TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia dos Materiais II

Por:   •  17/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  1.503 Visualizações

Página 1 de 2

Tecnologia dos Materiais II

Quarta Lista de Exercícios

Prof. Gueder Assumpção

  1. Cite resumidamente as diferenças que existem entre a perlita, a bainita e a cementita globulizada em relação às microestruturas e propriedades mecânicas.
  2. Usando o diagrama de transformação isotérmica para uma liga ferro carbono eutetóide, especifique a microestrutura final (em termos de microconstituintes presentes e das porcentagens aproximadas de cada) para uma pequena amostra que foi submetida aos seguintes tratamentos tempo-temperatura. Para cada caso suponha que a amostra se encontra inicialmente a uma temperatura de 760°C (1400°F) e que ela tenha sido mantida a essa temperatura por tempo suficiente para que atingisse uma completa e homogênea estrutura austenítica.
  1. Resfriamento rápido até 650°C (1200°F), manutenção dessa temperatura por 104s, e então resfriamento rápido até a temperatura ambiente.
  2. Resfriamento rápido até 400°C (750°F), manutenção dessa temperatura por 50s, e então tempera até temperatura ambiente.
  3. Resfriamento rápido até 250°C (1065°F), manutenção dessa temperatura por 10s, e então tempera em água até temperatura ambiente. Reaquecimento até 315°C (600°F) e manutenção dessa temperatura por 1h, seguido por resfriamento até temperatura ambiente.
  1. Usando o diagrama de transformação isotérmica para uma liga ferro-carbono com composição eutétoide e em seguida esboce e identifique sobre esse diagrama tempo-temperatura as trajetórias utilizadas para produzir as seguintes microestruturas:
  1. 100% perlita grosseira.
  2. 100% martensita revenida.
  3. 50% perlita grosseira, 25% bainita e 25% martensita.
  1. Cite duas diferenças principais entre as transformações martensíticas e perliticas.
  2. Qual a diferença entre os diagramas de transformação por resfriamento contínuo para aços comuns ao carbono e aços-liga.
  3. Com base em consideração de difusão, explique por que a perlita fina se forma quando existem condições moderadas de resfriamento da austenita através da temperatura eutetóide, enquanto a perlita grosseira é o produto quando as taxas de resfriamento são relativamente lenta.

  1. qual microestrutura é mais estável, a perlítica ou aquela com cementita globulizada?
  2. Por quê?
  1. Explique suscintamente por que a perlita fina é mais dura e mais resistente do que a perlita grosseira, que por sua vez é mais dura e mais resistente do que a cementita globulizada.
  2. Po que a martensita é tão dura e frágil?
  3. Classifique as seguintes ligas ferro-carbono e as microestururas associadas em ordem decrescente de limite de resistência a tração: a) 0,25%pC com cementita globulizada, b) 0,25%pC com perlita grosseira, c) 0,6%pC com perlita fina, d) 0,6%pC com perlita grosseira. Justifique essa classificação.
  4. Suscintamente, explique por que a dureza da martensita revenida diminui com o tempo de revenido (a temperatura constante) e com o aumento da temperatura (com tempo de revenido constante).
  1. Descreva suscintamente a diferença microestrutural entre a cementita globulizada e a martensita revenida.
  2. Explique por que a martensita revenida é muito resistente.

ANEXO

 [pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (206.2 Kb)   docx (118.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com