TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primeira E Segunda Leis De Ohm

Por:   •  19/6/2023  •  Artigo  •  3.580 Palavras (15 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 15

Primeira e segunda Leis de Ohm[1]

Antonio Augusto Correa

Declaro o que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu, com exceção à Engenharia de Segurança do Trabalho. Em cursos de Complementação Pedagógica e Segunda Licenciatura a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatória).

RESUMO

As leis de Ohm são importantes para a sociedade de várias maneiras no cotidiano. Um exemplo é a tecnologia pois as leis de Ohm são uma base fundamental para a compreensão e projeto de circuitos elétricos, que são amplamente utilizados em muitos dispositivos tecnológicos, como televisores, computadores, telefones celulares, entre outros. o objetivo do presente estudo é realizar uma breve revisão acerca da 1ª e 1ª e 2ª Leis de Ohm e sua contribuição para o impulsionamento do desenvolvimento tecnológico atual. O estudo foir ealziado por meio de um levantamento bibliográfico em repositórios acadêmicos.e utilizou-se de uma abordagem qualitativa.Como resultados, tem-se que As leis de Ohm são fundamentais para a economia e o estilo de vida atual. A maior parte dos componentes eletrônicos e dispositivos que usamos no nosso dia a dia são projetados com base nas leis de Ohm. Tais leis impactaram significativamente o desenvolvimento da indústria eletrônica. Além de terem sido cruciais para o desenvolvimento de outras tecnologias, como a tecnologia de comunicações, a tecnologia da informação e a tecnologia de transportes.

Palavras-chave: Leis de ohm. Eletricidade. Eletrônica

ABSTRACT

Ohm's laws are important to society in many ways in everyday life. One example is technology, as Ohm's laws are a fundamental basis for understanding and designing electrical circuits, which are widely used in many technological devices, such as televisions, computers, cell phones, among others. The aim of this study is to carry out a brief review of the 1st, 1st and 2nd Ohm's Laws and their contribution to boosting current technological development. The study was carried out through a bibliographical survey in academic repositories. And a qualitative approach was used. Most of the electronic components and devices that we use in our daily lives are designed based on Ohm's laws. Such laws significantly impacted the development of the electronics industry. In addition to being crucial to the development of other technologies, such as communications technology, information technology and transport technology.

Keywords: Ohm's Laws. Electricity. electronics

1 INTRODUÇÃO

As leis de Ohm são importantes para a sociedade de várias maneiras no cotidiano. Um exemplo é a tecnologia pois as leis de Ohm são uma base fundamental para a compreensão e projeto de circuitos elétricos, que são amplamente utilizados em muitos dispositivos tecnológicos, como televisores, computadores, telefones celulares, entre outros.

Acerca da energia elétrica, a aplicação das leis de Ohm é crucial para o setor de energia elétrica, pois permite aos engenheiros elétricos planejar e projetar sistemas de distribuição de energia elétrica de maneira segura e eficiente.

Na indústria as leis de Ohm são aplicadas em muitos processos industriais, como o controle de motores elétricos, o design de sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado, entre outros. E na própria saúde a aplicação das leis de Ohm é importante para a saúde humana, pois é usada para desenvolver dispositivos médicos, como marcapassos, desfibriladores, entre outros.

Tendo em vista a sociedade convergida digitalmente na qual vive-se, o desenvolvimento da eletrônica tem sido fortemente influenciado pelas leis de Ohm. Essas leis fornecem uma base teórica para a compreensão e o projeto de circuitos elétricos, o que é fundamental para o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos.

Essas leis são usadas para desenvolver dispositivos de alta velocidade, como microprocessadores, circuitos integrados, entre outros. Além disso, elas são usadas para projetar sistemas de comunicação, como redes sem fio, satélites, entre outros.

Nesse contexto o objetivo do presente estudo é realizar uma breve revisão acerca da 1ª e 1ª e 2ª Leis de Ohm e sua contribuição para o impulsionamento do desenvolvimento tecnológico atual.

A relevância de tal abordagem é buscar na gênese de terminado conhecimento dos pressupostos que compuseram o desenvolvimento e diversos itens que fazem parte do cotidiano, e do desenvolvimento econômico e tecnológico da humanidade. E tem sido constantemente aperfeiçoada quanto sua metodologias de abordagem educativa, a fim de estarem acessíveis no campo do conhecimento.

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DAS LEIS DE OHM

Georg Simon Ohm (1789-1854) viveu numa época em que não havia indicadores calibrados de corrente elétrica. Não havia volt ou amp; estes foram estabelecidos muito mais tarde pelo Congresso Elétrico Internacional de 1881. Os recursos disponíveis para Ohm foram: 1) a descoberta de Oersted, que em 1520 mostrou que um campo magnético envolvia um fio condutor de corrente elétrica; 2) a célula eletroquímica, descrita por Volta em 1800; e 3) o efeito termoelétrico, descoberto por Seebeck em 1822 (GEDDES; GEDDES, 1998).

O matemático e físico alemão Georg Simon Ohm, que foi quem descobriu as relações matematicamente simples que existem entre as dimensões dos condutores e as grandezas elétricas (ARAÚJO et al., 2019). Seu nome provavelmente foi falado com mais frequência do que qualquer outro nome científico por engenheiros elétricos durante a Era Romântica da Engenharia Elétrica. Este artigo apresenta uma breve história de sua vida e seu trabalho que o levou à descoberta do que é conhecido como a lei de Ohm (FURFARI, 2003).

Figura 1- Geroge Simon Ohm

[pic 1]

Fonte (SANTOS et al., 2016)

Ohm nasceu em Erlangen, Baviera, em 16 de março de 1789. Seu pai, Johan Wolfgang Ohm, era serralheiro e sua mãe, Maria Beck, era filha de um alfaiate. Os pais de Ohm não tiveram escolaridade formal, mas seu pai era muito instruído por meio do auto-estudo. Ele ensinou a Georg Simon e ao irmão de Georg, Martin, um alto nível de matemática, física, química e filosofia. Georg Simon entrou no Erlangen Gymnasium aos 11 anos. O irmão de Georg, Martin, tornou-se um notável matemático na Baviera. Ohm estava confiante na precisão de sua descoberta, o que hoje chamamos de “lei de Ohm”, ou seja, a relação de que a corrente através da maioria dos materiais é diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada ao material. O resultado não estava no primeiro artigo de Ohm publicado em 1825; no entanto, esse artigo examina a diminuição da força eletromagnética produzida por um fio à medida que o comprimento do fio aumenta. O artigo deduziu relações matemáticas com base puramente nas evidências experimentais que Ohm havia registrado (FURFARI, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (445.3 Kb)   docx (335.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com