TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia dos Materiais

Por:   •  3/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 2

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS 2020-2

TAREFA 1

Dianna Vivório Cardoso Santos

 

  1. Qual a vantagem da nucleação heterogênea sobre a nucleação homogênea?

Uma nucleação heterogênea tem como objetivo melhorar as características de um material natural, porém, pode ocorrer de existirem impurezas no material, e sendo assim, quando comparado com a nucleação homogênea, que seria uma nucleação pura, a nucleação heterogênea acaba saindo em vantagem, pelo fato de que para se obter um material de caráter homogêneo, seria necessário uma filtragem das impurezas e dessa forma encareceria o material.

  1. Por que um material com estrutura cristalina definida apresenta vantagens industriais de seleção e custo de qualificação?

Sabendo que os átomos de estrutura cristalina estão situados em um arranjo que se repete ou que é

periódico ao longo de grandes distâncias atômicas.

A vantagem acontece porque se temos uma peça grande, não precisaremos analisar a peça por inteiro para confirmar a sua propriedade, basta fazer uma pequena análise e considerar a propriedade definida ao longo de toda a peça. Isso gera uma economia financeira, pela facilidade do teste.

  1. Qual a diferença entre tratamento térmico e tratamento termoquímico?

Os tratamentos térmicos são procedimentos experimentais em que um material é aquecido e resfriado com diferentes velocidades, propiciando condições de obtenção de propriedades adequadas ao uso. Podem ser definidos como um conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os materiais, sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de aquecimento e resfriamento, com o objetivo de alterar suas propriedades ou obter características determinadas.

Já os tratamentos termoquímicos, onde além de aumento de temperatura, se utilizam diferentes atmosferas para propiciar uma mudança de composição química em áreas específicas

das peças. Os tratamentos termoquímicos podem fazer uso da introdução de carbono (cementação), nitrogênio (nitretação), boro (boretação), etc.

Sabendo dessas informações, podendo concluir que o tratamento térmico muda a estrutura, sem mudar a composição, já o termoquímico muda a estrutura mudando a composição do material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com