TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Radiação Ionizantes

Por:   •  4/9/2018  •  Seminário  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

A radiação ionizantes ocorrem em duas formas, raios e partículas, na extremidade de alta frequência do espectro de energia. Raio X e Gamma

Os raios-X e os raios gama como a luz, representam a energia transmitida em uma onda sem o movimento do material.

são praticamente idênticos, exceto que os raios-X geralmente são produzidos artificialmente em vez de serem provenientes do núcleo atômico.

Mas, ao contrário da luz, os raios-X e os raios gama possuem grande poder penetrante e podem passar pelo corpo humano

Alfa, Consistem em dois prótons e dois nêutrons, na forma de núcleos atômicos. Eles têm assim uma carga elétrica positiva e são emitidos por elementos pesados ​​de ocorrência natural, como urânio e rádio, bem como de alguns elementos artificiais.

As Betas são elétrons de movimento rápido ejetados dos núcleos de muitos tipos de átomos radioativos. 

Neutrons são partículas que também são muito penetrantes. Na Terra, eles provêm principalmente da divisão, ou fissionamento, de certos átomos dentro de um reator nuclear. Água e concreto são os escudos mais comumente usados ​​contra a radiação de neutrons do núcleo do reator nuclear.

A radiação ionizante produz partículas carregadas eletricamente chamadas íons nos materiais que atinge. Esse processo é chamado de ionização.

 Cada elemento existe na forma de átomos com vários núcleos de diferentes tamanhos, chamados isótopos

Estes tipos de átomos são considerados "instáveis" ou "radioativos". Um átomo instável tem excesso de energia interna, com o resultado de que o núcleo pode sofrer uma mudança espontânea em direção a uma forma mais estável. Isso é chamado de "decaimento radioativo".

Quando um átomo de um radioisótopo decai, ele expõe um pouco de seu excesso de energia como radiação na forma de raios.

Medindo a radiação ionizante

Um gray (Gy) é um joule depositado por quilograma de massa. A exposição igual a diferentes tipos de radiação expressa como gray, no entanto, não produz necessariamente efeitos biológicos iguais. Um gray de radiação alfa, por exemplo, terá um efeito maior do que um cinza de radiação beta. 

Quando falamos de efeitos de radiação, expressamos a radiação como dose efetiva, em uma unidade chamada  sievert  (Sv)

Radiação de fundo

A radiação de fundo de ocorrência natural é a principal fonte de exposição para a maioria das pessoas. Os níveis geralmente variam de cerca de 1,5 a 3,5 milisievert por ano.  Níveis comparáveis ​​ocorrem no Brasil e no Sudão, com exposições médias de até 40 mSv / ano para muitas pessoas. 

As doses ao longo da vida da radiação natural variam até vários mil milisievert. No entanto, não há evidências de aumento do câncer ou outros problemas de saúde decorrentes desses altos níveis naturais.

Níveis de radiação e seus efeitos

A tabela a seguir fornece uma indicação dos efeitos prováveis ​​de uma gama de doses de radiação de todo o corpo e taxas de dose para indivíduos:

10.000 mSv (10 sieverts) como uma dose de curto prazo e todo o corpo causaria doenças imediatas, como náuseas e diminuição da contagem de glóbulos brancos e morte subsequente dentro de algumas semanas.  

1.000 mSv (1 sievert) em uma dose de curto prazo é sobre o limiar para causar doença de radiação imediata em uma pessoa de atributos físicos médios, mas não é provável que cause a morte.  

250 mSv como dose de curto prazo era o máximo permitido para os trabalhadores que controlavam o acidente de Fukushima. 
 

50 mSv é, de forma conservadora, a dose mais baixa em que há evidências de que o câncer seja causado em adultos. É também a dose mais elevada que é permitida por regulação em qualquer ano de exposição ocupacional.  

20 mSv / ano calculados em média em 5 anos é o limite para o pessoal radiológico, como funcionários da indústria nuclear, mineiros de urânio e trabalhadores hospitalares (que estão todos monitorados de perto).

 

3-5 mSv / ano  é a taxa de dose típica (acima do plano de fundo) recebida pelos mineiros de urânio na Austrália e no Canadá.

 

0,3-0,6 mSv / ano  é uma gama típica de taxas de dose de fontes artificiais de radiação, principalmente médicas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com