TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO HISTÓRICO DAS PRINCIPAIS TEORIAS DA GEOPOLÍTICA

Por:   •  29/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

JOÃO DA SILVA SANTOS

CONTEXTO HISTÓRICO DAS PRINCIPAIS TEORIAS DA GEOPOLÍTICA

RIO DE JANEIRO

2021

ALFRED T. MAHAN

O almirante americano foi responsável por postular em seu livro “The Influence of Sea Power Upon History” (1890) ideias sobre como pensar o território naval de um estado que são perpetuadas até os dias de hoje. De acordo com Mahan, o mar é condição de poder e fator de afirmação de poder sobre outros e esse entendimento de política internacional anárquico com ênfase no território como posse e demonstração de poder é um dos fundamentos de diversas forças armadas ao redor do mundo até os dias de hoje.

A percepção de poder e território de Mahan se deu muito em torno de sua percepção dos Estados Unidos, assim como a Grã-Bretanha, como uma massa territorial circundada pela Eurásia e ameaçados por um possível vizinho hostil ou aliança hostil entre vizinhos. Além disso, ao final do século XIX ele pôde perceber a importância da hegemonia naval britânica através dos confrontos da “Baleia com o Urso”, onde a Inglaterra era responsável por não permitir o acesso da Rússia a mares quentes de diversas formas.

A importância do domínio dos mares ficou evidente após a guerra hispano-americana, 18 anos após dos postulados de Mahan, onde os americanos expulsaram os espanhóis do território cubano e tornaram Cuba na “Las Vegas caribenha”. Mais que apenas um retiro de prazeres, o território caribenho representava um domínio sobre Golfo do México e influencia no Mar do caribe afirmando o poder naval norte – americano. Mesmo anos mais tarde saindo do território, a influência estadunidense sobre Cuba perdurou por muito tempo mesmo após o alinhamento com a extinta União Soviética.

Por fim, hoje mais de cem anos após os postulados de Mahan sobre a importância do território marítimo, podemos observar seus ideais presentes em inúmeras forças armadas ao redor do mundo e até aqui no Brasil. O conceito de Amazônia Azul, muito forte na marinha brasileira, é um ótimo exemplo disso, não necessariamente os militares leram Mahan, mas os conceitos perpetuaram-se na política internacional e na forma de pensar a defesa do território até os dias atuais.

FRIEDRICH RATZEL

O pensador alemão conhecido como o pai da geopolítica é um dos maiores pensadores da política internacional moderna e, diferente do que muitos associam, não era nazista, apenas teve seus postulados destorcidos em função de um ponto de vista radical genocida. Para Ratzel, a força de um estado estava estritamente ligada à concepção do espaço, ou seja, sua formação, extensão, recursos naturais e etc., mas também sua posição e também seu povo.

Assim como Mahan, as proposições do alemão foram pensadas no contexto político internacional do final do século XIX, mais precisamente pouco tempo após a unificação da Alemanha, composta pelo reino da Prússia e alguns outros pequenos reinos do entorno. Tendo isso em vista, o território alemão da época além de grande era dotado de qualidades geográficas que qualquer potência da época almejava e, por isso, inclusive ocasionou na união de Rússia e Inglaterra contra a emergente potência Alemã.

Dessa forma, Ratzel vislumbrava um estado que bebia de duas grandes fontes intelectuais, o evolucionismo de Darwin expresso na ideia de darwinismo social, poucos evoluíram e, portanto, são mais engenhosos e capazes de moldar melhor o território, e no positivismo de Comte expresso na ideia de determinismo geográfico, que é a aludida relação do estado e seu território.

Portanto, Friedrich defendia a ideia de um estado que era capaz de organizar seu espaço de maneira eficaz e, por isso, possuía um território grande surgindo aí a ideia de Libensraum (espaço vital). O território é compatível com as necessidades do povo, este por sua vez é evoluído o suficiente para saber organizar o espaço e o território é tão grande quanto a capacidade organizacional desse povo.

Anos mais tarde após a primeira guerra, o Império Alemão havia ruído com o conflito e perdido alguns territórios como a Alsácia – Lorena e colônias na África, ao passo que Hitler consolidava as ideias nazistas nos anos 1920. Ora, se para Ratzel o espaço vital de um estado era essencial para um estado na política internacional a fim de se estabelecer como potência econômica na região, para Hitler foi a cereja do bolo que precisava para concretizar seus ideais grotescos em um ex – império de ego ferido pela guerra buscando manter um status quo de outrora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com