TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Usabilidade Aplicada Na Web Aula

Artigo: A Usabilidade Aplicada Na Web Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 5

A Usabilidade Aplicada Na Web Aula

UNISUL – Universidade Do Sul De Santa Catarina

SIF – Curso de sistemas de informação

Abstract: It will be seen in this article Applied Usability In The Classroom Web. We analyzed the site http://sicoob.webaula.com.br/, and even has some flaws for usability, which ultimately hindering the use of the site for some specific users.

To find these faults was used to the practices established by Nielsen and Molich. After applying the suggested improvements, the site will have a better level of usability for different classes of users.

Resumo: Será visto neste artigo A Usabilidade Aplicada Na Web Aula. Foi analisado o site http://sicoob.webaula.com.br/, e o mesmo possui algumas falhas referentes à usabilidade, que acabam dificultando a utilização do site, para alguns usuários específicos.

Para encontrar essas falhas foi utilizado às praticas criadas por Nielsen e Molich. Após aplicar as melhorias sugeridas, o site terá um nível melhor de usabilidade para diferentes classes de usuários.

Palavras-chave: Usabilidade, Heurísticas, Web Aula.

Introducao: A usabilidade aplicada a sistemas tem como objetivo tornar um sistema, mais ágil e eficiente no alcance do objetivo do usuário, visando sempre reduzir erros, e fazer com que o usuário consiga resolver um eventual erro, sem a necessidade de um suporte, seja o sistema web ou não.

Com base nesse fundamento será visto nesse artigo A Usabilidade Aplicada Na Web Aula, e através das praticas de usabilidade foi analisado o site http://sicoob.webaula.com.br/, com o proposito de encontrar e solucionar falhas na usabilidade do site. Utilizando-se das dez heurísticas propostas por Nielsen e Molich, foram encontradas falhas na usabilidade do site, como a falta de atalhos para utilização por usuários avançados, um determinado campo com nomenclatura em pontos distintos, dificuldades na impressão de certificados, dentre outras falhas, que dificultam a usabilidade do site.

Referencial teórico/ trabalhos relacionados: Para a elaboração deste artigo, tive como principal fonte de dados os materiais apresentados em sala de aula e trabalhos anteriores apresentados por colegas do curso de Sistemas Da Informação, da Universidade Do Sul De Santa Catarina – Unisul. Também foram utilizados alguns materiais obtidos através da internet, como o artigo “Usabilidade o que é?”, e também o artigo “Instructions for Authors of SBC Conferences Papers and Abstracts”, disponibilizado através do grupo IHC Unisul 2012-2 no facebook.

O site analisado não possui nenhum outro artigo que analise sua usabilidade, porem quando se trata de usabilidade podem ser encontrados diversos artigos, com focos e objetivos diferentes.

A Usabilidade Aplicada Na Web Aula

De acordo com (<http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1068/usabilidade_o_que_e> Acesso em: 03 de dezembro de 2012)

Na Interação Humano-computador e na Ciência da Computação, usabilidade normalmente se refere à simplicidade e facilidade com que uma interface, um programa de computador ou um website pode ser utilizado. O Termo também é utilizado em contexto de produtos como aparelhos eletrônicos, em áreas da comunicação e produtos de transferência de conhecimento, como manuais, documentos e ajudas online. Também pode se referir a eficiência do design de objetos como uma maçaneta ou um martelo.

Estética e design minimalista

O site possui um aspecto simplificado, com uma linguagem de texto de fácil compreensão, mostrando sempre o necessário, e que lhe é solicitado.

Relacionamentos entre a interface do sistema e o mundo real

Este site segue um padrão em suas telas, fazendo com que o usuário já esteja familiarizado a cada nova tela apresentada.

Reconhecimentos ao invés de lembrança

Na maior parte do site não é necessário que o usuário acione a memoria, pois utiliza ícones já familiarizados pelo usuário, fazendo com que o site se torne autoexplicativo.

Consistência

Com exceção da Central de mensagens, que no Menu do usuário esta identificado como mensagens, todo o restante do site mantem uma logica de nomenclatura.

Quando aumento a fonte do site, se clicar em outra opção do site a volte volta para o padrão, e na opção central de mensagens o site volta a assumir a fonte alterada sem nenhum comando do usuário.

Visibilidade de Status do Sistema

Apesar de o site ser leve e trazer as informações rapidamente, quando necessário o site não da nenhum aviso, ou mensagem informando que é necessário aguardar o processamento.

Liberdade e controle do usuário

Com relação à liberdade do usuário, o site esta bem elaborado, deixando sempre a logo como uma tecla home, em todas as telas, e sempre com o mapa do site na parte inferior da tela, e também um ícone em forma de casa na guia que simboliza o home. Isso faz com o usuário tenha liberdade para ir a qualquer parte do site com poucos cliques.

Exceto na tela do curso, que é aberto em uma nova janela, deixando a pagina principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com