TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RECICLAGEM DE LATAS DE TINTAS

Por:   •  26/8/2022  •  Artigo  •  3.587 Palavras (15 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

METODOLOGIA CIENTÍFICA CCET402

DOCENTE: JÚLIO ROBERTO USZACKI JUNIOR

DISCENTES: EDITH LAURYNNE DO NASCIMENTO SILVA,

 JOÃO GABRIEL CARVALHO DIÓGENES E

KAWANE FERREIRA DE MENEZES

RECICLAGEM DE LATAS DE TINTA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

RIO BRANCO – ACRE

25 DE JANEIRO DE 2022

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

METODOLOGIA CIENTÍFICA CCET402

DOCENTE: JULIO ROBERTO USZACKI JUNIOR

DISCENTES: EDITH LAURYNNE DO NASCIMENTO SILVA,

 JOÃO GABRIEL CARVALHO DIÓGENES E

KAWANE FERREIRA DE MENEZES

RECICLAGEM DE LATAS DE TINTA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Trabalho para composição de nota na disciplina de Metodologia Científica, ministrada pelo docente Júlio Roberto, do curso de bacharelado em Engenharia Civil.

RIO BRANCO – ACRE

25 DE JANEIRO DE 2022

RESUMO

O artigo pretende abordar sobre o lixo da construção civil, em especial, as latas de tintas. Com o objetivo de apresentar: uma possível forma de reciclagem e aumento de oportunidades de emprego, consequentemente, aumentando a renda da população. Através de pesquisas pela internet, resultou que uma reutilização dos resíduos reduziria a quantidade dos mesmos, além disso, a recriação das latas de alumínio, que seriam descartadas no meio ambiente inadequadamente, poderia ser feita de diversas formas satisfazendo um grande número de pessoas. Sendo concluído que com a customização, os objetos que estariam poluindo o planeta terra pode estar em várias residências sendo utilizada como uma decoração, embora possa ajudar famílias a ter uma melhor condição financeira.

Palavras-chave: Reciclagem. Latas de aço. Meio Ambiente.

SUMMARY

The book aims to address the rubbish of construction, especially as paint cans. With the objective of presenting: a possibility of recycling and increase of work opportunities, consequently increasing the income of the population. Through online surveys and site visits, a re-use of the consumption data can be improved in terms of size, in addition, the re-creation of aluminum cans can be discarded in the environment in an inadequate way, can be performed from several satisfactory forms. of people. We conclude that with a customization, the objects that extend to pollute and the planet can be in several residences, being one like a plan, being able to save the families and to have a better financial condition.

Keywords: Recycling. Steel cans. Environment.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

1.1 OBJETIVOS        6

1.1.1 Objetivos Gerais        6

1.1.2 Objetivos Específicos        6

1.2 JUSTIFICATIVA        7

1.2 METODOLOGIA        8

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        9

2.1 A RECICLAGEM        9

3 RECICLAGEM DAS LATAS DE TINTAS        10

3.1 RESIDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL        10

3.2 A IMPORTANCIA DA RECICLAGEM        10

3.3 RECICLAGEM DO AÇO        11

3.4 O PROCESSO DE RECICLAGEM E A REUTILIZAÇÃO DO AÇO        12

4 RESULTADOS        13

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

ANEXO        17

1 INTRODUÇÃO

A construção civil é considerada como um dos setores mais importantes para o desenvolvimento econômico e social do país, porém consiste numa atividade muito impactante devido ao grande consumo de matéria-prima, à modificação da paisagem e a grande geração de resíduos e entulhos que, em sua grande maioria, são disponibilizados de forma indiscriminada. De acordo com Capello (2006), no âmbito nacional, são gerados aproximadamente 65 milhões de toneladas de resíduos anualmente e desse montante apenas 5% são reciclados ou reutilizados.

Na construção civil, uma grande quantidade de entulho é acumulada ao decorrer da obra, esses restos de materiais tem um custo para as empresas para que seja levada até alguma PEV ou cooperativas apropriadas, centrais de triagem ou unidades equivalentes, ou em outros sistemas de coleta seletiva. O processo de reutilizar é a maneira de utilizar materiais que são vistos como inúteis depois de usados e jogamos no lixo, por isso reciclar é dar uma nova vida a partir da matéria prima a novos produtos.

 Tendo como objetivo de intensificar essa ideia por ser fácil, prática e barata, e além do mais tendo como resultado a contribuição com a geração de renda para famílias e a preservação da natureza que será abordado esse tema de reciclagem das latas de tintas. Ao decorrer do artigo será possível compreender as bonificações de ser ecologicamente correto, tentar abrir os olhos da população para a poluição e as suas consequências, mostrando a necessidade de recuperar materiais jogados em lugares inadaptados ou cuidando melhor do lixo, como por exemplo, dividir os tipos de lixo (metal, plástico, papel, vidro). Inciativas precisam ser dadas em casa, na escola, no trabalho, para que consigamos usufruir por muito tempo ainda da terra e de seus recursos naturais. Há alguns sites que disponibilizam dicas de reaproveitamento de alguns resíduos, tal como, as latas de tintas. Ideia surgida da criatividade de artesão/ã, que são muito importantes tanto culturalmente como financeiramente.

  1.  OBJETIVOS

1.1.1 Objetivos Gerais

Este artigo tem como objetivos: abordar, explorar e solucionar problemas relacionados ao lixo acumulado em construções, sendo o principal foco as latas de tintas, que por sua vez tem o seu descarte de forma inadequada. O presente trabalho busca também explanar e expandir de forma sucinta e didática desse problema recorrente e muitas vezes ignorado, visto que a quantidade de lixo relacionado à construção civil se mostra cada vez maior.

Para minimizar os problemas causados pelos resíduos, pode-se reduzir, reutilizar ou reciclar toda espécie de resíduo. Estes três itens são diferentes, pois a redução consiste em diminuir a quantidade de lixo produzido. A reutilização do resíduo consiste em encontrar uma nova utilidade para o material que a princípio é considerado inútil. E a reciclagem, por sua vez, consiste em dar uma nova vida ao material, transformando-o novamente em matéria-prima para, a partir dele, fabricar novos produtos. (REQUE, S., 2003)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (203.7 Kb)   docx (99.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com