TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS ESSENCIAIS NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Por:   •  26/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

UNIJORGE - CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS ESSENCIAIS NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

LETÍCIA DA SILVA SANTOS

Salvador – BA

2020

LETÍCIA DA SILVA SANTOS

 

UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS ESSENCIAIS NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

 

Trabalho apresentado ao curso de Bacharel em Engenharia de Produção da Unijorge - Centro Universitário Jorge Amado e como requisito para obtenção da nota AV1da Disciplina Projeto de Engenharia e Inovação I.

Orientador: Thiago Lemos Araújo

Salvador – BA

2020

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar utilização de ferramentas computacionais dentro no âmbito acadêmico-profissional. Além da ideia precípua de aprendizagem, esta metodologia enfatiza também uma interação maior entre alunos e professores bem como fomenta a discussão a respeito da utilização de tecnologias no meio universitário e no meio profissional.

Palavras-chave: Metodologia de ensino, Ferramentas computacionais, Tecnologias.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 OBJETIVOS        6

2.1 Objetivo Geral:        6

2.2 Objetivo Específico:        6

3 METODOLOGIA        7

4 PROGRAMAS ESSENCIAS        7

4.1 Excel        7

4.2 ProModel        8

5 CONCLUSÃO        10

6 REFERÊNCIAS        11

1 INTRODUÇÃO

A flexibilidade, ou seja, a velocidade de adaptação a essas tendências é o que definirá o futuro profissional dos atuais estudantes universitários, principalmente os da área de tecnologia, e para isso é necessário que as instituições de ensino estejam inseridas nesse contexto, buscando acompanhar as novas tecnologias e metodologias de ensino que busquem inserir o aluno de maneira dinâmica, capacitando-o ao mercado de trabalho (BENTES, R, M, Salim. IUNES, S, Yvelyne Bianca. PELAES, S, Thiago. ,2005).

Nos últimos anos, a humanidade tem se deparado com um desenvolvimento tecnológico sem precedentes em sua história. Reunir, organizar e resumir informações em um tempo cada vez mais curto tem sido um desafio constante para a maioria das pessoas, o que obriga a conhecer os recursos que a informática oferece para acompanhar a competição num mercado cada vez mais exigente (HADDAD, 2004).

Acompanhar esses nuances exige do profissional de engenharia, contínua capacitação ou, no mínimo, se atualizar através dos canais especializados, como livros, revistas, sites, anuários e outros. Engenheiros precisam ficar atualizados constantemente. Na rotina dos engenheiros a tecnologia é sempre presente. Desde avanços simples de equipamentos, passando por mudança nas matérias-primas até chegar nos softwares de gestão. 

Em relação aos softwares para gestão e realização de projetos, todas as empresas de engenharia utilizam essas ferramentas para acompanhar as exigências de um mercado cada vez mais tecnológico. Eles são responsáveis por processar dados e transformar em informações para o desenvolvimento de diferentes serviços (independente da engenharia).

Aliado ao desafio da busca de um ensino diferenciado, continua o desafio da busca de conhecimentos de alta imperatividade no mercado, no caso da Engenharia de Produção a busca por ferramentas que otimizem processos e auxiliem na tomada de decisões (novas técnicas ou softwares) e para atender a expectativa desse mercado o aluno deve ser instruído a absorver esses conhecimentos, principalmente, no caso dos cursos de engenharia, onde esses instrumentos, para as grandes empresas, já são considerados pré-requisitos e não mais diferenciais.

O conhecimento de softwares largamente utilizados no mercado deveria ser incutido na formação de um bom profissional, porém, por muitas vezes esses softwares não são ensinado ou são ensinados de forma superficial nas instituições de ensino superior.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral:

 Determinar teoria, modelos, formalismos e técnicas e ferramentas da lógica (Ciências da computação) e áreas afins para a produção (ou desenvolvimento) de sistemas de software.

2.2 Objetivo Específico:

- Aplicar metodologia de gestão.

- Fazer projeções, planejamento e controle de projetos.

- Introduzir custos x benefícios.

- Introduzir novos produtos que exigem novas tecnologias para a empresa.

3 METODOLOGIA

A necessidade do estudante de Engenharia de Produção em saber como utilizar         as ferramentas computacionais (software) voltadas as atividades profissionais que ajudam na gestão dos processos e procedimentos de uma empresa.

Com isso podemos afirmar que existe software que são precisos em determinadas atividades, com o papel estratégico, voltados ao planejamento e acompanhamento do projeto.

Os programas de gestão têm uma amplitude de ação significativa, podendo ser adaptada para inúmeros projetos, desde a construção civil até as operações logísticas.

4 PROGRAMAS ESSENCIAS

4.1 Excel

Segundo Haddad (2004), na gama de softwares empregado dia-a-dia em diversos departamentos de uma empresa, e no controle de informações pessoais, as planilhas eletrônicas ocupam um espaço cada vez maior.

O Excel é um programa de software que tem a sua importância, por possuir planilhas eletrônicas mais conhecidas no mundo, não apenas na Engenharia de Produção que é mais usado e sim em todas as outras profissões, por possuir interface com um computador na indústria e no comércio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (259.8 Kb)   docx (163.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com