TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Situação de incêndio

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Situação de incêndio

2. Quando se lança uma estrutura pra atender as necessidades de uma edificação, algumas medidas devem ser tomadas como forma de prevenção, é de conhecimento de muitos, que eventuais acidentes acontecem e um deles é o incêndio. Sabendo disso a NBR dita regras a serem seguidas para segurança de edificações submetidas ou que possam vir a ser expostas a elevadas temperaturas, no entanto por vários motivos muitas dessas normas não são acolhidas.

3. Existem estruturas que são projetadas para resistirem altas temperaturas, mais isso depende de um bom planejamento, execução e respeitos às normas, além disso, essas devem ser acompanhadas com profissional experiente da área, mesmo assim é preciso haver maior atenção no uso dessas construções, para controle de temperatura.

        4. Algumas estruturas não planejadas ou vitimas de acidentes ou catástrofes acabam ficando suscetíveis a riscos, e uma dos mais graves são os casos de incêndio. No concreto armado, por exemplo, dependendo da gravidade, pode comprometer toda sua estrutura incluindo as armaduras, nas estruturas metálicas diminuindo a resistência do aço e nas de madeira onde a ocorrência pode ser mais grave pode acontecer à degradação total da madeira, se o fogo não for controlado rapidamente.

        4.1 Concreto armado;

        O concreto armado pode ser considerado um material homogêneo em temperatura ambiente, porém quando essa temperatura ultrapassa os 100º a situação muda, pois sua matriz química, física e mineralógica é alterada devido ao aumento de temperatura, e assim sua estrutura pode vir a ser comprometida seriamente ou até mesmo ser “condenada”.

        4.2. Estruturas em aço;

        Estruturas em aço também sofrem com o fogo, de uma forma particular  as ligas metálicas tem um comprometimento estrutural progressivo com o aumento da temperatura, devido à suas propriedades mecânicas, quando submetido a temperaturas maiores que as suportadas esses metais sofrem deformações e podem acabar derretendo causando colapso na estrutura.  

        4.3 Estruturas de madeira;

        Nessas estruturas o fogo quase nunca é bem vindo, por serem altamente inflamáveis e propagarem as chamas rapidamente. Uma vez detectado um foco de incêndio nessa estrutura, esse deve ser controlado o mais rápido possível, pois passado alguns minutos nada mais pode ser feito para salvar parte ou a totalidade dos componentes estruturais.

        5. Situações de incêndio, é um assunto que grande parte dos profissionais da construção civil e também a população em geral tem conhecimento, mais o que deve ser levado muito em conta na é só a o óbvio, mais sim  a prevenção para que essas situações quando não programadas venham a acontecer e algumas medidas contribuem como isso como: planejamento da obra para casos de incêndio, pedido de  avaliação do local pelos profissionais competentes como o corpo de bombeiros,  extintores específicos em locais ideais para se necessário controle eficiente das chamas e quando  viável a instalação de brigadas de incêndios em locais que merecem essa atenção maior atenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com