TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia E Seus Reflexos

Ensaios: A Tecnologia E Seus Reflexos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

ENERGIA SOLAR

 Resumo

O sol sempre foi uma fonte de energia. As plantas usam a luz do sol para produzir comida e os animais alimentam-se delas. Por fim, a decomposição de animais e plantas durante milhões de anos dá origem ao carvão, petróleo e gás natural. Por isso, os combustíveis fósseis que atualmente dispomos começaram por serem luz solar á milhões de anos atrás.

A energia solar pode ser captada por refletores ou então painéis solares, formados por células fotovoltaicas, que transformarão a energia solar em energia elétrica ou mecânica. A energia solar é principalmente utilizada para o aquecimento da água de casas, empresas, e até piscinas.

O sistema de aquecimento da água através do sol começou-se a utilizar na Califórnia por volta de 1890. Nesta época provou-se que este sistema era mais benéfico e barato que o carvão ou a madeira queimada. Por estas razões, naquela época muitos eram os lares que passaram a usar o sistema solar para aquecer a água. Porém, por volta de 1920, foram descobertos depósitos subterrâneos de gás natural e petróleo. À medida que seus preços se tornaram acessível, os sistemas solares foram substituídos por combustíveis fósseis.

A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e é infinita.

A energia solar ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares ainda é muito elevado. Por isso, é inviável para grandes demandas (indústrias, fábricas, supermercados e grandes instalações). Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia elétrica produzida através da energia solar. O armazenamento de energia elétrica produzida durante o dia em baterias é ainda relativamente pouco eficiente e faz o uso de grande quantidade de baterias, e estas possuem vida limitada e devem ser recicladas para evitar a contaminação do meio ambiente.

Os países que mais produzem energia solar são: Japão, Estados Unidos e Alemanha.

 Como funciona e utilidades

É através de refletores e painéis ou placas solares que podemos captar a energia dos raios solares. Existem painéis ou placas solares que fazem a simples conversão da energia solar em calor (sendo estes painéis escuros), e outros que transformam a energia solar em energia elétrica, que são os painéis fotovoltaicos. O aproveitamento da energia solar pode ser feito tanto em residências quanto em usinas solares.

No caso dos painéis ou placas solares que produzem calor, estes são colocados nos telhados das casas e prédios (para aproveitamento residencial) ou sobre estruturas ou planícies (quando são utilizadas em uzinas), e devem ficar expostos aos raios solares. É necessário que haja luz solar para que o painel funcione. Portanto, quanto maior a nebulosidade do dia, menor a produtividade. Com a luz dos raios solares, os painéis ou placas solares transformam essa luz em calor e aquecem a água existente nos canos debaixo deles. A partir daí, esta água aquecida pode seguir 2 caminhos:

--Ela pode seguir para a utilização comum (neste caso, o sistema serviu para o simples aquecimento da água);

--Ela pode continuar a aquecer, até que se torne vapor. Este vapor será utilizado para girar uma turbina e produzir eletricidade comum. Neste caso, o sistema serviu para a produção de energia elétrica através da energia solar. Para melhorar o rendimento ou por opção, podem ser utilizados, ao invés de placas ou painéis solares, refletores côncavos que foquem a luz do sol nos tubos de água.

Para melhor efetividade, existem sistemas duplos de aquecimento da água: durante o dia é o sol que aquece a água, e à noite usa-se gás natural. Deste modo, continua-se a produzir eletricidade.

Outro modo de utilização da energia solar para produzir eletricidade comum é com a utilização de painéis solares fotovoltaicos (chamados assim por possuírem células fotovoltaicas ou solares), que não utilizam água, como os citados acima.

Eles, ao ficarem expostos ao sol, os electrões de suas células libertam-se do seu núcleo, deslocando-se para a superfície da placa solar. As duas extremidades da placa solar agora estão ligadas por um fio condutor elétrico; assim, os electrões fazem uma corrente, da placa solar para o fio condutor, e visse-e-versa, gerando corrente elétrica que pode ser aproveitada diretamente.

Um exemplo da utilização desse sistema é em calculadoras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com