TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sondagem Rotativa

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 5

SONDAGEM ROTATIVA

DEFINIÇÃO

A sondagem rotativa é um método de pesquisa do solo que utiliza um conjunto de moto mecanização, criado para a obtenção de amostras de materiais de rocha, com formato cilíndrico e contínuas, através da ação de perfuração basicamente determinada pelas forças de penetração e de rotação, combinando, trabalho com poder de corte.

EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS

Os equipamentos que devem ser utilizados na execução da sondagem são: tripé, sonda rotativa, bomba d'água, haste, barriletes, coroas, tubos de revestimento e outras ferramentas necessária para a realização da sondagem, também deve-se ter in-loco todos os equipamentos necessários para a execução de sondagem a percussão.

NORMAS DE DIMENSÕES E NOMENCLATURAS

São as regras firmadas para padronizar as dimensões e nomenclaturas dos equipamentos de sondagem, a fim de promover uma linguagem comum e acessível a todos e permitir a intercambialidade de peças de diferentes fabricantes. Existem dois sistemas que normalizam mundialmente dimensões e nomenclaturas para sondagens rotativas.

1º - Padrão D.C.D.M.A. ou americano, utiliza um conjunto de duas ou mais letras para identificar diâmetros e modelos de equipamentos.

2º - Norma Européia, define o diâmetro do furo em milímetros e agrega uma ou mais letras para designar o modelo de máquina.

No Brasil, os equipamentos de perfuração giratória são fabricados baseados na norma Americana, sendo bastante ínfimos aqueles fabricados de acordo com a norma européia.

DIÂMETROS

Na tabela a seguir são apresentados os diâmetros de sondagens mais utilizados.[pic 1]

PRINCIPAIS TIPOS DE BARRILETES

BARRILETE SIMPLES

Consiste de um tubo único, a passagem de circulação de fluido é entre a parede interna do tambor e o testemunho. O testemunho é submetido à ação abrasiva do fluido circulante e do atrito com a parede interior do barrilete.

BARRILETE DUPLO LIVRE

Este consiste em dois tubos e um sistema de rolamentos entre as partes da cabeça do barrihete onde os tubos são segmentados. Assim, enquanto o tubo exterior gira com a coluna de perfuração , o tubo interior permanece estacionário ou gira lentamente . O testemunho é protegido de atrito com a parede do tambor e o contato do testemunho com o fluido de lavagem ocorre entre o final do tubo interior e a face da coroa.

BARRILETE DUPLO GIRATÓRIO

Barrilete de alta recuperação que apresenta um prolongador do tubo interno, chamado de caixa de mola. A extremidade do extensor é muito próximo da face da coroa, reduzindo consideravelmente o contato do testemunho com o fluido de lavagem.

BARRILETE TRIPLO

Barrilete de alta recuperação que tem um terceiro tubo, interno ao tubo interior , criado para armazenar e proteger o testemunho.

BARRILETE DE TUBO INTERNO RETRÁTIL

Barrilete de alta de recuperação com dispositivos especiais que permitem a retirada do tubo interno, no interior da coluna de perfuração , sem a necessidade de removê-lo. Também conhecido como sistema "wire-line".

EXECUÇÃO

Em terreno seco, a sondagem do solo deve ser iniciada logo após a limpeza de uma área, para que o desenvolvimento de todas as fases não seja impedida por obstáculos no terreno. Deve ser feito uma ranhura a sua volta de modo a defletir o fluxo de água em caso de chuva. A sonda deve ser firmemente fixada e nivelada no solo, de modo a minimizar as vibrações e sua posterior transmissão para a composição da sonda.

 Em terreno inundado ou coberto por grandes profundidades de água , a sondagem deve ser feita a partir de plataforma fixa ou flutuante firmemente ancorada, com piso em todo o seu perímetro, abrangendo pelo menos, a área delimitada pelos pontos de tripé com suporte, ou uma distância de 1,5 m contados a partir do contorno da sonda.

Próximo ao local onde será realizado o levantamento deve ser cravado um piquete com a identificação da sondagem, que servirá como referência para medições de profundidade e a amarração topográfica.

Quando ocorrer solo no local do furo, a pesquisa deve ser feito com medidas SPT a cada metro.

Devem ser usados todos os recursos da sondagem rotativa, a fim de assegurar a recuperação completa de todos os materiais atravessados.

As principais características são: escolha do equipamento adequado e acessórios para as condições geológicas, o emprego de lama bentonítica como fluido de perfuração, execução de manobras curtas, adequação de velocidade de perfuração com as características geológicas da rocha perfurada, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (309.1 Kb)   docx (161 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com