TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REUTILIZAÇÃO DO BAGAÇO DA CANA DE AÇÚCAR

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.583 Palavras (7 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 7

 FACULDADE PITÁGORAS DE SÃO LUÍS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINA I & II

AGNELLO COSTA JUNIOR

ALMERINDO MENDES REIS

DANIEL KAIQUE DE OLIVEIRA

MATEUS VELOZO SOARES

TASSIO AIRES MENDES

PROJETO: REUTILIZAÇÃO DO BAGAÇO DA CANA DE AÇÚCAR

(Bagaço da cana de açúcar, resíduo cada vez mais lucrativo.)

SÃO LUÍS - MA

2017

AGNELLO COSTA JUNIOR

ALMERINDO MENDES REIS

DANIEL KAIQUE DE OLIVEIRA

MATEUS VELOZO SOARES

TASSIO AIRES MENDES

PROJETO: REUTILIZAÇÃO DO BAGAÇO DA CANA DE AÇÚCAR

(Bagaço da cana de açúcar, resíduo cada vez mais lucrativo.)

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia de produção da Faculdade Pitágoras do Maranhão

Orientador: Prof. (ª). Nilzenir Ribeiro

SÃO LUÍS - MA

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 PROBLEMATICA        6

3 OBJETIVOS        6

3.1. OBJETIVO GERAL OU PRIMARIO        6

3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        6

4 JUSTIFICATIVA        6

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

6 METODOLOGIA        8

7 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        9

8 REFERENCIAS        10

1 INTRODUÇÃO

A sustentabilidade das atividades econômicas é um desafio enfrentado pela humanidade. É necessário, a busca por projetos voltados ao uso racional dos recursos naturais ou na recuperação do meio ambiente.

O cultivo da cana-de-açúcar e a produção de seus derivados está intimamente ligado à própria história e ao desenvolvimento do Brasil. Primeiramente transformada em açúcar, a cana-de-açúcar ocupa um importante papel na economia, surgindo o Brasil como líder mundial na produção de açúcar e álcool.

A cana-de-açúcar vem sendo considerada como uma das matérias-primas mais importantes da atualidade, pela sua diversidade de materiais produzidos, sendo etanol, açúcar, energia, cachaça, caldo-de-cana, rapadura, além de seus subprodutos.

Durante a extração do caldo da cana-de-açúcar é gerada grande quantidade de bagaço (aproximadamente 30% da cana moída), biomassa de suma importância como fonte energética. Cerca de 95% de todo o bagaço produzido no Brasil são queimados em caldeiras para geração de vapor gerando, como resíduo, a cinza de bagaço, cuja disposição não obedece, na maior parte dos casos, a práticas propícias, podendo-se configurar em sério problema ambiental. Constituída, basicamente, de sílica, SiO2, a cinza do bagaço de cana-de-açúcar (CBC) tem potencial para ser utilizada como adição mineral, substituindo parte do cimento em argamassas e concretos (Cordeiro et al., 2008).

Uma construção sustentável deve basear-se na prevenção e redução dos resíduos pelo desenvolvimento de tecnologias limpas, no uso de materiais recicláveis ou reutilizáveis. Com base no exposto, esse projeto busca explorar as propriedades da cinza da cana de açúcar como material pozolânico, com objetivo de verificar a possibilidade da aplicação desse material como suplemento na produção de argamassa e concretos de cimento Portland.

2 problematica

Como a adição do resíduo derivado da cana de açúcar pode ajudar na fabricação de cimento e redução dos impactos ambientais?

3 objetivos

3.1. objetivo geral ou primario

Reutilização do bagaço da cana de açúcar.

3.2. objetivos ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Avaliar o potencial de utilização da cinza do bagaço da cana-de-açúcar como aditivo mineral na produção de pastas e argamassas de cimento Portland;
  • Diminuição dos impactos ambientas a partir do processo.
  • Tentar aproveitar o máximo que o bagaço da cana de açúcar pode oferecer como recurso para novos produtos.

4 JUSTIFICATIVA

De todos os resíduos da unidade industrial sucroalcooleira, o bagaço é um dos mais atrativos, apesar de não ser o de maior volume, por causa de seu poder calorífico, o que faz dele o principal combustível de todo o processo produtivo da fabricação do açúcar e do álcool. Atualmente, a destinação das cinzas do bagaço da cana-de-açúcar é um dos problemas enfrentados pelos administradores das usinas. A fuligem gerada no processo é recolhida a partir de técnicas de lavagem e decantação e, juntamente com a cinza de caldeira, constituem-se em resíduos finais do processo industrial, no qual não há possibilidade de redução do mesmo.

Através de um sistema criado por um pesquisador brasileiro, o bagaço de cana-de-açúcar residual das indústrias pode ser reaproveitado para a fabricação de fibrocimento. Dessa forma, o material que seria descartado ganha diversas novas utilidades. O produto, chamado de Fibrocimento, é geralmente composto por água, polpa celulósica, fibra sintética – como alguns tipos de plástico e cimento. Através de pesquisas foi possível substituir alguns destes componentes pela fibra do bagaço da cana-de-açúcar e pelas cinzas resultantes da queima desse material.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA  

        O cultivo da cana-de-açúcar e a produção de seus derivados está intimamente ligado à própria história e ao desenvolvimento do brasil. Primeiramente transformada em açúcar, a cana-de-açúcar ocupa um importante papel na economia, surgindo o brasil como líder mundial na produção de açúcar e álcool. Porém, mesmo após séculos de convívio com a agroindústria canavieira, somente no século xx, o brasil descobriu no álcool uma opção energética viável. Esse programa foi desenvolvido para evitar o aumento da dependência externa de divisas quando dos choques de preço de petróleo no começo da década de 1970. De 1975 a 2000, foram produzidos cerca de 5,6 milhões de veículos movidos a álcool hidratado. Mais de 30 anos depois do início do proálcool, o brasil vive agora uma nova expansão dos canaviais com o objetivo de oferecer, em grande escala, o combustível alternativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (181.4 Kb)   docx (344.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com