TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade Empresarial

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO......................................................................................................3
  2. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.........................................................4
  1. O que é desenvolvimento sustentável?..................................................................4
  2. O que é preciso para alcançá-lo?...........................................................................4
  1. A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE...............................................5
  2. ECONOMIA ECOLOGICA.................................................................................5
  3. SUSTENTABILIDADEEMPRESARIAL..........................................................6
  1. O papel das empresas.............................................................................................6
  2. Desafios do desenvolvimento sustentável.............................................................6
  1. CONCLUSÃO.......................................................................................................8
  2. REFERÊNCIAS....................................................................................................9

1.           INTRODUÇÃO

O desenvolvimento sustentável tem uma longa trajetória. A preocupação com o meio ambiente iniciou-se pelos efeitos de certas práticas agrícolas e principalmente depois da revolução industrial, que surgiram os primeiros trabalhos sobre os efeitos de poluição gerada em minas e fábricas.

Até a década de sessenta, acreditava-se que seriam infinitas as fontes de recursos naturais, o meio ambiente era considerado sem importância para a economia. Mas decorrente dos problemas ambientas que foram surgindo, a idéia dominante passou a ser contestada, impulsionando as criticas ao modelo de desenvolvimento econômico. Houve uma convocação pelas Nações Unidas, em 1968, onde uma conferência sobre o meio ambiente estimulou novos estudos sobre o assunto, surgindo nesse período uma nova alternativa, denominada “desenvolvimento sustentável”.

        É importante saber que a sustentabilidade empresarial é de extrema importância, pois cabe a ela a função de desenvolvimento econômico juntamente com o equilíbrio ecológico. Buscando a eficiência econômica e ao mesmo tempo, a eficiência social e ambiental.

Ao longo do relatório de pesquisa será abordado: a definição de desenvolvimento sustentável e o que é necessário para alcançá-lo, a importância de sustentabilidade, a denominação de economia ecológica, o papel das empresas que exercem a sustentabilidade, além disso, os desafios do desenvolvimento sustentável.

  1. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

        O desenvolvimento sustentável busca a eficiência econômica, mas, ao mesmo tempo, a eficiência social e ecológica. A seguir, abordaremos essa conexão entre o conceito de responsabilidade social empresarial e desenvolvimento sustentável.

  1. O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?

É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da população atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras. Ou seja, a idéia é crescer sem destruir o ambiente e esgotar os recursos naturais.  A sustentabilidade refere-se a encontrar meios de conciliar o crescimento econômico com o progresso material. Esse tipo de desenvolvimento não se trata apenas a ganhos para o meio ambiente, mas também ao desenvolvimento humano e social. Dela emergem princípios como o retorno do crescimento, atendendo as necessidades de emprego, renda, saúde e educação entre outros que auxiliam na melhoria de qualidade de vida.

  1. O QUE É PRECISO PARA ALCANÇÁ-LO?

Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos e que seu tempo de vida pode ser curto. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende cada vez mais do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos primários dos quais somos dependentes.

Essa prática sugere qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e o aumento da reutilização e da reciclagem.  

  1. A IMPORTANCIA DA SUSTENTABILIDADE

        O desenvolvimento atual, apesar de trazer melhorias à população, trouxe inúmeros desequilíbrios ambientais como o aquecimento global, o efeito estufa, poluição, extinção de espécies da fauna e flora, entre tantos outros.                 

Dessa forma a sustentabilidade atua por meio de alguns aspectos como, por exemplo: Atender às necessidades da população; Preservar o meio ambiente para as próximas gerações; Conscientizar a sociedade para que se trabalhe em conjunto.

        O desenvolvimento sustentável não deve ser visto como uma revolução, uma medida brusca que exige rápida adaptação, mas sim como uma medida evolutiva que progride de forma mais lenta a fim de integrar o progresso ao meio ambiente.

  1. ECONOMIA ECOLÓGICA

Considerada um dos mais recentes programas de pesquisa em ciência econômica. A economia ecológica surgiu pelas críticas ambientais na década de 1960, que apresentou problemas mais graves, com uma série de desastres ambientais na década de 1980. Com isso, os consumidores passaram a optar por produtos verdes e a exigir uma postura correta dos diversos setores industriais em relação ao meio ambiente.

A crítica ao desenvolvimento econômico atual impulsionou as atitudes quanto ao comportamento ambiental. O funcionamento do sistema socioeconômico depende dos sistemas ecológicos, da mesma maneira a ecologia também depende deste. A economia ecológica defende que os problemas atuais e os objetivos do desenvolvimento sustentável necessitam de uma análise baseada na relação de interdependência.

O termo sustentabilidade baseia-se principalmente na inserção do meio ambiente no funcionamento dos sistemas produtivos com recursos naturais e reaproveitamento dos resíduos correspondentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com