TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ascensão Das Tecnologias De Informação E Comunicação E Seus Impactos Tecnológicos E Sociais Para A Engenharia Civil

Por:   •  11/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  6.620 Palavras (27 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 27

CENTRO UNIVERSITÁRIO MATER DEI

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

MATHEUS CARDOSO PEREIRA SANTOS

LEONARDO AUGUSTO LESNIK










A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 4.0: A ASCENSÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SEUS IMPACTOS TECNOLÓGICOS E SOCIAIS PARA A ENGENHARIA CIVIL








PATO BRANCO/PR

2022

MATHEUS CARDOSO PEREIRA SANTOS

LEONARDO AUGUSTO LESNIK












A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 4.0: A ASCENSÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SEUS IMPACTOS TECNOLÓGICOS E SOCIAIS PARA A ENGENHARIA CIVIL 

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, da CENTRO UNIVERSITÁRIO MATER DEI como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharelado em Engenharia Civil espaço simples aqui

Professor(a): Marlete Turmina Outeiro


PATO BRANCO/PR

2022

FOLHA DE APROVAÇÃO / QUALIFICAÇÃO PROJETO DE PESQUISA

A INTENSIFICAÇÃO DA DIGITALIZAÇÃO DO TRABALHO E SEUS IMPACTOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL BRASILEIRA (título provisório)

Projeto de Pesquisa, apresentado à CENTRO UNIVERSITÁRIO MATER DEI, Curso de Engenharia Civil, como parte dos requisitos para a sua conclusão.

Pato Branco, .............. de ......................... de 2022

BANCA EXAMINADORA

____________________________________________________________
Orientador: Prof.  ...............

____________________________________________________________

Profª Marlete Turmina Outeiro

____________________________________________________________
Prof.  ..................................


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

















SUMÁRIO


1.1. TEMA DE PESQUISA

Nas últimas décadas, presenciou-se o surgimento de novos mitos que tratam sobre o trabalho, em meados dos anos 1980, principalmente, uma tese, que tinha Estados Unidos e Europa em sua linha de frente, de que a classe-que-vive-do-trabalho estaria por entrar em uma severa retração devido ao capitalismo maquínico e sem trabalho (ANTUNES, 2020).

Com a intensificação da Indústria 4.0 e a subsunção do trabalho as tecnologias da informação e comunicação (TICs) foram diversas as pessoas que passaram a acreditar que uma nova fase estaria por chegar, uma nova era de felicidade. De todo modo, o que muitos deixaram de reparar, é que apesar do incansável expansionismo do trabalho on-line e digital, o ponto de partida para se chegar até um smartphone é de fato o trabalho manual, a extração do minério, ou seja, sem ele o smartphone não poderia ser produzido. Essa expansão do maquinário informacional-digital acarreta diversas mudanças na morfologia do trabalho e é fundamental que os trabalhadores e trabalhadoras a entendam visando se preparar e prever quais os impactos que ocorrerão …. 

A tendência de digitalização, automação e aumento do uso das TICs são visualizadas como o principal conceito da Revolução Industrial 4.0, cuja principal função é digitalizar o processo de produção para adquirir um processo de produção extenso e adaptável às condições necessárias[a]. (HALLWARD-DIREMEIER, NAYYAR, 2017) Tal como a indústria manufatureira, a indústria da construção pode ter sua performance melhorada com a utilização das TICs.

A implementação da Indústria 4.0 garante uma área em que toda automatização estará interconectada por avanços tecnológicos que permitirão a operação e compartilhamento de informações sem a necessidade de humanos, o que seria responsável por um aumento de eficiência do trabalho. Esse desenvolvimento maquínico-informacional permitiu a criação de um conceito chamado smart factory, onde os dados são armazenados digitalmente e que acaba por permitir que os computadores tomem as decisões, tornando assim a presença física do trabalhador desnecessária para o controle da produção (ALAOUL, LIEW, ZAWAI, MOHAMMED, 2010).

Contudo, a indústria da construção ainda não está totalmente adaptada à “Revolução Industrial 4.0” apesar dos diversos benefícios que ela traz. De acordo com Osterreich e Teuteberg (2016), o problema inclui a complexidade, incerteza, cadeias de suprimentos fragmentadas, pensamento de curto prazo e ausência cultural. Os projetos de construção civil são complexos devido à presença de diversos participantes em seu andamento, o que pode ser considerado algo único. O nível de incerteza no decorrer dos projetos surge de um ambiente imprevisível que é fruto das diversas complicações dessa enorme delegação de funções para a efetivação de um projeto completo.

O[b] objetivo deste estudo é identificar e prever os desafios para a implementação das TICs na indústria de construção civil, podendo assim enxergar as oportunidades que surgirão em longo termo enquanto correlacionam-se os principais fatores que influenciam no sucesso da implantação das tecnologias da informação e comunicação nas indústrias alheias. É através de um estudo das práticas e perspectivas da indústria da construção que será possível a formulação de uma solução para os desafios que surgirão quando se trata das TICs e da indústria da construção.

Nova página

2 PROBLEMA DE PESQUISA

A ascensão do trabalho digital segue passo a passo com a transformação da informação como principal matéria-prima para os trabalhadores e trabalhadoras, em contrapartida, os trabalhadores largam suas ferramentas de trabalho, como, por exemplo, uma pá, uma máquina qualquer em uma fábrica, e adotam como principal ferramenta de trabalho um dispositivo que lhe permita armazenar, manipular e transmitir informação instantaneamente (ANTUNES, 2020).

Desta[c] maneira, quando há demanda, a presença do engenheiro in loco não é mais absolutamente necessária, pois, pode ser necessária somente a efetivação de uma chamada de vídeo para resolução do possível problema. Para Antunes (2020), esta mudança na relação entre trabalhador com o objeto do seu trabalho está fortemente relacionada com mudanças estruturais na sociedade, não somente na morfologia do trabalho, pois, a flexibilização, a intermitência e informalidade do trabalho impactam também o decorrer da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.8 Kb)   pdf (426.1 Kb)   docx (269.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com