TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUANTIDADE E QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA E OS MÓDULOS LOGICOS DE MEDIÇÃO

Por:   •  8/12/2017  •  Artigo  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

QUANTIDADE E QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA E OS MÓDULOS LOGICOS DE MEDIÇÃO

CACOAL-RO

2016

ROMARIO GOULART POSIDONIO

ALLAN NOGUEIRA GOIS

QUANTIDADE E QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA E OS MÓDULOS LOGICOS DE MEDIÇÃO

[pic 1]

Cacoal-RO

2016

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

QUANTIDADE E QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA E OS MÓDULOS LOGICOS DE MEDIÇÃO        

Romario Goulart Posidonio[1]

Allan Nogueira Gois[2]

Angela Antunes de Morais Lima[3]

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo proporcionar ao leitor uma noção básica, quanto as necessidades que as concessionárias de energia elétrica possuem de transmitir e entregar uma energia continua e sem distúrbios e deformações, a fim de evitar prejuízos aos consumidores finais de sua energia e Módulos lógicos que detectam, e identificam deformações e acelerar o processo de solução dos problemas em um sistema de distribuição de energia elétrica.

Palavras-chaves: Módulos lógicos, Qualidade de energia.

ABSTRACT

This has Research designed to provide the reader a basic understanding, as a need for How Electricity companies must transmit and deliver An Energy continues without disruption and deformations, an End to Avoid Damage to your Energy Consumers and logical modules that detect and identify deformations and accelerate the Process of Problem Solving in hum Power Distribution System.

Keywords: Logic Modules, Power Quality.

1 INTRODUÇÃO

        A qualidade de energia elétrica fornecida por uma concessionária não se resume apenas no fornecimento continuo e sem interrupções, mas também na distribuição de uma energia com o mínimo possível de deformações em suas ondas de tensão. A partir do momento que uma concessionária deixa de distribuir uma rede de energia com qualidade, pode ocorre visivelmente redução na vida útil de sistemas e equipamentos a ela ligados.

        Em alguns ramos de atividade, como indústrias têxtil, siderúrgica e petroquímica, os impactos econômicos da qualidade de energia são enormes. Nestes setores, uma interrupção elétrica pode ocasionar prejuízos de até USS 500 mil, Franco (2005). Observando tal impacto, fica clara a necessidade de pesquisas analíticas, focando nas causas dos problemas da distribuição, e a partir disto desenvolver soluções, a fim de evitar tais problemas.

        No processo de identificação, correção e prevenção de distúrbios na rede de distribuições, utilizasse simulações com módulos lógicos de um medidor de qualidade e quantidade de energia elétrica (QQEE). Podendo ter acesso prático e rápido, a relatórios da QQEE isso apenas em uma nota, ou relatórios mais elaborados, dependendo da complexidade do equipamento.

        Pesquisa realizada bibliograficamente, tendo como ênfase proporcionar ao leitor uma breve noção quanto a qualidade energia elétrica, suas definições e os medidores de tais qualidade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Qualidade de Energia Elétrica (QEE)

        De acordo com Hafner apud Kagan et al. (2005) a QEE e divida em:

  1. Qualidade do produto (QP): caracterizada basicamente pela forma de onda de tensão dos componentes de um sistema elétrico. Atualmente no Brasil, a tensão final de fornecimento de energia elétrica e estabelecida em 127 ou 220 Volts isto em uma frequência de 60 hertz (HZ). Segundo Paulilo (2011), de forma geral, a conceituação da perda da qualidade da energia é adotada pelos especialistas da área, como sendo: “qualquer desvio que possa ocorrer na magnitude, forma de onda ou frequência da tensão e/ou corrente elétrica, que resulte em falha ou operação indevida de equipamentos elétricos”. Porem independentemente da definição, quanto a qualidade de energia elétrica, ambos os lados consumidor e concessionaria compartilham a mesma preocupação, uma energia de má qualidade pode acarretar problemas sérios em equipamentos e sistemas.

  1. Qualidade do serviço (QS): está relacionada a continuidade do serviço, ou seja, o fornecimento de energia elétrica com o mínimo de interrupções possível. O consumidor final da energia elétrica espera sempre uma transmissão sem interrupções, porem constantemente necessárias manutenções nas redes de distribuição, e isto apenas se deve fazer quando sistema estive sem carga, a fim de evitar acidentes graves e até letais aos técnicos da área. Porém, de acordo com Hafner et al (2010): A maioria das interrupções são quase imperceptíveis para certos tipos de consumidores, mas são suficientes e responsáveis por causar grandes danos a consumidores que possuem cargas mais sensíveis a estas interrupções.

                Atualmente uma das principais preocupações tanto por parte das concessionárias quanto pelos usuários e que os equipamentos e maquinários atuais estão mais sensíveis às variações da qualidade da energia em relação aos utilizados no passado. Muitos dos aparelhos modernos contêm controles micro processados e unidades eletrônicas de potência, tornando-os muito sensíveis a certos tipos de distúrbios, que por décadas podem ter ocorrido sem causar efeitos adversos e, atualmente, resultam em má operação e, sobretudo, redução da vida útil.

        Delgado et al (1997) afirma que cerca de 91% dos cortes de energia elétrica que ocorrem nos EUA tem uma duração inferior a 2 segundos, e 85%, duração inferior a 200 milissegundos.

2.2 Módulos Lógicos de um Medidor de Qualidade de Energia Elétrica

        Através de algoritmos desenvolvidos pelo software Mat Lab (software de simulação muito usado na engenharia), pode se testar os módulos lógicos antes de sua implantação.

        De acordo com Hafner et al (2010) através do processamento paralelo de diversas funções e possível obter parâmetros de qualidade em tempo real, essa leitura e executada a cada ciclo, facilitando a detecção de deformidades na onda das redes, porem se encontradas deformidades, e elas persistirem um número pré-definido de ciclos (geralmente quatro) o problema se torna harmônico os valores anteriores são substituídos. Ou seja, um problema de deformação de uma rede não é algo constante, caso ele se torne repetitivo o sistema desconsidera o risco de causar problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com