TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA DOS MATERIAIS II

Por:   •  25/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

GABRIEL PEREIRA VIANNA

STHEFANY AYUMI MOMOI

MECATRÔNICA III

DISCIPLINA: TECNOLOGIA DOS MATERIAIS II

PROFESSOR: CLAUDIO SCHAEFFER

RAIO X

LAGES

20116

INTRODUÇÃO:

Neste trabalho falaremos sobre uma grande descoberta o raio x, sobre a historia, o que é um raio x, a sua utilização no cotidiano e a sua importância, o raio x faz parte do ensaio não destrutivo.

.

RAIO X

  • Historia do raio x:

O  Raio x foi descoberto no ano de1895, pelo físico Wihelm Conrad  Rontgen que era de origem alemã, no dia 8 de novembro , realizando umas das duas experiências o físico estava trabalhando com a luminescência por raio catódicos em um tubo de coolidge , em um certo momento, Röentgen viu que uma folha de papel coberta com uma película de sal de bário emitia luz e até mesmo o lado que não estava revestido com a película de sal de bário também brilhava ao investigar mais a fundo, para entender a de onde vinha essa luminosidade, Rontgen colocou vários objetos entre a ampola e a tela e observou que todos pareciam ficar transparentes e qual não foi sua surpresa quando viu os próprios ossos da mão na tela, assim foi descoberto o raio-x, Conrad ainda ganhou o premio Nobel em 1901 pela descoberta do raio x.

 [pic 2]Este é o físico Wilhelm Conrad Rontgen.

  • O que é raio x?

O raio x é uma radiação eletromagnética que tem sua frequência menor que a radiação ultravioleta a grande maioria dos raio x possuem um comprimento de onda entre 0,01 a 10 nanômetro. A grande função do raio x é penetrar em objetos, uma das principais funções do raio x é no corpo humano, é realizados exames médicos para ver fraturas nos ossos do corpo humano. Também é usado em aeroportos o raio x, para busca de armas, drogas escondidas nas malas. Hoje em dia existe um profissional especializado na área de radiologia. Radiologia é a ciência que estuda corpos ou objetos por meio das imagens obtidas através do exame raio x. Exames realizados através do raio x são tomografia, mamografia. O aparelho que é usado para ser realizado os raio x é chamado de Tubo de Coolidge, um aparelho eletrônico que possui seu funcionamento parecido com o tubo de croocker.

  • O que é um raio catódico?

É um feixe de elétrons que partem do catodo(polo negativo), acelerando o processo em uma alta velocidade, por meio de uma alta tensão, que tem como direção o ânodo(polo positivo).

  • O que é um Tubo de Coolidge?

É um tubo que tem filamentos de elétrons que se propaga na velocidade da luz de um polo positivo para o outro negativo, os elétrons passam por uma bobina para ser mais acelerado, e passam por obstáculos durante este trajeto, sofre danos e acabam super aquecendo o equipamento , também conhecida como uma ampola de raios.

  • Raio x pode causar danos?

Dependendo do grau de exposição a radiação, sim pode, pois a exposição pode causar vermelhidão na pele e queimaduras, ou até mesmo o desenvolvimento de algum tipo de câncer . Mulheres grávidas não pode ficar exposta no Raio X.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com