TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade X Quantidade

Pesquisas Acadêmicas: Qualidade X Quantidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 6

Qualidade ou quantidade ?

Algumas empresas pensam que qualidade é efetivamente quantidade e acham que exercendo a quantidade de vendas já efetivamente exercera a qualidade, porém o que é qualidade?

Um produto ou serviço rotulado como de boa qualidade hoje, amanhã poderá não atender às expectativas do consumidor. Qualidade para o prestador de serviços ou fabricante significa buscar o melhor fazer diferente das outras empresas, oferecer serviços que hoje são cobrados pelos concorrentes ou que os mesmos não oferecem.

Qualidade para o consumidor é superar expectativas, portanto ele deve ser sempre o foco da atração de qualquer empresa.

Quantidade exerce habilidade e cuidado e quem tem muita coisa pra cuidar , não tem nenhuma...ou tem?

Antes de pensar em vender...vender...vender...Veja se seu cliente esta sendo bem atendido!!! Ao invés de conquistar novos clientes, conquiste o velho ultrapassando e superando suas expectativas tanto no atendimento como no recebimento de seu material.

Onde devemos aplicar qualidade em nosso ramo?

Resposta correta em todos os setores da empresa, assim como:

Faturamento/Financeiro: O cliente deverá sempre receber seu titulo antes do vencimento, com todos os documentos para que possa realizar a conferencia e caso tenha alguma duvida possa ter um suporte junto ao setor de cobrança para que lhe repasse todas as informações necessárias.

Operacional: Realizar as coletas dentro do prazo, o cliente deverá sempre receber sua mercadoria em perfeito estado e no prazo acordado de sua entrega ou até mesmo antes para que o cliente possa se surpreender com a antecipação de sua carga.

SAC ( Atendimento ao cliente ): O cliente sempre deverá ter um atendimento diferencial seja ele qual for, desde de um cliente prospect assim como um cliente formal.

Comercial: Atender todas as necessidades de seu cliente e resolver seus problemas no menor tempo possível, realizar cotações de acordo com a carga do cliente, agindo sempre com a verdade lembrando de repassar todas as informações de prazo de coleta e ou entrega, faturamento e etc.

A busca de qualidade é incessante. Há 40 anos, a qualidade era definida como algo adequado ao uso e hoje o conceito caiu por terra, já que outros significados foram incorporados com o passar dos anos. O setor automotivo é reflexo da evolução, sempre acompanhada pelo consumidor. Voltando na história, na década de 1990, tivemos a abertura da economia brasileira para as importações. Do antigo carro importado Lada, passamos a ver nas ruas brasileiras carros evoluídos tecnologicamente e com mais qualidade. Com a chegada destes automóveis, só vistos quando viajávamos para o Exterior, os brasileiros se tornaram mais exigentes e isso foi um divisor de águas na história da qualidade automotiva.

O governo, então, instituiu uma série de medidas, como o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, para que o País se tornasse competitivo. Paralelo a isso, foram adotados o Código de Defesa do Consumidor, a ISO 9001, que marcou a nova exigência qualitativa, e com ela as certificações da qualidade e, avançando um pouco mais no tempo, o Procon, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e outros organismos. Tudo aqui no Brasil estava em ritmo letárgico no que se refere à qualidade. Mas o início da década foi marcado por um 'boom' no quesito qualidade.

Foi o consumidor, de certa maneira, o estopim da qualidade no Brasil. Mesmo que os anos tenham passado, o consumidor continua ditando as regras da qualidade não só aqui, mas ao redor do mundo, ao exigir, cada vez mais, excelência no padrão de atendimento e na prestação de serviços em qualquer outra área. Quer a prova? Veja o espaço que os jornais e outras mídias dão para as reclamações ou sugestões do consumidor.

É ele quem impõe essa busca incessante de 'superar as expectativas'. Demos um boom na qualidade, e isto é um fato. A primeira corrida foi para superar a defasagem e agora é para superar as expectativas. Para isso, todas as empresas devem se preparar.

Para as novidades ao consumidor, nasce empresas que permitem o consumidor, testar vários produtos antes mesmo chegarem as lojas. É o caso da Sample Central que, segundo o site:

É uma loja que oferece a você a oportunidade de experimentar de graça as últimas novidades e tendências da indústria – produtos em lançamento ou em fase de desenvolvimento para serem lançados no futuro.

Nossa loja abre uma via de mão dupla entre você e as marcas do seu interesse. Você escolhe livremente os produtos que deseja testar, leva para casa de graça e depois compartilha suas opiniões e experiências de consumo em pesquisas online. (...) Em contra partida, a indústria recebe informações para aprimorar os produtos e atender aos desejos de consumidores qualificados e atentos às novidades.

A ideia já funciona bem lá fora, e o investimento veio a partir da boa experiencia das empresas com o “ghost consumer” (Também conhecido como “consumidor misterioso” (“mistery shopper”), “cliente oculto” ou “cliente-surpresa”).

Porém, nada melhor que todos os sentidos humanos para testar um produto ou empresa. Só vamos ver se todos levarão a sério essas novas empresas e ideias, e evitar de usa-las como uma loja de produto grátis.

Sua opinião vale! Sua opinião é séria e qualitativa.

A QUALIDADE VOLTADA AO ATENDIMENTO.

Das várias faces abordadas pela Qualidade Total, o Atendimento é fundamental. É o Atendimento que realiza a interação organização-cliente. As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com