TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Doses de radiação ionizante

Por:   •  19/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

        Existem várias maneiras de medir doses de radiação ionizante. Os trabalhadores que entram em contato com substâncias radioativas ou podem ser expostos à radiação rotineiramente realizar dosímetros pessoais.

         Nos Estados Unidos, estes dosímetros geralmente contêm materiais que podem ser utilizados em termoluminescente dosimetria (TLD) ou opticamente estimulada luminescência (OSL). No Brasil o tipo mais utilizado de dosímetro pessoal é o dosímetro emblema filme, que usa fotográficas emulsões que são sensíveis à radiação ionizante (COUTINHO et al., 2007).

        O equipamento utilizado na radioterapia ( acelerador de partículas linear na terapia de feixe externo) é rotineiramente calibrado utilizando câmaras de ionização ou a tecnologia de diodo nova e mais exata. dosimetria interno é utilizado para avaliar a ingestão de partículas no interior de ser humano.

        Dosimetria médica é o cálculo da dose absorvida e optimização de entrega de dose em terapia de radiação . Muitas vezes, é realizada por um profissional dosimetrist médico com formação especializada no campo. A fim de programar a entrega de terapia de radiação, a radiação produzida pelas fontes é geralmente caracterizada com curvas de dose percentuais de profundidade e perfis dose medidos por físicos médicos (COUTINHO et al., 2007).

Figura-1 Detecção de radiação

TIPOS DE DOSÍMETROS

        

        Geiger Mueller 

  •  Este modelo é utilizado para áreas onde são guardadas amostras de grandes atividades.

Figura -2  Geiger Mueller 

Dosimetro de bolso

  •  Este modelo é um dos mais utilizados para dosar: Radiações β, y e Raio – X, ao penetrar no sensor do aparelho, sencibilizam uma emulsão de sais de prata.

        O grau de escurecimento permite que a quantidade de radiação seja determinada. Não serve para radiação  α e β ou radiação de baixa energia.

Figura -3 Dosimetro de bolso

Dosímetro termoluminescente (TLD)

  • O material termoluminescente utilizado é baseado no uso de cristais nos quais a radiação ionizante cria pares de elétrons e lacunas. A partir de um processo térmico, fótons são liberados, podendo ser coletados por uma fotomultiplicadora. A quantidade de fótons liberados é proporcional a população original de cargas.

 

[pic 1]

Figura – 4  Dosímetro termoluminescente.

Dosímetro de filmes radiográficos

  • A radiação produz alterações na densidade (enegrecimento) do filme revelado. Desta forma pode-se quantificar a exposição de radiação.O uso de filtros ajuda a separar exposições de radiações menos penetrantes  (beta) de daquelas mais penetrantes y (gama).

 

[pic 2]

Figura- 5 Dosímetro de filmes radiográficos

 Caneta dosimétrica

        

  • Filmes dosimétricos e TLD’s só permitem o controle semanal ou mensal. Os monitores ativos não são de uso prático para acumular dose durante um dia de trabalho. A caneta dosimétrica foi desenvolvida para permitir a avaliação da dose recebida por um trabalhador durante a realização de um trabalho.

[pic 3][pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (200.4 Kb)   docx (60.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com