fato de que a maioria dos Data Centers, localizados em prédios anônimos e vigiados, consomem e desperdiçam enormes quantidades de energia para os servidores trabalharem e ainda mais para mantê-los funcionando. Geradores de energia movidos a diesel ou carvão são utilizados para que os servidores possam funcionar em sua capacidade máxima 24 horas por dia.

O desperdício e uso ineficiente dessa energia se deve a alta demanda de usuários que querem uma rápida resposta do sistema a cada clique e armazenam arquivos pesados, tais como vídeos e e-mails com foto, sem saberem que, apesar de se tratarem de dados digitais, esses arquivos possuem uma correspondência no mundo material e necessitam de milhares de Data Centers para chegarem ao seu destino. A maioria das empresas tem medo de que, se essa necessidade não for atendida, seus negócios podem ser colocados em risco. Diante dessa nova febre de armazenamento em nuvem e sem a conscientização dos usuários fica difícil saber se essa situação não trará sérios problemas no futuro.

Uma das maneiras de reduzir esse impacto seria centralizar todos os grandes Data Centers e organizá-los como uma nuvem. Mas, muitas empresas ainda insistem em operar seus Data Centers sem utilizar a nuvem, por não serem muito familiarizadas com este tipo de tecnologia. Em geral essas são as maiores usuárias de Data Centers.

Fontes:

http://www.ecycle.com.br/component/content/article/38/1103-armazenamento-de-dados-digitais-causa-poluicao-e-desperdicio-de-energia.html

http://www.infoescola.com/informatica/computacao-em-nuvem/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com