A Tecnologia dos Materiais II
Por: axmg31 • 17/6/2018 • Projeto de pesquisa • 468 Palavras (2 Páginas) • 1.622 Visualizações
Página 1 de 2
																
								Tecnologia dos Materiais II
Quarta Lista de Exercícios
Prof. Gueder Assumpção
- Cite resumidamente as diferenças que existem entre a perlita, a bainita e a cementita globulizada em relação às microestruturas e propriedades mecânicas.
 - Usando o diagrama de transformação isotérmica para uma liga ferro carbono eutetóide, especifique a microestrutura final (em termos de microconstituintes presentes e das porcentagens aproximadas de cada) para uma pequena amostra que foi submetida aos seguintes tratamentos tempo-temperatura. Para cada caso suponha que a amostra se encontra inicialmente a uma temperatura de 760°C (1400°F) e que ela tenha sido mantida a essa temperatura por tempo suficiente para que atingisse uma completa e homogênea estrutura austenítica.
 
- Resfriamento rápido até 650°C (1200°F), manutenção dessa temperatura por 104s, e então resfriamento rápido até a temperatura ambiente.
 - Resfriamento rápido até 400°C (750°F), manutenção dessa temperatura por 50s, e então tempera até temperatura ambiente.
 - Resfriamento rápido até 250°C (1065°F), manutenção dessa temperatura por 10s, e então tempera em água até temperatura ambiente. Reaquecimento até 315°C (600°F) e manutenção dessa temperatura por 1h, seguido por resfriamento até temperatura ambiente.
 
- Usando o diagrama de transformação isotérmica para uma liga ferro-carbono com composição eutétoide e em seguida esboce e identifique sobre esse diagrama tempo-temperatura as trajetórias utilizadas para produzir as seguintes microestruturas:
 
- 100% perlita grosseira.
 - 100% martensita revenida.
 - 50% perlita grosseira, 25% bainita e 25% martensita.
 
- Cite duas diferenças principais entre as transformações martensíticas e perliticas.
 - Qual a diferença entre os diagramas de transformação por resfriamento contínuo para aços comuns ao carbono e aços-liga.
 - Com base em consideração de difusão, explique por que a perlita fina se forma quando existem condições moderadas de resfriamento da austenita através da temperatura eutetóide, enquanto a perlita grosseira é o produto quando as taxas de resfriamento são relativamente lenta.
 
- qual microestrutura é mais estável, a perlítica ou aquela com cementita globulizada?
 - Por quê?
 
- Explique suscintamente por que a perlita fina é mais dura e mais resistente do que a perlita grosseira, que por sua vez é mais dura e mais resistente do que a cementita globulizada.
 - Po que a martensita é tão dura e frágil?
 - Classifique as seguintes ligas ferro-carbono e as microestururas associadas em ordem decrescente de limite de resistência a tração: a) 0,25%pC com cementita globulizada, b) 0,25%pC com perlita grosseira, c) 0,6%pC com perlita fina, d) 0,6%pC com perlita grosseira. Justifique essa classificação.
 - Suscintamente, explique por que a dureza da martensita revenida diminui com o tempo de revenido (a temperatura constante) e com o aumento da temperatura (com tempo de revenido constante).
 
- Descreva suscintamente a diferença microestrutural entre a cementita globulizada e a martensita revenida.
 - Explique por que a martensita revenida é muito resistente.
 
ANEXO
[pic 2]
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com