TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DE ERROS E MEDIDA

Por:   •  17/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FED. DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

CAMPUS – BIRIGUI

CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

TEORIA DE ERROS E MEDIDA

Física modulo I

Antonio Carlos R. do Nascimento/3000001/ENG171

João Carlos de Brito/1760467/ ENG171

Birigui

2017

  1. INTRODUÇÃO

Nos cursos de exatas o entendimento e a compreensão da teoria de erros são um fator imprescindível na ciência experimental pois estão ligados diretamente a análise de resultados de medições de grandezas em geral, normalmente expressos em números, números que estão diretamente associados a grandezas físicas quais iremos medir.

Notamos que quando estamos no laboratório realizando medidas de um determinado objeto, utilizando uma ferramenta de medida com uma certa precisão notamos que nem sempre as medidas têm a mesma precisão, ou seja, nem sempre são iguais pois o resultado de uma medida depende do indivíduo (aluno) ou ferramenta utilizada.

A pergunta mais curiosa e pertinente agora é se o resultado das medidas da experiência está correto ou não. Antes de respondermos essa questão podemos fazer as seguintes observações usando como exemplo uma régua milimétrica para associarmos um número ao comprimento de um objeto.  

Neste relatório mostrar resultados experimentais realizados em laboratório, utilizando a Teoria de Erros para obter o valor da medição em um experimento, o mais próximo possível do valor verdadeiro com o erro cometido estimado.

  1. DESVIOS

Ao medirmos o objeto 5 vezes de uma mesma grandeza nem sempre encontramos valores iguais, essa diferença encontrada na medida e o valor real dessa grandeza é chamada de erro.

Esses erros podem ser atribuídos por vários fatores tais como: tais como método aplicado para a medida como: precisão do instrumento utilizado na medida, temperatura, habilidade do operador, etc.

O erro é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma. Matematicamente o erro é a diferença entre o valor medido e o valor real.

O desvio é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e um valor adotado que mais se aproxima do valor real. Na prática que na maioria das vezes se trabalha com desvios e não erros. Matematicamente o desvio é igual à diferença entre o valor medido e o valor mais provável.

Materiais utilizados.

  • Calculadora cientifica
  • Micrometro
  • Paquímetro
  • Balança
  • Cilindro
  • Balança

  1. RESULTADO E APLICAÇÃO.

Ao medirmos várias vezes uma mesma grandeza nem sempre encontramos valores iguais, essa diferença encontrada na medida e o valor real dessa grandeza é chamada de erro.

Esses erros podem ser atribuídos por vários fatores tais como: tais como método aplicado para a medida como: precisão do instrumento utilizado na medida, temperatura, habilidade do operador, etc.

As medidas que realizamos, nunca serão exatos; O erro é inseparável no processo de medição e nunca será eliminado completamente; porém para podermos minimizar o valor o erro foi realizado 5 medições utilizando o paquímetro, 5 medições com o micrometro e mais 5 medições da massa do objeto.

Esfera:

  • Pesos e Medidas

[pic 1]

Para obtermos um resultado mais próximo do absoluto foi realizado a média aritmética então utilizamos a seguinte formula[pic 2]

[pic 3]

E para calcularmos o desvio padrão utilizamos a formula

  • Paquímetro
  • Média aritmética do diâmetro

[pic 4]

  • Desvio padrão

[pic 5]

Logo o desvio padrão aproximado do diâmetro é 0,04 mm e para encontrarmos o do raio basta dividir por dois e logo encontramos valor aproximado de 0,02 mm.

  • Área - Para encontrarmos a área total da esfera utilizamos a seguinte formula [pic 6]

Sendo A = 4πr², temos então o valor de A = 4π (7.93²) que resulta em:[pic 7][pic 8]

A= 4π (62,89) ± 4π (7,93 * 0,02)[pic 9]

A = 790 ± 1,99 mm²

  • Volume - Para encontrarmos a volume total da esfera utilizamos a seguinte formula V = V ±     V[pic 10][pic 11]

Sendo V=, então V =[pic 14][pic 15][pic 12][pic 13]

V = 20888,85 ± 4,17 mm³

  • Densidade - Para encontrarmos a volume total da esfera utilizamos seguimos os seguintes passos
  1. Média aritmética da massa

[pic 16]

  1. Desvio padrão da massa

[pic 17]

  1. Agora que já temos as variáveis que precisamos basta aplicarmos na seguinte formula   ,[pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 18]

Assim temos que:

            7,8x10 ³ ± (68,10 + 80,87) [pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 23]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (408.4 Kb)   docx (121.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com