TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA PRODUZ, A SOCIEDADE UTILIZA

Pesquisas Acadêmicas: ENGENHARIA PRODUZ, A SOCIEDADE UTILIZA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 10

ENGENHARIA PRODUZ, A SOCIEDADE UTILIZA

Renato Luiz Fahr

Estudante de Engenharia Civil – 6º Semestre

Universidade Paulista – UNIP

Email: renatofahr@yahoo.com.br

Victor Hugo dos Reis Santos

Estudante de Engenharia Civil – 6º Semestre

Universidade Paulista – UNIP

Email: vicctor.h22@gmail.com

Wesley Gonçalves de Paula

Estudante de Engenharia Civil – 6º Semestre

Universidade Paulista – UNIP

Email: wesleydepaula63@hotmail.com

RESUMO: Estudo sobre criação e repasse de tecnologias produzidas pelos cinco grupos de pesquisa da Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco. Investiga dezenove docentes/pesquisadores e sua atuação nas áreas respectivas, verificando a aplicabilidade e repercussão das tecnologias junto ao segmento social. As pesquisas desenvolvidas revelam bom índice de retorno e benefício a problemas ambientais e de infra-estrutura da região.

PALAVRA-CHAVE: Informação tecnológica; Criação e repasse de tecnologias;

INTRODUÇÃO

No entendimento científico, a ciência e a tecnologia formam um binômio indissociável. Juntas, buscam obter o conhecimento do homem e do seu meio para melhorar e/ou modificar seu cotidiano.

A ciência é todo um conjunto organizado de conhecimentos teóricos, universalmente aceitos, que permite ao homem compreender e explicar a realidade que o cerca. Por sua vez, a tecnologia busca responder às necessidades concretas do mercado e às peculiaridades de cada região (GUIMARÃES, 2000). Assim, a tecnologia possui valor econômico protegido por quem o detêm, por ser uma aplicação sistemática dos conhecimentos empregados na comercialização de bens e serviços e em tarefas de ordem prática. Contrariamente, a ciência é um bem de toda a humanidade, que pode ser facilmente acessível a todos que dela necessitarem.

Pelo fato de ambas estarem voltadas para modificar a realidade humana e seus contextos, a ciência e a tecnologia devem estar ao alcance de todos. Os atores envolvidos com ciência e tecnologia - C&T - devem assumir o compromisso de repassarem os conhecimentos gerados, porque, como bem coloca Araújo (1999), a informação e por conseguinte, o conhecimento - é um bem social e um direito coletivo de igual importância à saúde, à alimentação, à moradia etc. É por meio da informação que o indivíduo pode tomar decisões sobre suas vidas, seja de forma individual ou coletiva. Ainda sobre o tema, coloca Barreto (1995), que a finalidade básica de uma tecnologia e sua adoção é modificar determinada realidade, aumentando o bem-estar dos indivíduos que nela habitam. Mas, para isso acontecer, é necessário, dentre outros pontos, que a sociedade conheça, discuta e analise os benefícios que a tecnologia possa fornecer para seu cotidiano. A tecnologia deve ser comunicada, explorar novos horizontes, ampliando, assim, as fronteiras formais que circundam o universo científico e tecnológico.

“O processo de criação é realizado principalmente, por meio da investigação científica da qual participam professores/pesquisadores e alunos, no sentido de descoberta e evolução que avançam e renovam o saber existente. No entanto, para que esse avanço e essa renovação ocorram, o saber produzido precisa ser transmitido e divulgado a fim de que os resultados se tornem conhecidos e se incorporem ao conjunto das ciências”. (STUMPF, I. R. C. A)

Uma norma fundamental da ciência é que o pesquisador deve divulgar os resultados de pesquisa, a tão conhecida comunicação científica. Esta ocorre através de publicações na literatura periódica, relatórios de pesquisa e trabalhos em eventos científicos. Mas, além dessa prática, o conhecimento gerado nas pesquisas pode também chegar a uma aplicação prática, ou seja, uma contribuição à solução de um problema identificado (VELHO, 1997). O segundo caso mencionado é a tônica do trabalho desenvolvido pelos engenheiros/pesquisadores do DECIV.

Segundo a mesma autora, genericamente, tanto a pesquisa básica quanto a pesquisa aplicada se destinam a públicos-alvos diferentes. Diz-se, então, que os pesquisadores da área básica produzem informação, primordialmente para outros cientistas (pares) com o mesmo objetivo profissional, isto é: o avanço do conhecimento. Por outro lado, na pesquisa aplicada o cientista destina seus resultados para pessoas que não estão ativamente engajadas em pesquisas e que, teoricamente, irão usar esses resultados para outra finalidade, que não o avanço do conhecimento científico. Na prática, entretanto essa distinção não é assim tão simples. Pois pesquisadores podem empreender determinado projeto de pesquisa tendo várias audiências em mente e veicular seus resultados tanto para seus pares, quanto para grupos externos. Tal situação é vislumbrada na produção/criação de tecnologias, investigações e estudos empreendidos pelos docentes/pesquisadores da engenharia civil.

Em relação à amplitude da audiência, em termos geográficos, parece haver uma tendência que, na pesquisa de cunho mais aplicado, os resultados são de interesse nacional ou regional. Esta afirmação de Velho (1997) é bem procedente ao se observar os resultados do estudo quando está evidente a interferência/cooperação dos pesquisadores na solução de problemas locais no âmbito das engenharias.

Criação e repasse de tecnologias: o projeto integrado

O projeto integrado entre os departamentos de Ciência da Informação e de Engenharia Civil da UFPE foi desenvolvido por pesquisadores de ambas unidades no período de 1996 a 2000. Teve como objetivo central, identificar e descrever as tecnologias produzidas no Departamento de Engenharia Civil da UFPE, sua trajetória e aplicabilidade para o desenvolvimento econômico e social do Estado de Pernambuco.

Por extensão buscou-se também, observar a importância da cooperação entre universidade e empresas públicas ou privadas, como mecanismo de aproximação da universidade com a sociedade local, para revelar o envolvimento e o compromisso em contribuir ativamente na busca de soluções para problemas ambientais e de infra-estrutura.

O Departamento de Engenharia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com