TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECICLAGEM DE LATAS DE ALUMÍNIO

Por:   •  3/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.681 Palavras (11 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO

ALFREDO DE VASCONCELOS NETO- 2482625301

CECILIA DE FREITAS - 2393994505

JORGE FERNANDO ROSA - 2491423701

JOSÉ CARLOS VICENTE NETO - 2434611902

MAIKON ANTONIO - 2393998205

RICARDO MOREIRA RIBEIRO - 2394304705

RECICLAGEM DE LATAS DE ALUMÍNIO

                                           RIBEIRÃO PRETO, 2020

ALFREDO DE VASCONCELOS NETO- 2482625301

CECILIA DE FREITAS - 2393994505

JORGE FERNANDO ROSA - 2491423701

JOSÉ CARLOS VICENTE NETO - 2434611902

MAIKON ANTONIO - 2393998205

RICARDO MOREIRA RIBEIRO - 2394304705

RECICLAGEM DE LATAS DE ALUMÍNIO

Produção Textual Interdisciplinar em Grupo para obtenção de média semestral no curso de Engenharia Mecânica, tendo como princípio propostas baseadas nas disciplinas de: Controle e Automação de Processos Industriais, Termodinâmica, Manufatura Mecânica, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos e Resistência dos Materiais.

Orientador: Camille Chaves Vicente; Claudio Rodrigues da Silva Júnior.

                                             RIBEIRÃO PRETO, 2020

A reciclagem do alumínio segue fluxos diferentes e oferece muitas vantagens, e as maquinas compactadoras de alumínio tem como principal objetivo a prensagem de material reciclado, aumentando a agilidade do processo até o final e facilitanto o transporte. Essa Produção Textual em Grupo tem como objetivo principal realizar a automação de uma prensa hidráulica, a fim de melhorar a agilidade e demonstrar os benefícios, como: custo operacional, manutenção, dimensionamento reduzido. A máquina consiste em receber latinhas de alumímio já separadas e seleciona-las através de um funil, assim de realizar a prensagem.  

Palavras-chave: Estapagem Profunda. Blanque. Imã Permanente.

The aluminum recycling follows different and offers many advantages, and as the aluminum compacting machines have as main objective the pressing of the recycled material, the agility of the process until the end and the transport. This Textual Production in the Group has as main objective to carry out automation of a hydraulic pressure, in order to improve agility and demonstrate the benefits, such as: operational cost, maintenance, reduced dimensioning. A machine consists of receiving aluminum cans already selected and selecting them through a funnel, as well as carrying out a pressing.

Keywords: Deep Stepping. Blanque. Permanent magnet.

  1. INTRODUÇÃO
  1. OBJETIVOS
  1. JUSTIFICATIVA

  1. DESENVOLVIMENTO

Segundo a Associação Brasileira de Alumínio - ABAL, a reciclagem do material no país acontece desde a época da implementação da indústria do metal por aqui. Por volta de 1920, os produtores utilizavam sucata importada para criar utensílios de alumínio. E, nos anos 1990, com o início da produção das latas no Brasil, o processo de reciclagem e reinserção do material na cadeia produtiva só se intensificou.

Ainda em 2010, o alumínio já era apontado como o material mais reciclado no Brasil e essa realidade permanece até os dias de hoje. Dados de 2016 apontam o país como o campeão de reciclagem de latas de alumínio no mundo, alcançando um índice de 98,4% contra os 75% da média global. Com isso, nossa Produção Textual em Grupo tem como principal foco a realização da a automação de uma prensa hidráulica, a fim de melhorar a agilidade e demonstrar os benefícios, como: custo operacional, manutenção, dimensionamento reduzido. A máquina consiste em receber latinhas de alumínio já separadas e selecioná-las através de um funil, assim de realizar a prensagem.  Sendo assim, todas essas propostas serão realizadas e desenvolvidas no decorrer de cada tarefa.

  1. Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos

Para definir qual tecnologia de comando empregar em uma máquina compactadora é preciso primeiro conhecer todas as etapas de funcionamento, assim como a complexidade do sistema. A construção do diagrama de comando e meio de atuação define a lógica de seu funcionamento, todavia, é necessário optar qual tecnologia de comando será aplicada. Esse conceito passa por características de aplicação do mecanismo de compactação, como a possibilidade de interligação com sistemas eletrônicos, pelos recursos técnicos e financeiros disponibilizados, pela análise do ambiente de instalação.

Assim como relatado em nossa Produção Textual, sabemos que o acionamento de uma máquina compactadora é realizado através de cilindros hidráulicos que são acionados por uma unidade hidráulica, capazes de transmitir força e velocidade. A mesma desempenha um lugar primordial como meio de acionamento e controle de movimento de máquinas e equipamentos, contribuindo em vários ramos de atividades industriais.

Nela tem sido aplicada para facilitar e aperfeiçoar atividades que antes exigiam a força do homem, além disso, a simplicidade e dimensões reduzidas de seus componentes fizeram a Hidráulica uma das mais importantes formas de acionamento de máquinas.

Sendo assim, realizaremos a automação da prensa hidráulica utilizada na reciclagem de alumínio. A prensa será constituída por dois atuadores lineares de duplo efeito, que serão identificados como atuador A e atuador B. O acionamento da prensa será realizado por meio de uma botoeira do tipo push-button, e deverão seguir a sequência que já foi pré-estabelecida.

Um projeto dessa forma, para atender as necessidades de operação, requer uma série de cuidados para obter o melhor desempenho possível em termos de segurança dos operadores e materiais, bem como a economia no consumo de energia e precisão na operação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (792.4 Kb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com