TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão segurança viária

Por:   •  14/12/2017  •  Seminário  •  4.202 Palavras (17 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 17

Erika Alicia Fiorentino RA 20619831, Jocelia Machado da Silva RA 5119423, Sandielli Sena da Silva Muniz RA 20589711

A questão da segurança viária: porque o trânsito brasileiro é tão violento?

  1. Introdução

A violência no trânsito é um problema mundial, não atinge somente nosso país, mas todos os que se locomovem de alguma forma.

Para tentar amenizar todo este caos, foi criado órgãos que normatizam e delimitam a forma de utilização de locomoção (automóveis, sistemas de transportes públicos, pedestres, ciclistas e outros), impondo respeito e trazendo benefícios todos.

A segurança viária, nasce a partir da necessidade de amenizar o número de acidentes no transito, tentando conciliar os meios de transportes com os pedestres. A segurança viária se refere a métodos para reduzir acidentes na rede viária, diminuindo o número de pessoas feridas ou mortas. Os usuários do sistema viário são: os pedestres, ciclistas, motoristas, passageiros de veículos de passeio e do transporte público. Além destas conciliações é necessário pensar em um sistema que seja sustentável e que respeito também o meio ambiente.

Atender a todo este conjunto de necessidades é o grande desafio da engenharia de transporte, executar projetos melhores que reduzam os acidentes, que proponham ganhos a todos na cidade.

Tudo isso é possível, com uma coleta de dados precisa, com desenvolvimento de estratégias simples e eficazes, criar metas para implantação dos projetos e executa-los com maior rapidez e eficiência.

É uma sequência de processos que a partir do momento de sua implantação deve ser seguido e mantido, por todos, somente assim poderá adquirir uma qualidade de vida melhor, onde todos possam coexistir, sem muitas interferências.

 Figura 1.1- Locomoções na cidade

[pic 1]

É neste cenário de preocupação mundial, que diversos países formulam diretrizes e legislações para padronizar o sistema de segurança viária, mitigando os impactos ambientais, e conscientizando o espaço que cada um ocupa nesta cadeia de transportes.

 

Figura 1.2- Transito Caótico

[pic 2]

  1. Segurança Viária, Projeto e Sustentabilidade

A Segurança Viária é um setor muito importante na economia brasileira, pois impacta no setor socioeconômico, muitos dos recursos financeiros destinados a área de saúde pública, é absorvido pelos atendimentos emergenciais e muitas vezes pela reabilitação dos feridos.

O desenvolvimento descontrolado e continuo, proporcional uma ineficiência de controle de trafego e pedestres, pois ficou difícil um controle correto de segurança, já que o crescimento do sistema viário, não foi proporcional ao gerenciamento das normas de segurança, provocando o descontrole de regras a serem cumpridas, por automóveis, por serviços em vias e por pedestres.

Assim sendo, o número de intervenções em vias cresceu, o sistema de manutenção de equipamentos também se tornou maior a necessidade de estarem trabalhando corretamente, enfim o trabalho do sistema viário ganhou mais atenção, modificando e adaptando-se a sua nova demanda.

A segurança viária é conjunto de cuidados entre os meios de transportes da cidade com os pedestres.

Para um projeto de segurança viária inicia-se no encontro de um espaço, para ser iniciado um projeto de vias que além de atender as necessidades de demanda de área, tais como comercio, parques e pedestres, atendam também suas diretrizes no planejamento, para que como um conjunto de técnicas, padrões de acessibilidade, estratégias para escolha de um modal adequado, finalize uma implantação consciente, inclusive do atendimento as normas de sustentabilidade.

Os estudos para execução de um projeto, é muito minucioso, iniciando pela coleta de dados que deverá ser de confiança máxima, pois sem estes dados corretos não atenderemos com eficácia as necessidades, da área.

É analisado todo o entorno do local, a dinâmica do local, se é um local com muitos comércios, áreas de lazer, hospitais, escolas, pedestres, se há um movimento grande de bicicletas, se deverá haver mais áreas para elas. Enfim tudo é analisado de forma intensa e pontuais, para que este conjunto de informações, sejam acrescentadas. É necessário seguir leis, normas e padrões de execução, para projeção das vias, inserção de semáforos, placas e faixas.

Figura 1.3- Projeto

[pic 3]

A segurança viária, tem seu início na criação do projeto, que deve levar em consideração, a segurança de todos, inclusive na execução da via, que deve anteder as normas, e receber continuamente manutenção, para que não seja mais uma provocadora de acidentes. Degradações de pavimentos, acostamentos, mal sinalizações prejudicam e muito a segurança.

Há necessidade ser implantada uma nova consciência aos pedestres, pois o respeito no transito não deve ser visto como uma via de mão única, todos devem fazer sua parte.

O pedestre deve cuida de sua segurança e dos demais também, tais como atravessar na faixa, sempre obedecer ao semáforo e as placas, andar sempre pelas calçadas, observar as sinalizações dos veículos.

Quando falamos de veículos não estamos apenas, nos direcionando aos automóveis, mas também aos motociclistas e ciclistas. Pois os cuidados são ainda maiores. Os motociclistas nestes trânsitos caóticos, devem manter muita sua atenção ao transito e sinalizações, além de estarem totalmente protegidos, por roupas adequadas e capacete. Já o ciclista também, além de trajes de segurança, sua atenção é sempre maior, já que transita também pelo passeio, onde encontram-se o maior número de pedestre pela trajetória.

As pesquisas, antes dos projetos, têm um papel fundamental para o inicio de todo o projeto, pois saem os analises de situações atuais, que ocorrem em um determinado local. Assim são transmitidas ao órgão de interesse, repassadas e analisadas, para serem deferidas e prosseguirem com o projeto.

O projeto deve ser pensado para atender os pedestres e os autos (motocicletas, ônibus, automóveis, bicicletas). Deve ser baseado em uma filosofia de boa qualidade de vida, respeito ao meio ambiente e atendimento as demandas, de maneira coerente e praticável, isso vias com acessos corretos e executadas com materiais de boa qualidade. Para analisar todo este processo há um setor chamado de auditoria de segurança rodoviária, que analise todos as pesquisas e gerencia a execução da via e posterior uso. Os resultados são satisfatórios, deste tipo de análise e supervisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (339.4 Kb)   docx (175.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com