TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARTE ESCRITA DO SEMINÁRIO: ADITIVOS PARA CONCRETO, CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL E ÁGUA DE AMASSAMENTO

Por:   •  21/9/2020  •  Seminário  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB

CENTRO DE CIÊNCIA TECNOLOGIA E SAÚDE – CCTS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

PARTE ESCRITA DO SEMINÁRIO: ADITIVOS PARA CONCRETO, CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL E ÁGUA DE AMASSAMENTO

AUTOMAR GUÉDES DE LACERDA FILHO

LUCAS OLIVEIRA DA SILVA

MELQUISEDEQUE COSTA PESSOA DA SILVA

ARARUNA – PB

2020

AUTOMAR GUÉDES DE LACERDA FILHO

LUCAS OLIVEIRA DA SILVA

MELQUISEDEQUE COSTA PESSOA DA SILVA

PARTE ESCRITA DO SEMINÁRIO: ADITIVOS PARA CONCRETO, CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL E ÁGUA DE AMASSAMENTO

Este trabalho foi desenvolvido para o componente curricular de Materiais de Construção II, do curso de Engenharia Civil da UEPB, apresentado a professora Maria Adriana de Freitas Mágero Ribeiro, como complementação da primeira nota da unidade 1.

ARARUNA – PB

2020

1. Aditivos para concreto

1.1 O que são aditivos?

Aditivos são produtos que são adicionados ao concreto ou argamassa com a capacidade de modificar suas propriedades físicas. Facilitando assim, seu uso em situações adversas, oferecendo vantagens que não seriam obtidas sem o auxílio dos aditivos.

Os aditivos são incorporados na mistura do concreto, ou seja, com água, cimento, areia e brita, proporcionando um aumento de qualidade ao concreto. Eles alteram as propriedades do concreto no estado fresco e endurecido, são utilizados para aumentar os pontos fortes e diminuir os pontos fracos dessa mistura.

1.2 Contexto histórico

        O Uso dos aditivos em concreto é tão antigo quanto o uso do cimento. Segundo historiadores da área, os povos romanos e incas já utilizavam alguns materiais como aditivos em suas construções, materiais esses como clava de ovo, sangue, banha e leite, misturavam eles juntamente com o concreto para dar maior trabalhabilidade a mistura.

        No Brasil, seu uso pode ser constatado em várias obras históricas, como em igrejas, pontes, dentre outras. O material mais utilizado era óleo de baleia, tinha a finalidade de plastificar as argamassas utilizadas para o assentamento das pedras.

        Em 1824, no Reino Unido, o construtor Joseph Aspdin queimou pedras calcárias com argila, criando um produto duro similar as pedras utilizadas nas construções da época. Ele notou que essa mistura não se diluía em contato com água e apresentava propriedades semelhantes às das rochas da ilha de Portland, como cor escura, resistência e durabilidade, com isso, patenteou a mistura como Cimento Portland.

        A partir daí, os benefícios dos aditivos foram evoluindo em função da trabalhabilidade, durabilidade, etc. Mas, foi a partir de 1910 que esses produtos começaram a se transformar com a produção industrial, com isso, foram criados aditivos com diversas características, como plastificantes, impermeabilizantes, aceleradores de pega, retardadores, etc.

1.3 Principais objetivos na utilização dos aditivos

  • Ampliar as qualidades de um concreto;
  • Minimizar seus pontos fracos;
  • Aumentar a plasticidade do concreto;
  • Reduzir os custos no consumo do cimento;
  • Acelerar/retardar o tempo de pega;
  • Reduzir a retração;
  • Aumentar a durabilidade.

1.4 Principais tipos de aditivos utilizados no concreto

1.4.1 Aditivos plastificantes ou redutores de água

        Os aditivos plastificantes são utilizados quando se quer reduzir ou manter o consumo de água, sem que a plasticidade do material seja alterada, mantendo assim uma boa trabalhabilidade sem perca de resistência. Com a redução da água no concreto, temos um aumento de resistência devido ao fator água/cimento, ou seja, aquela redução de água proporcionada pelo aditivo plastificante causa um aumento de resistência no concreto. O principal benefício obtido é o aumento da resistência final.

        É importante destacar que esse aditivo deixa o concreto com um aspecto de um plástico, como o próprio nome sugere. Assim, o slump (consistência do concreto) aumenta, sem provocar nenhuma alteração no tempo de pega da mistura.

1.4.2 Aditivos superplastificantes

        Assim como o plastificante, esse aditivo funciona da mesma maneira, porém a quantidade de água utilizada no concreto deve ser menor, uma redução cerca de 20% a 25% da relação água/cimento. Com isso, temos como resultado um aumento maior da resistência final.

1.4.3 Aditivos aceleradores de pega

        Os aditivos aceleradores de pega são usados quando o objetivo é diminuir o tempo de pega do concreto, buscando economizar tempo em processos de concretagem. Esse aditivo é um dos responsáveis pelo ganho da resistência inicial do concreto nos primeiros dias de cura.

        Sua má utilização poderá gerar uma redução expressiva da resistência final do concreto. Por isso, é muito importante seguir as orientações de utilização fornecidas pelos fabricantes.

1.4.4 Aditivos retardadores de pega

        Ao contrário do anterior, esse aditivo é utilizado em situações que se faz necessário o aumento do tempo de pega do concreto. Sua utilização é bem comum em ocasiões em que a concreteira fica longe do local em que acontecerá a concretagem, então para o concreto usinado chegar apto para uso é adicionado um aditivo retardador de pega.

1.4.5 Aditivos incorporadores de ar

        Os aditivos incorporadores de ar são muito utilizados em regiões de clima frio, onde há baixas temperaturas. Ele aumenta a resistência do concreto aos efeitos do congelamento da água. A água penetra nos poros do concreto, com a baixa temperatura ocorre o congelamento dela, com isso há um aumento de volume, causando tensões dentro do concreto que acarretará em fissuras, que se desenvolveram para trincas, depois rachaduras.

        Esse tipo de aditivo incorpora ar no concreto adicionando micro bolhas de ar a ele, essas micro bolhas não se comunicam, ou seja, não há uma ligação entre elas, são bolhas isoladas e são dispostas de forma homogênea no concreto, formando assim um tipo de matriz de poros que tem a capacidade de ser impermeável a água. Porém, sabemos que quanto mais ar existe dentro do concreto, menor é sua resistência mecânica, por isso é muito importante seguir as orientações dos fabricantes desses aditivos para não incorporar muito ar no concreto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (270.6 Kb)   docx (187.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com