TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos apresentação à UTA – Educação Ciência e Tecnologia no curso de Licenciatura em Pedagogia

Trabalho acadêmico: Relatório de Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos apresentação à UTA – Educação Ciência e Tecnologia no curso de Licenciatura em Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER

CRISLAINE

DANIELE PIOLI

LUCIANE MONTEIRO

VANESSA TREVISOL

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS

VIDEIRA, 2014

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER

CRISLAINE

DANIELE PIOLI

LUCIANE MONTEIRO

VANESSA

RALATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS

Relatório de Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos apresentação à UTA – Educação Ciência e Tecnologia no curso de Licenciatura em Pedagogia

Tutor Local:

Centro Associado: Videira-SC

VIDEIRA, 2014

Teórico (nasc./morte)

Síntese de sua teoria

Concepção de escola

Concepção de aluno

Piaget (1896-1980)

A teoria de Piaget defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo de sua vida, isso se dá através do equilíbrio entre assimilação e acomodação, resultando em adaptação. O ser humano assimila os dados que obtém do exterior, mas uma vez que já tem uma estrutura mental que não está “vazia”, precisa adaptar esses dados à estrutura mental já existente. O processo de modificação de si próprio é chamado de acomodação. Este revela que nenhum conhecimento nos chega ao exterior sem que sofra alguma alteração pela nossa parte. Piaget fez seus estudos de psicologia do desenvolvimento entrevistando milhares de crianças e inicialmente observando como seus filhos cresciam. Através da minuciosa observação de seus filhos e principalmente, de outras crianças, Piaget impulsionou a Teoria cognitiva,

A escola deve ser capaz de conciliar e utilizar, tanto as tendências próprias que a fase infantil apresenta quando a atividade espontânea que é inerente ao desenvolvimento mental para auxiliar as crianças a desenvolverem seu potencial, sem que se crie com isso, um sistema de exclusão ou de seleção. A escola deve fazer com que os infantis se interessem e queiram tudo o que façam ou seja, deve mobilizar a criança para a ação e não manipulá-la.

A aprendizagem do aluno será significativa quando ele for ativo, isso ocorre quando a criança receber informação relativa ao objeto de estudo para organizar suas atividades e agir sobre elas. Para ele as crianças não raciocinam como os adultos.

onde propõe a existência de quatro estágios.

Rousseau (1712-1778)

Propõe um estado governado de acordo com a vontade geral do povo e capaz de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos. Para Rousseau o homem nasce bom e sem vícios, mas depois é pervertido pela sociedade civilizada. Defende a pequena burguesia e inspira as ideias da Revolução Francesa. Rousseau foi um crítico da escola de seu tempo, da rigidez da instrução e do uso em excesso da memória.

Rousseau desenvolveu a ideia de educação como um processo subordinado a vida, respeitando a evolução natural do aluno onde o objetivo do educador é interferir o menos possível no desenvolvimento próprio do aluno, o objetivo principal de Rousseau é não só planejar uma educação com vistas para formação futura, na idade adulta, mas também com a intenção de proporcionar felicidade a criança enquanto ela ainda é criança.

A ideia de Rousseau era de que a educação da criança deveria ser voltada para os interesses do adulto e da vida adulta, introduziu a concepção de que a criança era um ser com características próprias, com suas ideias e interesses, não podendo ser vista como um adulto em miniatura.

Jhon Dewey (1859-1952)

É reconhecido como um dos fundadores da escola filosófica de Pragmatismo, Dewey é o nome mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como pragmatismo, embora ele preferisse o nome instrumentalismo –uma vez que, para essa escola de pensamento, as ideias só têm importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais. No campo específico da pedagogia, a teoria

Defendia que a escola tinha a missão de preparar para a vida. E nessa concepção a criança teria que ser capaz de projetar, procurar meios de realização para seus próprios empreendimentos e de realiza-los verificando pela sua própria experiência.

Propôs que a criança ao vir para a escola, vêm para resolver os problemas presentes e não pensar em uma escola para o futuro.

de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento – físico, emocional e intelectual.

Roger Cousinet (1881-1973)

O pedagogo Roger Cousinet caracterizou e idealizou o método de trabalho em equipes. Sua teoria baseava-se em defender a maneira de ensinar e focava-se no trabalho coletivo como substituição ao aprendizado individual. Chegou a propor que o mobiliário escolar fosse despregado do chão para que os alunos pudessem formar grupos em classe e ficar um de frente para o outro. Os métodos foram se aperfeiçoando e levaram atualmente, para a sala de aula o rádio, o cinema, a televisão, o vídeo e o computador.

Na realidade Cousinet substituiu a pedagogia do ensino pela pedagogia da aprendizagem. Criticava os métodos escolares de ensino vigentes, para ele o que importava eram os saberes operacionais. Assim, aprende-se a ler para conhecer o pensamento escrito, aprende-se a escrever para expressar o pensamento. Com o que se aprende pode-se fazer muita coisa. Com o que se decora, muito pouco. O professor, desta forma, não deveria expor o saber aos alunos. Trabalhava-se em grupo para realizar descobertas coletivamente.

Cousinet defendia a ideia de que a criança deve ser valorizada pelo que ela é, se erra não se deve culpa-los. Aprende-se através da observação, experimentação e análise de documentos, pesquisa, em trabalhos coletivos, não com aulas expositivas.

William Kilpatrick

(1871 - 1965) Sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com