TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ponte de Macarrao

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  1.050 Visualizações

Página 1 de 6

Este trabalho tem como seu objetivo principal, aplicar e testar nossos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre, analisando a importância em cada disciplina. A partir de cálculos e testes, apresentar uma ponte treliçada, feita somente com macarrão (marca: Barrilla) e colas. A aprovação na disciplina consiste na ponte suportar o peso de 2 kgf (dois quilograma-força), e assim o grupo está inserido na competição.

Para a construção do protótipo e da ponte definitiva teremos que seguir instruções pré-determinadas conforme o regulamento da competição, no site da Universidade Paulista – UNIP. Como por exemplo: o peso da ponte terá que ser no máximo de 1 kg (um quilo), considerando a massa do espaguete e as colas usadas. E o vão livre não poderá exceder 1 (um) m (fonte: Manual Engenharia – Ciclo básico, Atividades Práticas Supervisionadas APS, item 4 e 6).

Após a equipe estar apta na competição, o peso inicial de 2 kgf (dois quilograma-força) é colocado na ponte, e se após 10 s (dez segundos) a ponte não romper, serão incrementados mais pesos até que a ponte se rompa.

3. BREVE HISTÓRIA DA PONTE

A ponte é uma construção feita pelo homem, que permite transportar pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou aquedutos. Desde muitos anos atrás, ela vem acompanhando a sociedade, evoluindo e se aperfeiçoando de acordo com a arquitetura e as necessidades do momento. A mais antiga, foi feita em meados de 850 a.C, e está localizada na Turquia, cujo o nome é “Ponte de Caravana”.

As pontes de ferro surgiram depois da Revolução Industrial, diante do anseio para o crescimento da economia, quanto mais rápido o processo seria, melhor para a burguesia. Anteriormente as viagens eram feitas através de balsas, além de demorada, o custo era muito grande.

Existem vários tipos de pontes ao redor do mundo. E cada país com a sua arquitetura particular, constrói um modelo que seja sustentável para o meio ambiente e principalmente que sua estrutura tenha sucesso. Com essa evolução, hoje existem vários modelos bem diversificados e curiosos, dentre eles o modelo de ponte navegável, é uma ponte construída sobre um rio, na qual passam embarcações por cima e por baixo da ponte, (vide foto abaixo: Anexo 1):

Anexo 1: Ponte Navegável, Alemanha

(Fonte: http://baitapost.com/wasserstrassenkreuz-a-ponte-navegavel-de-magdeburg)

A palavra Ponte provém do Latim Pons que por sua vez descende do Etrusco Pont, que significa "estrada". Em grego πόντος (Póntos), derive talvez da raiz Pent que significa uma ação de caminhar (fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Ponte#cite_note-2).

4. PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO

Os três principais tipos de ponte são: Ponte em viga, Ponte em Arco e Ponte suspensa. Seguindo o manual fornecido pela Universidade, a Ponte em Viga é o modelo que se adapta as especificações do manual, precisamos de uma ponte com um vão livre de 1 m (um metro). Se tratando de fios de macarrão, juntamos os dois modelos, Ponte em Viga e Ponte Treliçada, ou mais conhecida como modelo Warren (é a mais comum por sua estrutura simples e contínua).

4.1 Materiais Utilizados

Para a construção do protótipo e da ponte definitiva, utilizamos:

• Colas: Marca Araldite 90 minutos e cola quente.

• Estrutura: Espaguete (marca Barilla), nº fio 07.

• Os materiais de apoio que usamos foram: jornais, palitos de churrasco, tesoura, lixa (para lixar os fios), fita adesiva e fio dental (para amarrar os fios).

4.2 Passo a Passo da Construção

Com todos os materiais em mãos, construímos o protótipo duas semanas antes da apresentação da ponte definitiva, no qual testamos a carga mínima de 2 kgf (dois quilograma-força). E também verificar o tempo que a ponte pronta, permaneça estável, sem que sofra deformações e alterações em sua estrutura. Conhecendo todas estas informações, partimos para a construção da ponte definitiva. O processo de montagem se iniciou, primeiramente fazendo cada barra separadamente, assim que a cola estava totalmente seca, colocamos as barras umas nas outras e obtivemos o resultado a seguir (vide: anexo 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11).

Anexo 2: Separação dos fios, preparando-os para a colagem.

(Fonte: Própria)

Anexo 3: Separação dos fios, preparando-os para a colagem.

(Fonte: Própria)

Anexo 4: Juntamos os fios com fita adesiva e colocamos sobre palitos de churrasco, para começar o processo de colagem nas extremidades.

(Fonte: Própria)

Anexo 5: Processo de colagem e secagem.

(Fonte: Própria)

Anexo 6: Com os fios prontos e as colas secas, iniciaremos o processo de colagem da ponte.

(Fonte: Própria)

Anexo 7: Com o gabarito pronto, iniciamos o processo de colagem da ponte.

(Fonte: Própria)

Anexo 8: Com o gabarito pronto, iniciamos o processo de colagem da ponte.

(Fonte: Própria)

Anexo 9: Primeira parte da ponte finalizada.

(Fonte: Própria)

Anexo 10: Primeira e segunda parte da ponte finalizada.

(Fonte: Própria)

Anexo 11: Ponte completamente finalizada e pronta para a competição.

(Fonte: Própria)

4.3 Esboço do Projeto da Ponte de Macarrão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com