TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO HISTÓRICO: FEUDALISMO, PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, RELAÇÕES DE PRODUÇÃO, POR QUE ACABOU?

Por:   •  27/1/2023  •  Relatório de pesquisa  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

CONTEXTO HISTÓRICO: FEUDALISMO, PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, RELAÇÕES DE PRODUÇÃO, POR QUE ACABOU?

Para Saes; Saes (2013, p. 58) o feudalismo foi um sistema político e econômico onde o poder político esteve fracionado do ponto de vista geográfico em uma área territorial sob domínio de um senhor, denominada de “feudo”. Assim, a sociedade feudal foi, em sua maioria, agrária com sua organização social determinada pela ligação com a terra, também caracterizada por uma relação de servidão autossuficiência dos feudos (HUNT; LAUTZENHEISER, 2013).

A hierarquia social era formada por três classes distintas: os nobres, os senhores religiosos e os servos. Os senhores religiosos e a nobreza controlavam a terra e, consequentemente, formavam as classes dominantes e se apropriavam da produção dos servos em troca de proteção militar e religiosa (HUNT; LAUTZENHEISER, 2013, p. 60).

Segundo Hunt; Lautzenheiser (2013, p. 45) o senhor feudal vivia do trabalho dos servos que cobrava impostor e tomava parte de sua produção por cultivarem em suas terras, o servo também tinha uma série de obrigações com o senhor, o que tornava essa relação desigual e de caráter exploratório por parte do senhor.

De acordo com Hunt; Lautzenheiser (2013, p. 49) vários fatores são responsáveis pela crise que deu fim ao feudalismo. O crescimento da produção agrícola levou a disponibilidade do excedente da produção tanto para o mercado interno quanto para o mercado externo. Os avanços tecnológicos na energia e nos transportes possibilitou o crescimento das cidades, o surgimento da indústria e do comércio de longa distância, o que enfraqueceu a agricultura. O surgimento de epidemias também foi um fator que contribuiu para o fim do sistema feudal (SAES; SAES 2013, p. 71).

As cidades tornaram-se independentes, complexos sistemas de leis baseados em códigos precisos foram estabelecidos, diferentemente dos costumes e tradições vigentes nos feudos. Os artesãos, que antes eram responsáveis desde a produção até a venda abandonaram as terras e tornaram-se trabalhadores assalariados (HUNT; LAUTZENHEISER, 2013, p. 51).

A partir do século XV a Europa Ocidental mudara drasticamente, os senhores feudais estavam enfraquecidos, as cidades e a indústria em grande expansão, o servo deu lugar ao trabalhador assalariado, uma nova classe social ganhou força e novas relações de produção começaram a surgir (HUNT; LAUTZENHEISER, 2013, p. 51 – 53).

 

REFERÊNCIAS

SAES, Flávio Azevedo Marques de; SAES, Alexandre Macchione. História econômica geral. 2013.

HUNT, E. K. , História do Pensamento Econômico. 3ª. Ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com