TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Social

Por:   •  21/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUCÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 MATERIAIS E MÉTODOS 5

3.1 Análise Tátil Visual 5

3.2 Teste de Dispersão 6

3.3 Teste de Aderência 8

3.4 Teste de Dilatância 9

3.5 Teste de Plasticidade - Tenacidade 10

3.6 Teste de Compressão 10

4 RESULTADOS 11

5 CONCLUSÃO 12

6 ANEXOS 13

1 INTRODUCÃO

O solo é um fator essencial para o desenvolvimento de todas as questões que envolvam a cons-trução civil. De alguma forma toda as obras de engenharia transmitem ao solo cargas, para que sejam sustentadas ao uso em que foi projetada.

É formado basicamente de três partes, partículas sólidas (decomposição de rochas), ar e água, e processo de formação, em sua maioria independe da ação humana. O estudo de seu comporta-mento e o conhecimento do solo é essencial para a definição do trabalho a ser realizado.

O estudo Tátil e Visual do solo visa conhecer o solo no estado em que ele se encontra, de forma a descrever um solo sem a necessidade de resultados e análises laboratoriais, onde um estudo de solo é realizado para uma identificação, manualmente, onde possa se identificar as partículas nele presente.

É necessário desenvolver habilidades para o reconhecimento de cada partícula presente, neste ca-so o que vale muito é a experiência profissional do técnico que executa esta tarefa.

2 OBJETIVO

O objeto deste ensaio é adquirimos o conhecimento necessário para a realização de uma análise tátil e visual do solo, para que possamos comparar e identificar as diferentes características de dife-rentes tipos de solos. Desta forma também podemos realizar a caracterização visual das amostras coletadas.

3 MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Análise Tátil Visual

Para o experimento realizado no laboratório da Faculdade Anhanguera de Jundiaí foi preciso alguns materiais e amostras de solo para a realização da análise do solo então, recebemos cinco amostras como na imagem 1 abaixo.

Figura 1. Amostras de Solo

As amostras consistem em 5 tipos de solo, cada um colhido em um respectivo local e com tex-turas, cores, odor e composições diferentes. Cada amostra foi nomeada e foi realizado os mesmos testes para que possamos identificar qual a sua real composição, se são argila, areia fina, media ou grossa, silte etc.

Em uma análise tátil e visual, pudemos identificar os seguintes características do solo:

 Amostra 01

Cor - cinza escuro

Textura – solo fino e mal graduado, material orgânico presente, com odor forte.

Local - retirada na cidade de Cubatão.

 Amostra 02

Cor - cinza claro

Textura - Areia média e bem graduada

Local - retirada na cidade de Mogi-mirim

 Amostra 03

Cor – marrom rosado

Textura – Solo fino e mal graduado

Local - retirada na cidade de Campinas – Bairro Ouro Verde.

 Amostra 04

Cor – marrom alaranjado

Textura – Solo fino e mal graduado

Local - retirada na cidade de Jundiaí.

 Amostra 05

Cor – marrom avermelhado

Textura – Solo fino e mal graduado

Local - retirada na UNICAMP na cidade de Campinas.

3.2 Teste de Dispersão

Neste ensaio, o objetivo é identificar o tipo de solo de acordo com a dispersão de partí-culas em uma mistura com a água. Neste ensaio, o solo deve ser completamente desa-gregado e não deve ter a presença de torrões em sua amostra, sendo que o mesmo deve ser elimina manualmente, caso necessário.

Para este procedimento foi utilizado tubos de ensaio de 1000ml (1 Litro), preenchidos com 800ml de água, e foram utilizado apenas as amostras numeradas de 2 a 5 (que tinha a textura compatível com o tipo de análise que foi realizada).

Figura 2.

As amostras foram inseridas, uma em cada tubo de ensaio, após a colocação das amostras nos tubos, foi preciso agitar os mesmos para que houvesse “dispersão” das amostras de solo com a água.

Figura 3.

A análise de dispersão é realizada através da análise visual das amostras, de modo que os grãos maiores e mais pesados, se decantam mais rapidamente, enquanto as partículas mais fi-nas e leves, ficam em suspensão na água, demorando um tempo maior para decantação.

Desta forma, podemos identificar as amostras que tem mais areia em sua composição e as que tem maiores concentrações de silte e argila.

Figura 4.

3.3 Teste de Aderência

O Objetivo do teste de aderência é a identificação dos tipos de dolos de acordo com a ade-rência na amostra nas mãos. Para isso é necessário realizar uma pasta com a amostras de solos, adicionando-se água em uma tigela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com