TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Recuperação de Áreas

Por:   •  15/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS E FLORESTAIS

DISCIPLINA: RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

DOCENTE: CELSEMY ELEUTERIO MAIA

DISCENTE: MAYARA VARELA NERES DA SILVA

BIORREMEDIAÇÃO

AGOSTO 2021

MOSSORÓ-RN

Entende-se que a biorremediação é um método em que organismos vivos, geralmente microrganismos ou plantas, são utilizados na remoção ou redução de contaminantes tóxicos do meio ambiente. É um processo que se iniciou no final da década de 80, quando cientistas resolveram iniciar a utilização de microrganismos para limpeza de poluentes e lixos tóxicos. Dando início a condução de estudos para realizar a tentativa de decompor diversos tipos de poluentes. Além de utilização de microrganismos do próprio ambiente, a biorremediação utiliza também, culturas geneticamente modificadas, principalmente adaptadas para uma determinada situação. Atua transformando substancias tóxicas em atóxicas através do metabolismo microbiano. Essa forma de remediação ultimamente tem sido bastante pesquisada e recomendada pela sociedade científica como um meio realizável para o tratamento de ambientes infectados, como por exemplo águas superficiais, subterrâneas e solos, além dos efluentes industriais em aterro ou áreas de contenção e resíduos.

A biorremediação possui variações no tipo de tratamento, mesmo fundamentada apenas no processo de biodegradação, que podem ser “in situ” e “ex situ” que podem envolver os tipos diversos de procedimentos. Por ser um processo de aceleração da biodegradação a biorremediação pode está limitada a disponibilidade de nutrientes, umidade, temperatura, concentração de minerais, pH, potencial redox, natureza do contaminantes e as características químicas e físicas dos ambientes contaminado. Os microrganismos utilizados devem estar saudáveis e ativos, para que ocorra de forma eficiente o processo de biorremediação. Com isso adotam-se algumas medidas biocorretivas, que visam aumentar a população microbiana proporcionando uma condição ambiental ótima para o seu desenvolvimento. Estas medidas devem ser aplicadas em condições anaeróbias ou aeróbias.

Os basidiomicetos causadores da podridão branca na madeira, são um grupo importante de microrganismos com potencial de emprego da biorremediação, pois são os únicos capazes de degradar lignina em CO2 e água. Todos os basidiomicetos que tem mecanismos capaz de degradar a lignina, apresentam grandes possibilidades de aplicação na remediação de xenobióticos. Estudos mostram que a grande diversidade de microrganismos potencialmente degradadores de poluentes, podem ser empregados na remediação de resíduos gerados pelo uso inadequado de herbicidas no solo.

Dentro do processo de biorremediação, existe uma diversidade de microrganismos viáveis a serem aplicados, destacando-se as bactérias, em consequência da sua maior velocidade de crescimento se comparado aos fungos e leveduras, quando apresentam condições favoráveis. É viável a utilização de consórcios de microrganismos, pois, podem proporcionar total degradação dos contaminantes. Com isso, os microrganismos que não demonstrem potencial para degradar por completo determinado composto, poderão transforma-lo em uma substancia degradável por um segundo tipo de microrganismo. Podendo demonstrar a viabilidade da aplicação de microrganismos isolados e selecionados para degradação de fármacos, além da importância da otimização do processo para torná-los mais eficiente na continuação da descontaminação, levando a uma redução da presença de contaminante no meio ambiente por um determinado período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com