TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética da tecnologia" no livro "Introdução à engenharia

Tese: Ética da tecnologia" no livro "Introdução à engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Tese  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 4

Questões de 1 a 12 constantes no capítulo 2 “Ética da Engenharia” do livro Introdução à Engenharia

1. Deve ser permitido que esses engenheiros trabalhem em outros estados?

Não, pois a perda da licença desses engenheiros apenas do estado de Missouri não é uma punição que afetou muito esses engenheiros, pois continuam exercendo a profissão em outros estados americanos colocando assim a vida de outras pessoas em risco. Ao analisar a conduta desses engenheiros observa-se que eles agiram sem responsabilidade, ao não realizar as revisões das plantas de engenharia que descreviam o novo sistema e o mais importante não foi realizado, que foram os cálculos de engenharia do projeto original e da modificação, não tendo o cuidado de proteção a segurança, a saúde e o bem-estar públicos conforme orienta os códigos de ética profissionais.

2. Os engenheiros deveriam ser responsabilizados por um erro tão simples como esse? Afinal eles tiveram de tomar milhares de decisões, e todo mundo tem direito de cometer um erro.

Sim, visto que, os engenheiros tiveram má conduta e falta de profissionalismo, resultando no erro que levou a morte de 114 pessoas e ferindo mais de 200. O erro cometido foi o mais grave acidente na história dos Estados Unidos, por falha de uma estrutura. Cometer um erro simples é quando não envolve sérias consequências e não colocam a vida das pessoas em perigo.

3. A engenharia é uma atividade que requer atenção a detalhes. É etico que professores dêem notas parciais aos alunos por respostas erradas que parecem certas?

Não é ético. Conforme as orientações dos códigos de éticas de engenharia os profissionais devem ser verdadeiros e objetivos, então a nota deve ser dada parcialmente se a resposta estiver correta mas incompleta, mas caso esteja errada não será atribuída nota. Por exemplo: o projeto da construção da ponte de espaguete, aparentemente várias pareciam que estavam conforme as especificações indicadas, entretanto, quando foram realizadas a verificação das medidas e pesagens muitas não estavam atendendo as normas do projeto.

4. Ao testemunhar em juízo, a G.C.E alegou nunca ter sido consultada pela siderúrgica Havens a respeito da proposta de alteração de projeto, ainda que sua aprovação tenha sido dada às novas plantas. Será que a G.C.E estava falando a verdade?

Provavelmente não estava falando a verdade, pois mesmo se a G.C.E não tivesse sido consultada pela siderúrgica sobre a alteração do projeto, a G.C.E ao revisar o projeto para aprovação iria ver que tinha sido feita uma alteração no projeto.

5. Deveria o fabricante ser responsabilizado por sobrecarregar a porca do suporte?

Não, pois o fabricante contactou o engenheiro Daniel M. Duncan sobre uma proposta de alteração do projeto e fabricou o material conforme o projeto aprovado pela G.C.E.

6. O que pode ser feito para evitar catástrofes como essa no futuro? O governo deveria revisar todas as plantas? Se mudanças nos procedimentos fossem implantadas, qual seria seu impacto sobre a eficiência e sobre o custo?

Para evitar catástrofes como essa no futuro é necessário um bom planejamento antes da execução do projeto, profissionais tecnicamente qualificados e comprometidos com sua prática profissional, empresas responsáveis com a qualidade dos serviços e recursos alocados de forma correta. O governo não deveria revisar todas as plantas, entretanto, os conselhos profissionais que seria CREA do seu estado deveriam atuar na revisão dos projetos de grandes obras. Se novos procedimentos fossem implantados a eficiência na execução dos projetosserá menor, pois o custo será maior devido os gastos com os elementos necessários para a execução do projeto conforme o planejado.

7. Os engenheiros deveriam perder sua licenças?

Os engenheiros que em sua prática profissional agir com negligência, má conduta, falta de compromisso com a sociedade, deverão perder suas licenças por um longo período e somente retornar ao cargo após realizar um curso intensivo sobre a conduta ética na engenharia, além de uma prova de conhecimentos técnicos de área e obter, no mínimo, 80% de acertos. Caso seja reincidente em um erro grave, deverá perder sua licença de forma permanente, nao podendo exercer jamais qualquer função na aréa da engenharia.

8. Investigação adicional revelou que o teto do átrio havia caído durante a construção. A G.C.E. alegou que o proprietário (Crown Center Redevelopment Corporation) se recusou a pagar por inspeção na obra, apesar de a G.C.E. a haver solicitado três vezes. Que responsabilidade tem o proprietário de assegurar que os engenheiros sejam adequadamente remunerados para que possam fazer bem o seu trabalho?

O proprietário tem a responsabilidade de alocar os recursos necessários para a boa execução da obra, remunerando profissionais conforme a tabela de valores que esta definida segundo a LEI No 4.950-A, DE 22 DE ABRIL DE 1966., Aquisição de materiais que atendam as especificações técnicas e gastos com inspeção e revisão, quando necessários. O proprietário deve alocar os recursos de forma adequada, pois a vida de um ser humano é inestimável.

9. Mesmo o projeto original era questionável. Estariam os engenheiros respeitando a obrigação de serem tecnicamente competentes?

Não. Os engenheiros não estariam respeitando a obrigação de serem tecnicamente competentes, pois mesmo no projeto original os engenheiros Duncan não realizou os cálculos de engenharia que é uma competência técnica e responsabilidades dos mesmos.

10. Uma vez que Gillum havia delegado a Duncan a responsabilidade pelo projeto, deveria Gillum ser condenado pelos erros de Duncan?

Sim. Gillum deveria ser condenado pelos erros de Duncan pois mesmo delegando a responsabilidade pelo projeto ele foi responsável em aprovar esse projeto, assim ele deveria ter revisado o projeto antes da aprovação, o que não foi feito, com isso se responsabilizando pelos atos.

11. Como engenheiros competentes podem ser proteger do impacto de engenheiros incompetentes?

Os profissionais competentes podem denunciar obras executadas por esses supostos engenheiros ao CREA do seu estado, antes da contratação verificar as obras anteriores que esse profissional execulto, verifica se tem alguma irregularidade profissional, contra esse supostos profissional e usar o velho Q.I.Quem Indica.

12. Leis mais severas de certificação deveriam ser impostas para eliminar os engenheiros incompetentes?

Sim. Leis mais severas deveriam ser impostas para eliminar engenheiros incompetentes e o próprio mercado de trabalho já selecionando os profissionais.

...

Baixar como  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »