TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização dos Materiais Geossintéticos Para os Aterros Sanitários

Por:   •  28/11/2022  •  Artigo  •  3.774 Palavras (16 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 16

Utilização dos Materiais Geossintéticos Para os Aterros Sanitários


Using Geosynthetics Materials For Landfills

Janaína de Melo Oliveira¹

Janaína Pilar Cambuí²

Prof. Heitor Soares Moreira³

Resumo

Este artigo irá relatar a importância dos materiais geossintéticos para a implantação de aterros sanitários. Os materiais geossintéticos são inovadores, contribuem com diversas soluções em várias áreas da engenharia, economizando tempo no momento da execução e substituem muito bem alguns materiais naturais, deixando a obra mais prática e econômica. A preocupação com a proteção ao meio ambiente realça ainda mais a importância da aplicação dos geossintéticos que cumprem um papel fundamental na construção de um aterro sanitário.

Palavras-chave: Geossintéticos – aterros sanitários – geomembrana

Abstract

This article will describe the importance of geosynthetic materials for the implementation of landfills. The geosynthetic materials, are innovative, bring several solutions in various areas of engineering, saving time at runtime and replace some fine natural materials, making the work more practical and economical. Concern for environmental protection further enhances the importance of the application of geosynthetics that play a fundamental role in the construction of a landfill.

Keywords: Geosynthetics - landfills – geomembrana

_____________________________

¹Estudante do curso de Engenharia Civil com ênfase em transporte e logística da Faculdade Kennedy

²Estudante do curso de Engenharia Civil com ênfase em transporte e logística da Faculdade Kennedy

³Orientador – Heitor Soares Moreira. Professor na Faculdade Kennedy

Introdução

Os lixões são a maneira incorreta de disposição final dos resíduos sólidos, diretamente lançados ao solo, sem qualquer tipo de tratamento, drenagem ou barreira de isolamento. Não há controle ou monitoramento sobre o material depositado, atraindo vários vetores, além de riscos de incêndios  causados pelos gases gerados pela decomposição do lixo. Correndo o risco de contaminação direta do solo pelo chorume, podendo atingir até mesmo os lençóis freáticos da região.

Os resíduos sólidos urbanos são constituídos pelas fases sólido, líquido e gasoso, primeiramente se encontram sólidos, depois, devido aos processos de digestão e infiltração de água de chuvas surgem as fases líquidas (chorume) e gasosas (gás metano e outros).

O aumento considerável da quantidade de matérias primas usadas nas indústrias somado com o aumento dos resíduos sólidos urbanos, solicitam ainda mais a utilização de aterros sanitários, que cada vez mais devem atender aos requisitos ambientais, através de drenagem adequada de gases e chorume, isolamento do lixo e chorume do solo evitando a contaminação direta de águas superficiais, subterrâneas e de solos adjacentes. Devem ser projetados de acordo com as funções específicas dos materiais naturais e artificias que serão usados.

Os materiais geossintéticos trazem a inovação de técnicas que possibilitam tornar um aterro sanitário mais seguro se destacam pela praticidade de instalação de seus materiais e por seus valores acessíveis.

Alguns geossintéticos que podem ser utilizados em obras de aterros sanitários são: geogrelhas que promovem o reforço do solo; georredes usadas como colchão drenante; geomembrana que é uma espécie de manta usada como barreira para líquidos e gases; geocompostos usados para separação, filtração e drenagem; geocompostos argilosos (GCL’s) usado como barreira hidráulica contra infiltrações; geotubos usados como dreno e conduzem o chorume para um sistema de tratamento; geotêxteis usados para filtração ou como colchão protetor para a geomembrana.  

As vantagens para uso desses materiais esta na praticidade de aplicação e na durabilidade que eles oferecem. São materiais produzidos com rigoroso controle de qualidade o que assegura o desempenho em solicitações físicas, mecânicas e químicas. São fornecidos em diversas espessuras e em painéis pré-confeccionados para a construção do aterro conforme a necessidade do projeto/obra.

O presente artigo tem por finalidade estudar a utilização dos materiais geossintéticos em aterros sanitários e cumprir as exigências da disciplina Higiene Social e Limpeza Urbana do curso de Engenharia Civil das Faculdades Kennedy.

Para realização do trabalho será feito revisão bibliográfica em livros, sites especializados, teses, dissertações e artigos científicos.

A problemática dos Resíduos Sólidos Urbanos

Um dos maiores desafios dos grandes centros urbanos, hoje em dia, trata-se da disposição correta e segura dos Resíduos Sólidos Urbanos - RSU. Com o crescente aumento da geração nos últimos anos, demanda da sociedade alternativas para sua disposição e/ou tratamento. Para cidades Metropolitanas o desafio de encontrar um local ideal para um novo aterro é maior devido ao impacto causado na vizinhança e as restrições de áreas por motivos de preservação ambiental.

Devido a todas as exigências da vida moderna, como embalagens mais resistentes, o consumo exagerado de produtos em geral, isso tudo exige muito da industrialização de produtos que tendem cada vez mais a buscar a matéria prima na natureza e o crescimento no que se trata de reciclagem, não consegue acompanhar este crescimento, gerando cada vez mais resíduos sólidos que são descartados de maneira incorreta.

Segundo Hammes (2004), a cada dia surge um novo produto ainda mais atraente e competitivo, o marketing que se encarrega de lança-lo no mercado, surgindo assim um lixo desnecessário. A população mundial vai dobrar nos próximos 50 anos e o lixo vai quintuplicar, se continuarmos nos mesmos padrões de consumo. No Brasil, os resultados dos censos do IBGE de 1989 e 2000 mostram que, enquanto a população aumentou 16%, a quantidade de lixo coletado no mesmo período aumentou em 56%.

Segundo Lajopo (2003) na década de oitenta, a população mundial teve um crescimento de 18% e o lixo de 25%, no Brasil, 240 mil toneladas de lixo domiciliar são geradas diariamente, perfazendo uma produção média maior do que 1 kg por habitante/dia.

A destinação dos resíduos sólidos torna-se mais complexa, conforme o nível de industrialização aumenta juntamente com a intensidade de consumo, que utiliza diversos tipos de materiais em sua fabricação. Proibir o crescimento do consumo e da produção, trata-se quase de uma alterativa falsa, e pode acarretar outros problemas como o desemprego. Deve-se criar soluções criativas para este problema, como por exemplo a reciclagem destes produtos  tornando-os novamente uma matéria-prima (Valle, 2004, p.96).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (432.5 Kb)   docx (792.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com