TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Proteção contra incêndio

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 8

Modulo 1 – Proteção contra incêndio.

 1 - Definir combustão e comentar sobre os elementos essenciais.

É uma reação química de oxidação, exotérmica da qual participam como reagentes os materiais combustíveis e o oxigênio. Normalmente a reação só ocorre quando é ativada pelo aumento da temperatura resultante de uma fonte de calor.

. Reação em cadeia – Conjunto de sequência de reações que irá causar, manter ou aumentar a combustão dos materiais adjacentes.

. Oxigênio – Comburente necessário para que seja mantida a combustão do material.

. Fonte de ignição – fonte energia para que haja o inicio da combustão.

. Combustíveis – material a ser queimado

 2 - O que é eletricidade estática?

Líquidos, gases e materiais particulados quando movimentados geram e retém cargas elétricas (eletricidade estática) que pode se constituir em fonte de ignição, sendo importante estudar e considerar essa condição na movimentação desses combustíveis.

 2.1 - O que é considerado um líquido intrinsecamente seguro?

Os líquidos que possuem condutividade (σ) acima de 50 picoSiemens por metro (pS/m) são considerados como intrínsicamente seguros.

 2.2 - Quais são os principais cuidados que devem ser tomados?

Nos projetos, limitar a velocidade de deslocamento dos líquidos, gases e particulados é medida preventiva usual. Para os líquidos inflamáveis, quando bombeados em sistemas abertos é praticada a velocidade máxima é de 7 m/s.

Na filtragem, em especial quando a malha do filtro é reduzida, a geração de cargas é muito elevada.

Aterrar todos os pontos metálicos do sistema. Aumentar a condutividade do combustível.

 2.3 - Explique a conseqüência de conexão metálica entre dutos de material

eletricamente isolante no bombeamento de líquidos, gases ou particulados, em

locais onde possa ocorrer mistura entre o Limite inferior e o Limite superior de

inflamabilidade.

Neste ponto pode haver a concentração de eletricidade estática com o passar do fluído, após este acumulo se elevar a um certo nível pode haver uma pequena descarga e ignitar todo o fluído.

 3 - Comentar sobre os métodos de extinção de incêndio.

Resfriamento

É o método mais conhecido. Consiste em diminuir a temperatura do material em chamas até situá-la abaixo do ponto de combustão, quando não mais haverá o desprendimento de vapores, na quantidade necessária para sustentar a combustão.

Abafamento

Redução do oxigênio presente no ar, situado acima da superfície do combustível.

Em experiências realizadas em laboratório, verificou-se que para a maioria dos gases e vapores as chamas existem somente em ambientes com mais de 13% de oxigênio.

Qualquer agente extintor que consiga reduzir o percentual abaixo desse valor, resultará na extinção.

Para os sólidos, abaixo de 13% de oxigênio a combustão ocorre lentamente, sem chamas, até que a concentração atinja 6%, quando a combustão não mais existirá.

Interferência na reação em cadeia

É o método conhecido como extinção química. O agente extintor reage com os produtos intermediários da combustão (radicais livres e elétrons), reduzindo a intensidade da combustão, até eliminá-la.

Remoção do combustível

Não necessita de agente extintor. Consiste na retirada ou na interrupção do fluxo do combustível que alimenta as chamas e daqueles ainda não atingidos pelo incêndio. Como exemplo pode ser citado o fechamento de válvulas.

Diluição

Incêndio em líquido solúvel em água pode, em alguns casos, ser extinto por diluição. A proporção de água necessária à extinção varia em função do líquido.

Emulsificação

Quando dois líquidos não miscíveis são vigorosamente agitados há formação de emulsão, ou seja, a dispersão e mistura das gotículas de ambos os líquidos. Esse fenômeno ocorre se a água na forma de jato for lançada na superfície de um líquido não miscível que possua baixa pressão de vapor, como é o caso dos óleos (minerais e vegetais). A emulsão em geral apresenta aspecto leitoso ou como espuma, que reduz a liberação de vapores do líquido aquecido.

 4 - Comentar sobre as formas de transmissão do calor.

Condução

Transmissão do calor diretamente de uma molécula para outra. Não há intervalos entre os corpos. Ocorre em materiais sólidos.

Convecção

Transmissão de calor característica dos fluidos (gases e líquidos).

Quando aquecidos esses fluidos têm suas densidades diminuídas (ficam mais leves), movimentando-se no sentido ascendente e provocando as correntes de convecção. Tais correntes, nos incêndios de combustíveis sólidos (madeira, papel, tecidos) deslocam as partículas incandescentes a grande distância. Essas partículas poderão causar a combustão em outros materiais.

Estudos informam que a velocidade da fumaça nos incêndios em edificações verticais podem alcançar 90 m/min. A fumaça pode alcançar 30 pavimentos em

1 minuto.

Radiação (irradiação)

Transmissão de calor, por ondas de energia térmica que se deslocam no ar. A energia é transmitida na velocidade da luz, em todas as direções. Ao encontrar um sólido as ondas são absorvidas e o calor começará a se propagar por condução. Um exemplo é o calor do sol transmitido através do espaço até alcançar a terra, quando é absorvido.

Superfície escura absorve calor. Se for clara ou polida reflete calor.

Alguns corpos são transparentes à energia radiante, permitindo que ela passe através dos mesmos com um mínimo de absorção.

O calor radiante é transmitido em linha reta e em todos os sentidos. Quando dois corpos estão próximos, estando um mais aquecido que o outro, a energia térmica fluirá do corpo quente para o frio até que ambos tenham a mesma temperatura, estabelecendo-se um equilíbrio térmico. A quantidade de calor radiante, depende das temperaturas e das superfícies do corpo quente e do corpo frio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (250 Kb)   docx (754.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com