TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ponte de Macarrão

Por:   •  21/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.785 Palavras (12 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

PONTE DE MACARRÃO[pic 1]

Spaghetti Bridge – Canadá

Brasília, 10 de novembro de 2020

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Clarisse Gonçalves – F2241C4 Celso Yutaka – F2962D0

João Pedro Marques - N627247 Thiago Schimaltz – N581450 Poul Kleber – N640JC9

PONTE DE MACARRÃO[pic 2]

Spaghetti Bridge – Canadá

[pic 3]

Brasília, 10 de novembro de 2020

Sumário

  1. Introdução        04
  1. Spaghetti Bridge no Canadá        05
  1. Competições Nacionais        08
  1. Metodologia        10
  1. Calculos Estruturais        11
  1. Materiais Ultilizados        14[pic 4]
  1. Anexo 1: Designer da ponte e carga suportada        15
  1. Anexo 2: Fotos do 37º campeonato de spaguethi bride        18
  1. Conclusão        20
  1. Referencia Bibliografica        21
  1. Introdução

O trabalho tem como objetivo pesquisar, planejar e desenvolver um protótipo de ponte de macarrão promovendo assim estímulos aos alunos para aplicar conhecimentos básicos de mecânica para resolver problemas na área da engenharia. O relatório escrito tem como objetivo pautar todos os passos para criação da ponte, descrever os materiais a serem utilizados em todo o processo de criação, esboços do projeto, métodos utilizados e cálculos. O projeto consiste em criar uma ponte de macarrão almejando uma maior resistência com uma menor quantidade de massa em sua estrutura usando apenas espaguete e cola. Tal projeto teve início em 1983 na instituição Okanagan College situada no Canada.

Alguns conhecimentos da área de Engenharia Civil são essenciais para a execução do projeto, tais como: Resistência dos Materiais, Pontes, Desenho Técnico (para fazer o desenho do projeto), Cálculo Estrutural, além de ensinar ao aluno a pensar e trabalhar em grupo, executar um projeto, calcular, montar e fazer o acabamento e estética da ponte.[pic 5]

Com a prática desse projeto aluno e estimulado a ter uma análise mais crítica sobre o próprio projeto, passa a identificar as possíveis falhas e erros, aprende uma maneira nova de executar a montagem e a colagem das barras, o grupo redimensiona o projeto para melhorar a estimativa de carga.

  1. Spaghetti Bridge no Canadá

No Canadá, as competições de Spaghetti Bridge ( ponte de espaguete), é um evento comum entre toda a população, principalmente nas escolas de ensino médio e nas faculdades de engenharia. Pode-se dizer que o evento mais popular dessa categoria ocorre no Okanagan College.

O concurso pesado é uma competição anual, realizada no Okanagan College em British Columbia (é a província mais ocidental do Canadá , entre o Oceano Pacífico e as Montanhas Rochosas), começou em 1983. O vencedor da competição de 2020 foi um dos irmãos Dessert de Lumby que saíram vitoriosos na competição de pesos pesados mais uma vez, marcando o quarto ano consecutivo que um ou mais membros da família estavam no trio principal, o primeiro lugar foi de Justin, um aluno da 11ª série na Charles Bloom Secondary, cuja ponte aguentava mais 237,44 kg, pesando 845,27 gramas.[pic 6]

Os mais de 250 alunos do ensino fundamental ao pós-secundário se reuniram de todo o Okanagan para o campus Kelowna da faculdade na sexta-feira para ver de quem era a ponte de espaguete que reinaria suprema.

Os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar em grupos para construir pontes no local durante a manhã para a competição de formação de equipes, enquanto outros transportaram cuidadosamente estruturas de espaguete elaboradas e pré-construídas de lugares distantes como Salmon Arm e Osoyoos A competição é aberta a competidores de todo o mundo, entretanto as regras estabelecem que os competidores devem ser estudantes do ensino médio ou pós-secundário em tempo integral.

O 38º Concurso Anual de Construção da Ponte Spaghetti está provisoriamente agendado para sexta-feira, 5 de março de 2021. A decisão final de sediar o evento será feita usando a orientação do governo provincial e do oficial de saúde da província em relação a eventos e reuniões maiores.

[pic 7] [pic 8]

A competição será realizada no Okanagan College, Kelowna Campus. Os formulários de inscrição estão disponíveis online em www.okanagan.bc.ca/spaghetti- bridge. as inscrições para a competição vão até 19 de fevereiro de 2021. O registro das pontes começará às 8h30 na sexta-feira, 5 de março de 2021 no Campus Kelowna do Okanagan College (1000 KLO Road). As pontes que chegarem após as 9h30 podem não ser aceitas para a competição. O carregamento e teste das pontes[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

[pic 14]

Os alunos podem entrar nas seguintes competições:[pic 15]

  • Alunos do Ensino Fundamental: Demonstração do Ensino Fundamental (não competição)[pic 16]

  • Alunos do Ensino Fundamental e Médio: Competição

Secundária; Competição de Team Building; Competição de peso pesado

  • Alunos Pós-Secundários: Competição de Team Building; Competição de peso pesado

A imagem a seguir é um print de um vídeo, esse mostra o exato momento do rompimento da ponte vencedora no 37º Concurso Anual de Construção de Ponte de Espaguete no Okanagan College – Ponte vencedora de Justin Dessert do Okanagan College no Vimeo.

“Basicamente, estamos colocando a ciência em ação aqui.” Afirmou Keyvan Khadem, que conquistou o terceiro lugar.

[pic 17]

O vídeo se encontre no https://vimeo.com/396054202 , foi postado a 8 meses atras e contem a seguinte descrição: ”Justin Dessert of Charles Bloom[pic 18][pic 19]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (627.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com