TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA PARA VERIFICAÇÃO DE CONTAMINAÇÃO POR RADIAÇÃO IONIZANTE EM AMBIENTES ODONTOLÓGICOS NO DISTRITO FEDERAL

Por:   •  10/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 5

Alex Moreira de Jesus

PESQUISA PARA VERIFICAÇÃO DE CONTAMINAÇÃO POR RADIAÇÃO IONIZANTE EM AMBIENTES ODONTOLÓGICOS NO DISTRITO FEDERAL

Pré-Projeto de Dissertação submetido à Banca Examinadora do Curso de Pós-Graduação Stricto sensu - Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade de Brasília (UnB), Faculdade Gama (FGA).

Linha de Pesquisa: Física Médica.

 

Brasília

2015

1. INTRODUÇÃO  

        Fatos relevantes ocorreram no fim do século XIX, na história das radiações ionizantes ocorreram: a descoberta dos raios X (RX) por Wilhelm Conrad Röntgen, em 1895, a constatação da radioatividade natural presente no urânio por Henry Becquerel, em 1896, seguida da separação do polônio e rádio, em 1898, pelo casal Curie. Nessa época de grande empirismo, pesquisadores franceses, ingleses e alemães, usando exposição aleatória de corpo inteiro a radioisótopos ou ampolas de RX, introduziram as bases da atual radiobiologia clínica (GIORDANI A. J.).

        Na Europa, esta situação e as variáveis seguintes — a) diferenciação anatômica; b) discrepâncias nas técnicas empregadas para a obtenção das imagens radiográficas pediátricas; c) diferentes doses às quais os pacientes são expostos —, elaborou um documento intitulado "Critérios de qualidade das imagens para fins diagnósticos em pediatria – Programa da Comunidade Européia de Radiologia Pediátrica", em que foram definidos os critérios de qualidade das imagens e os níveis de referência para as exposições decorrentes desses procedimentos. Ainda que programas de garantia de qualidade (PGQ) sejam adotados em muitos dos serviços de radiodiagnóstico nos países desenvolvidos, no Brasil a implantação deste programa é bastante recente. A Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (SVS/MS), recentemente, publicou a Portaria nº 453/98, tornando obrigatória esta implantação (LIMA, 2004).

        Essa portaria 453/98 regulamenta que todo indivíduo que trabalha em área controlada deve usar, durante sua jornada de trabalho, monitor individual de leitura indireta, trocado mensalmente. A Portaria regulamenta, também, os limites de doses individuais, que são valores de dose efetiva ou de dose equivalente, não podendo exceder ao preestabelecido na resolução no 12/88 da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

        O presente trabalho apresenta um estudo para verificação de contaminação por radiação ionizante em ambientes odontológicos no Distrito Federal.

        Para acompanhar as condições de trabalho dos profissionais de odontologia é necessária a monitoração dos pacientes de radiologia odontológica, com a finalidade de estimar sua dose efetiva e, em alguns casos, sua dose equivalente no cristalino e extremidades. A "dose efetiva" é a grandeza que estima o risco total da indução de efeitos estocásticos provenientes de uma exposição à radiação.

  1. JUSTIFICATIVA

A necessidade de percepção da contaminação por radiação ionizante em ambientes odontológicos/radiológico no Distrito Federal, tendo em vista a crescente utilização de radiação ionizante em ambientes odontológicos por motivo instalação de implantes e aparelhos ortodônticos. Sendo necessária uma melhor aplicação dos protetores plumbíferos nesses estabelecimentos. É notório que os centros radiológicos odontológicos muitas vezes estão negligenciando as normas da proteção radiológica.

3. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral:

  • Desenvolver um mapa a fim de diagnosticar a falta do uso correto dos protetores plumbíferos nos estabelecimentos que utilizam radiação ionizante para aquisição de imagem no Distrito Federal, para que seja possível apontar o problema e soluções.
  1. Objetivos Específicos:
  • Utilizar dados existentes nos órgãos oficiais.
  • Criar um software para visualização dos locais onde existe equipamento em funcionamento.
  • Criar um banco de dados dos equipamentos inoperante.
  1.  METODOLOGIA

        Serão utilizadas pesquisas de campo para obter dados, e também saber como é feita a manutenção desses equipamentos.

        Visita aos órgãos competentes tais com ministério da saúde, comissão nacional de energia nuclear e instituto pesquisa de energia nuclear. Monitoração de dose da radiação em laboratórios de radiologia odontológicos em procedimentos radiológicos. 

        Para construir uma ficha de cadastramento de usuário de dosimetria de pacientes, utilizarão cadastros a entidades os setores que utilizam o mesmo tipo de tratamento.  

        A fim de agilizar o processo de obtenção de dados das doses de radiação, será utilizado um programa computacional sob plataforma Windows, chamado de DoseCal. Este programa, calcula a DEP, a dose nos órgãos (DO) e a DE a partir dos valores da técnica radiográfica empregada, do rendimento do tubo e dos dados antropométricos. Esse Programa foi construído no Radiological Protection Center do Hospital Saint Georges (Londres) e constitui uma ferramenta da maior importância para avaliação de doses.

        

Etapas a serem realizadas:

        1. Revisão bibliográfica

        2. Banco de Dados - pesquisar junto aos especialistas e construir uma base de conhecimentos para tomadas de decisões;

        3. Modelagem – escolher as melhores estruturas para desenvolvimento do programa e aplicação de regras coerentes;

        4. Validação – efetuar testes de rotina no equipamento a fim de identificar problemas na sua execução.

        5. Qualificação

        6. Escrever a dissertação

        7. Defesa

5.   PLANO DE TRABALHO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com