TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclagem de Latas de Alumínio

Por:   •  18/6/2017  •  Resenha  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

Reciclagem de Latas de Alumínio

        O alumínio é um metal amplamente utilizado pela indústria mundial para as mais variadas finalidades, como por exemplo, fabricar latas de bebidas, panelas, peças de carro, janelas e outros, devido às suas propriedades químicas e físicas, pois é um metal leve, de densidade de 2,7 g/cm³ e ponto de fusão baixo (660º C). Sendo assim, é um dos metais que possui as maiores taxas de reciclagem mundial. Segundo dados da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio), em 2015 o Brasil reciclou cerca de 600 mil toneladas de alumínio, sendo 293 mil toneladas oriundas das latas de alumínio para bebidas. Este número corresponde à praticamente 98% de todas as latas que são produzidas no país são recicladas, o que põe o Brasil entre os países que mais reciclam suas latinhas, mantendo essa posição desde 2001.

[pic 1]

        O processo de reciclagem tem início com o descarte apropriado das latas de alumínio, sendo na maioria das vezes coletadas por catadores que as vendem para cooperativas, onde essas latas serão separadas corretamente, buscando reduzir o máximo de materiais que não sejam alumínio, e retiradas impurezas, como canudinhos ou areia. A próxima etapa é a prensagem e separação em fardos, os quais são encaminhados para os centros de fundição. Lá o alumínio é aquecido em fornos rotativos à temperatura de 700 ºC, ou então em fornos elétricos a indução, transformando-se em sua fase líquida, o que permite a produção de lingotes. Estes são vendidos para as empresas, que serão utilizados para produzir um novo produto; no caso das latinhas, esse lingote passa por uma laminação e assim pode obter sua forma final. Do descarte até a reutilização do material é necessário um período de aproximadamente 40 dias.

        A vantagem de reciclar alumínio, é que com a produção de 1 Kg do material por esse processo é possível economizar 95% de energia em relação a produção de alumínio primário e evita que 4 Kg de bauxita seja extraída. Segundo VOGEL, isso representa uma economia de 1.576 GWh/ano, cerca de 0,5% da energia produzida pelo país. Com base nisso, qualquer incremento no rendimento na obtenção da reciclagem pode representar uma economia expressiva. Além disso, durante a reciclagem, é preciso estar atento a qualidade do alumínio produzido, que pode ser influenciado pelo ambiente e o tipo de forno no qual é obtido, para não comprometer os produtos a partir do reaproveitamento. Uma refusão mal executada pode ocasionar uma série de problemas à medida que o material é reintroduzido na cadeia produtiva, comprometendo a composição química já que a presença de óxidos pode prover um efeito danoso as empresas que reciclam o metal.

        Segundo VERRAN; KURZAWA; PESCADOR, o rendimento máximo obtido na reciclagem utilizando fornos a combustão ar/carvão são aproximadamente 55%, e para os fornos a combustão ar/óleo ou gás aproxima-se de 60%. Enquanto que para fornos elétricos a indução, esse valor pode atingir 70% de rendimento, o que se mostra mais vantajoso, além de que há consideravelmente menos emissão de gases poluentes na atmosfera por esse processo.

        Ambientalmente, a reciclagem é de extrema importância, já que caso não fossem recicladas, as latinhas seriam descartadas em aterros sanitários ou em locais inapropriados, e como elas levariam de até 500 anos para se decompor, o impacto ambiental causado pelos milhares de toneladas de latinhas produzidas anualmente seria enorme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (166.1 Kb)   docx (87.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com