TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Usina Tucuruí: Contexto e Principais Características

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 6

FACVLDADE MAURICIO DE NASSAU

BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

USINA HIDRELÉGRICA TUCURUÍ

Anderson Morais

Ailton Diniz

Daniel de Oliveira

Júlio Cezar Calixto

José Henriques

Ubirací Cortez

JOÃO PESSOA

2016

FACVLDADE MAURICIO DE NASSAU

BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

USINA HIDRELÉGRICA TUCURUÍ

Trabalho elaborado para a disciplina de Produção de Energia apresentado ao Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica P7 NA da Facvldade Mauricio de Nassau

Prof. Guilherme Penha

João Pessoa

2016

Sumário

INTRODUÇÃO        4

Usina Tucuruí: Contexto e Principais Características        5

Localização        5

O Contexto Socioeconômico        5

Objetivos e Componentes da UHE Tucuruí        5

Efeitos sobre os Ecossistemas        7

Número de Conjuntos de Máquinas e Número de Máquinas por Conjunto        7

Vazão e Potência Efetiva do Conjunto        8

Queda Nominal do Conjunto        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

INTRODUÇÃO

A FAZER


Usina Tucuruí: Contexto e Principais Características

Localização

A barragem de Tucuruí está situada aproximadamente na latitude 03° 45’ Sul e longitude de 49° 41’ Oeste, no baixo Rio Tocantins, a cerca de 300 km em linha reta da cidade de Belém, capital do Estado do Pará, Região Norte do Brasil. A Bacia do Tocantins-Araguaia

O eixo principal da bacia do Tocantins-Araguaia flui de Sul para Norte, desde suas cabeceiras no Planalto Central Brasileiro até a foz no rio Pará, pertencente ao estuário do rio Amazonas, percorrendo mais de 2.500 km. Estima-se que a vazão média anual da bacia atinge os 10.950 m 3 /s, e a bacia drena uma área de cerca de 767.000 km2 , o representando 7,5% do território nacional.

O Contexto Socioeconômico

Dentre os grupos indígenas que vivem na região, os Parakanã, Asurini e os grupos de Parkatêjê viviam na área afetada pela implantação da represa e do reservatório. Assim como os grupos de colonos que migraram para a região, seu sustento estava baseado em atividades de subsistência e no limitado mercado regional.

O extrativismo era a principal atividade econômica da região em que se insere a bacia dos rios Tocantins-Araguaia. As drogas do sertão, borracha, castanha-do-pará, diamantes e ouro são alguns dos produtos naturais que a região fornecia em abundância. A agricultura de subsistência era outra atividade importante dessas comunidades. A pesca também era difundida na região antes da construção da represa, com uma captura calculada de 1.534 toneladas por ano, das quais 900 toneladas/ano na área a jusante da represa. O estudo de viabilidade de projeto realizado em 1974 calculou a população da área de reservatório em 3. 173 habitantes, sendo 495 em cidades, 1.614 em vilas, 237 em povoados, 174 em fazendas e 653 em sítios.

Objetivos e Componentes da UHE Tucuruí

As primeiras ideias para barrar o Tocantins na altura das corredeiras de Itabocas, logo a montante da localidade de Tucuruí, surgiram com o intuito de suprir de energia a cidade de Belém e a região circunvizinha. Porém, mais tarde, o objetivo de gerar eletricidade para o projeto de alumínio da Albrás começou a ganhar importância. Ao final do processo, foi o objetivo de produzir alumínio que finalmente definiu o local e as características do aproveitamento de Tucuruí.

O Setor Elétrico, e a Eletronorte em particular, tiveram muito pouca influência na decisão sobre o porte do empreendimento, de onde e quando construir. O projeto de Tucuruí oferecia uma grande vantagem na época, logo reconhecida pelos especialistas do setor elétrico: consistia em um projeto de duas fases, sem requerer grandes investimentos adicionais, significando que seria possível ajustar seu cronograma de implantação à evolução futura da demanda e da disponibilidade tecnológica.

A usina, cuja construção foi iniciada em 24/11/1975, teve o início de sua operação comercial em 10/11/1984. A potência instalada na 1 ª Etapa é de 4 000 MW, em 12 unidades hidrogeradoras de 330 MW e 2 unidades auxiliares de 20 MW cada. A segunda etapa, já em implantação, prevê a adição de mais 11 unidades de 375 MW, levando a potência total instalada para 8.000 MW.

Em potência instalada, Tucuruí é a maior usina hidroelétrica 100% Brasileira. (A usina de Itaipu tem potência instalada maior, 14.000 MW, mas é dividida entre o Brasil e o Paraguai.) Seu vertedouro, com capacidade para 110.000 m³/s, é o segundo maior do mundo. A construção foi iniciada em 24 de novembro de 1974A usina foi inaugurada em 22 de novembro de 1984 pelo presidente João Figueiredo com capacidade de 4000 MW, ampliados em meados de 2010 para 8.370 MW.

Atualmente Tucuruí supre o mercado de energia elétrica constituído pela região polarizada por Belém e pelo sudeste do Estado do Pará, Estado do Maranhão e norte de Goiás, bem como outros estados da região Nordeste do Brasil através da interligação com o sistema CHESF e ainda, complementarmente, as regiões Sudeste UHE Tucuruí.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (162.5 Kb)   docx (687.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com