TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Quebra da Ponte

Por:   •  26/12/2018  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

A QUEBRA DA PONTE

Yale Henrique Araújo dos Santos
yale850@gmail.com

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) investe em diversos projetos para apoio de seus discentes, dentre eles está a monitoria.   A pouca procura dos alunos ao projeto referido no Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT), trouxe uma discussão a respeito da redução de invetimentos deste mecânismo de apoio.  Sabendo da importância e dos benefícios do projeto, seria pouco interessante para o corpo de monitores e alunos, a diminuição de vagas de monitoria.

São nítidos os benefícios desta ferramenta para os graduandos, tendo, como exemplo, dados da equipe de química do BCT, os quais delineiam e ressaltam que a maior parte dos alunos que procuraram a monitoria obtém aprovação. No segundo semestre de 2010,  38 alunos buscaram o projeto, onde 58 % obtiveram êxito. Já no semestre posterior, 65 alunos freqüentaram e 90% alcançaram o objetivo de aprovação na disciplina de Química Tecnológica.

Soma-se a este exemplo, o papel do monitor em auxiliar o professor. Este último sofre com a diminuição do projeto, pois, poderá acarretar maior solicitação dos universitários, podendo gerar a consequência de sobrecarga. Além de que haverá uma quebra da ponte discentes-docentes, pois professores não poderão sanar todas as dúvidas requeridas e, inclusive, identificar as necessidades específicas das turmas. Sendo assim, o monitor torna-se uma figura essencial, ainda que de forma intermediária, para a assistência no papel do docente como orientador do conhecimento.

Ainda podemos falar sobre o ganho mútuo proporcionado pelo projeto para o corpo discente e de monitores.  No qual, os últimos ganham por estar em contato recorrente com os conteúdos e pelo incentivo primário à docência. Já os alunos se beneficiam por conseguir sanar suas dúvidas individuais, trocar experiências e possivelmente alcançar a aprovação na disciplina.

 Diante do exposto, torna-se claro que este mecanismo de apoio ao discente possui importante função de intermédio e benefícios diretos a alunos, professores e monitores. Logo, a redução do investimento no projeto de monitoria ocasionará uma grande perda para todos os envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com