TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO E TECNICAS CONSTRUTIVAS EM DRYWALL

Por:   •  30/4/2019  •  Artigo  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 7

A UTILIZAÇÃO E TECNICAS CONSTRUTIVAS EM DRYWALL

Suellen Lucas Criste¹

RESUMO

O presente artigo apresentará as formas de utilização e técnicas de construções feitas com o material DryWall (parede seca). A sua matéria prima é o gesso acartonado e se trata uma construção limpa, ou seja, construção seca. É um sistema extremamente limpo, sua instalação é rápida e econômica, pois possui baixa geração de resíduos e a produtividade na execução é elevada. Esse material é utilizado apenas em ambientes internos na construção de parede, meias paredes e forros, por ser extremamente leve é útil na construção de apartamentos por exemplo. O presente estudo irá investigar essa nova tecnologia e os benefícios e malefícios que vem trazendo para as construções modernas.

Palavras Chaves: Dry Wall. Utilização. Técnica. Material.

  1. INTRODUÇÃO

A tecnologia Drywall foi desenvolvida por volta de 1895 por Augustine Sackett na Europa, com tudo, o Brasil só se apropriou dessa tecnologia a parir de 1970 e ainda nos dias de hoje o material não é utilizado em vasta escala e em muitos canteiros pela insegurança dos clientes, estes não conhecem o material e sentem-se inseguros quanto a sua utilização.

“O Brasil encontra-se com um atraso tecnológico construtivo de aproximadamente 100 anos quando comparado a países da Europa e América do Norte que se utiliza de tal tecnologia desenvolvida inicialmente em 1895 por Augustine Sackett com placas de gesso acartonado, no Brasil começou a ser difundida na década de 1970, começando a ser utilizado e difundido na segunda metade da década de 1990, em maior escala no século XXI. (Labuto, Ninicius. 2014).“

Ao longo dos séculos e décadas surgem novas formas de construção e estruturação de casas, apartamentos, comércios e afins. Essas formas de construção incluem tecnologias para a fabricação de matérias cada vez mais econômica e viável para trabalhar.

“A década de 1990 se destaca na introdução de inovações tecnológicas e sistemas industrializados, incluindo os sistemas Drywall, consequência da menor intervenção do Estado que trouxe abertura do mercado da construção de edifícios, e a busca pela racionalização e industrialização da construção (TAGLIABOA, 2011)”.

Atualmente no Brasil a alvenaria convencional ainda predomina na construção civil, apesar de já estar sendo adaptado o método construtivo de Drywall para muitas construções comerciais e prediais, por conter mais leveza, ser econômico e um tipo de construção que trás agilidade e menos sujeira.

“As paredes de gesso acartonado podem ser definidas como um sistema constituído por perfis de chapas de aço zincado leves e placas de gesso acartonado de alta resistência mecânica e acústica, fixadas por meio de parafusos especiais com tratamento de juntas e arestas. A formação desses elementos resulta em um conjunto com espessura de 9 cm. (BERNARDI, 2014) ”.

Cada dia que passa se torna mais importante manter o canteiro de obra limpo e organizado, ter uma boa qualidade em um curto tempo, reduzir a perda de materiais, gerar menos entulhos. O Drywall atende grande parte dessas características, e com ele podem ser dimensionadas estruturas mais esbeltas e fundações mais simples, devido a leveza de seu material.

Sua fabricação é feita por maquinas através da mistura de agua, gesso e aditivos, mais tarde passa pelo corte e secagem, todo processo de fabricação deve seguir normas brasileiras e internacionais. Existe basicamente três tipos de chapa de Drywall, que são elas: Chapa Standard na cor branca (ST): utilizada par uso geral de áreas secas; chapa resistente a umidade na cor rosa (RU): resistente a agua; chapa resistente ao fogo na cor verde (RF): resistente ao fogo.

Este artigo tem como objetivo estudar as formas que o Drywall pode ser utilizado, suas técnicas e verificar as vantagens deste método na construção civil.

  1. METODOLOGIA

O presente artigo foi elaborado através de pesquisas bibliográficas de fontes acadêmicas, que é desenvolvida a partir de referências teóricas publicadas em fontes como livros, artigos científicos, meios eletrônicos e etc. A pesquisa foi realizada através de pesquisas em artigos acadêmicos, normas técnicas, fabricantes de placas de gesso e no site da Associação Brasileira do Drywal. Será apresentado brevemente a historia do surgimento do Drywall e será discutido suas vantagens e desvantagens.

  1. UTILIZAÇÃO E TÉCNICA DE DRYWALL

3.1 PAREDES DE DRYWALL

A utilização de gesso acartonado em paredes se destaca entre diversas outras utilizações. Boa parte das construções nos Estados Unidos é feita de Drywall, enquanto no Brasil a alvenaria comum ainda é mais utilizada, mesmo já sendo bastante utilizados para meios comerciais. Veja a seguir uma tabela com especificação de três tipos de chapa de Drywall.

Tabela 1 – Tipos de Chapas

Tipo

Cor

Espessura

Chapa Standard (ST): utilizada par uso geral de áreas secas

Branca

9,5;12,5 e 15 mm

chapa resistente a umidade (RU): resistente a agua;

Rosa

12,5 e 15 mm

Chapa resistente ao fogo (RF): resistente ao fogo.

Verde

12,5 e 15 mm

Fonte: autora do artigo (2018)

3.2 FORROS DE DRYWALL

Segundo a Associação Brasileira do Drywall conforme as intenções funcionais que a obra determina, é possível fazer a montagem do forro de varias maneiras.

Existem quatro tipos de forros, sendo eles: Aramado, estruturado, removível e perfurado.

Aramado: Segundo a Associação Brasileira de Drywall o forro aramado é formado da seguinte forma:

“É formado pela justaposição de chapas de gesso com 600 mm de largura, unidas por meio de junções H. É suspenso por arame de aço galvanizado nº 18 (1,24 mm de diâmetro). A estruturação é completada com nervuras de chapas de gesso. O perímetro do forro aramado pode ser estanque ou dilatado. (ASSOSSIAÇÃO BRASILEIRA DO DRYWALL, 2015) ”.

[pic 1]

Figura 1 – Forro Aramado

Fonte: http://arteestilogesso.blogspot.com/ 

Estruturado: ainda de acordo com a Associção Brasileira de Drywall o forro estruturado é formado da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (261.9 Kb)   docx (201.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com