TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química e Agua

Por:   •  23/8/2022  •  Artigo  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A água é um recurso natural finito e essencial à vida, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies, como elemento representativo de valores sociais e culturais, além de importante fator de produção no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. (Bernardi, 2003)

Está frase de Bernardi, ratifica a importância notória que água tem para o mundo, e por tamanha importância aos seres vivos deve ser tratada com extremo cuidado e zelo, tendo como fonte de estudo mecanismos que possam otimizar o seu uso; através por exemplo de tecnologias que possam trabalhar com o tratamento de efluentes gerados por resíduos humanos ou industriais, afim de eliminas ou diminuir riscos a saúde do meio ambiente e dos seres vivos, bem como também pela necessidade de sobrevivência das espécies, no que diz respeito a escassez ou falta total deste elemento tão precioso que é a água.

Desta forma, este trabalho irá mostrar as principais formas de tecnologias para reuso de água. Alguns tipos importantes são: Membranas de filtração, Flotação, Processos químicos de tratamento, Tratamento biológico e Biorreator de Membrana (MBR).

Os processos de tratamento de água são importantes para reduzir: Produtos que possam alimentar microrganismos gerando eutrofização da água,
A eutrofização é resultado do enriquecimento com nutriente de plantas, principalmente fósforo e nitrogênio, que são despejados de forma dissolvida ou particulada em lagos, represas e rios, e transformados em partículas orgânicas, matéria viva vegetal, pelo metabolismo das plantas. (Tundisi, 2020) Esse processo diminui a capacidade de oxigenação da água.

Outra importante redução é de Sólidos em suspensão, como exemplo; restos de pedras, pedaços de madeira, objetos indesejados diversos. Ainda o fator também da presença do componente mais indesejável em uma água potável, que são os microrganismos que podem causar doenças.  

A Lei nº 9.433 de 08 de janeiro de 1997 chamada de Lei das Águas, é uma lei nacional que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, nela estão descritos os objetivos e fundamentos que regem esse bem tão precioso. No Artigo 1º, inciso IV, fala que a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades. E no Artigo 9º, inciso III, discorre; assegurar às águas qualidade compatível com os usos mais exigentes a que forem destinadas.

É nesse contexto que se mostra a grande importância e responsabilidade de todos para entender, estudar e ajudar a otimizar tecnologias de reuso de água, um bem tão valioso para a humanidade.    

BERNARDI, C.C. (2003). Reuso de água para irrigação. Monografia MBA.
ISAE-FGV/ECOBUSINESS. Brasília, DF. 52p.

 

TUNDISI, J.G.; TUNDISI, T.M. A Água. Editora Scienza, São Carlos, 2020.

LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997. Política Nacional de Recursos Hídricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com