TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIBRAÇÃO SOB CONDIÇÕES FORÇANTES GERAIS

Por:   •  8/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE GOIÁS CÂMPUS GOIÂNIA

DEPARTAMENTO DE ÁREAS ACADÊMICAS IV

COORDENAÇÃO DA ÁREA DE MECÂNICA

VIBRAÇÃO DE SISTEMAS MECÂNICOS

VIBRAÇÃO SOB CONDIÇÕES FORÇANTES GERAIS: EXERCÍCIOS

(Grupo 6)  

Alunos:

LUIZ FELIPE DE AZEVEDO PEREIRA

LEONARDO CAMBUIM

MATTEUS MESQUITA PAIVA

Professor:

EIDER LUCIO DE OLIVEIRA

GOIÂNIA

Março de 2017

1. Introdução

Este Trabalho tem por objetivo resolver dois exercícios sobre vibração sob condições forçantes gerais. Onde os mesmos serão desenvolvidos analiticamente e computacionalmente. Para o desenvolvimento analítico, sabe-se que a expansão por série de Fourier permite a descrição de qualquer função no domínio do tempo ou da frequência.

Segundo Rao (2008), Se a função forçante for periódica, mas não-harmônica a mesma pode ser substituída por uma soma de funções harmônicas por do meio do procedimento de análise harmônica. Utilizando o princípio da superposição, a resposta do sistema pode ser determinada pela superposição das respostas harmônicas individuais. Entretanto, se o sistema estiver sujeito a uma força não periódica exercida repentinamente, a resposta envolverá vibração transitória. Onde a resposta transitória de um sistema pode ser determinada utilizando o método das transformadas de Laplace.

 

2. Aspectos Teóricos

2.1. Resposta à força periódica geral

Segundo Rao (2008), quando a força externa ‘F(t)’ é periódica com o período  , ela pode ser expandida em uma série de Fourier.[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Onde   é a frequência fundamental e , , , ...,  ,  são coeficientes constantes. As Equações 2, 3 e 4 mostram os resultados separadamente para o cálculo dos coeficientes supracitados. [pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

Desta forma a equação de movimento do sistema pode ser expressa como.

[pic 13]

[pic 14]

O lado direito dessa equação é uma constante mais uma soma de funções harmônicas. Pelo princípio da superposição, a solução em regime permanente da Equação 6 é a soma das soluções em regime permanente dos três casos a seguir.

Caso 1.

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

[pic 18]

Logo, substituindo as Equações 8, 9 e 10 na Equação 7 encontra-se o valor da solução de ‘x(t)’ que é mostrado na Equação 11.

[pic 19]

Caso 2.

[pic 20]

[pic 21]

[pic 22]

[pic 23]

Sabe-se que ‘X’ e ‘ϕ’ são constantes a determinar. ‘X’ e ‘ϕ’ denotam a amplitude e o ângulo de fase da resposta respectivamente. Substituindo as Equações 13, 14 e 15 na Equação 12, desenvolvendo assim as equações e fazendo as devidas substituições matemáticas a solução da equação 12 está expressa na equação 16.

[pic 24]

Onde a razão de frequências ‘r’, dado pela Equação 17 e o fator de amortecimento, , na Equação 18, substituindo na Equação 16.[pic 25]

[pic 26]

[pic 27]

[pic 28]

 

[pic 29]

Caso 3.

[pic 30]

[pic 31]

[pic 32]

[pic 33]

        Substituindo as Equações 22, 23 e 24 na Equação 21, e seguindo de forma análoga que foi feito anteriormente, caso 2, e o no final substituindo o valor da razão de frequências no resultado, a solução está na Equação 25.

[pic 34]

        Onde

[pic 35]

        Dessa, forma a solução completa da Equação 6 para regime permanente é dado por

[pic 36]

        De acordo com a Equação 23, percebe-se que a amplitude e o deslocamento de fase correspondentes ao n-ésimo termo dependem ‘n’ . Se ‘nω = ωn para qualquer ‘n’, a amplitude da harmônica correspondente será comparativamente grande. Isso será válido, em particular, para pequenos valores de ‘n’ e . Ademais, à medida que ‘n’ fica maior, a amplitude torna-se menor, e os termos correspondentes tendem a zero. Assim normalmente, alguns dos primeiros termos são suficientes para obter a resposta com precisão razoável. [pic 37]

2.2.         Transformadas de Laplace

        Segundo Rao (2008), o método da transformada de Laplace pode ser usado para determinar a resposta de um sistema a qualquer tipo de excitação incluindo os tipos harmônicos e periódico. Esse método pode ser usado para a solução eficiente de equações diferenciais lineares, em particular as quem têm coeficientes constantes. Ele permite a conversão de equações diferenciais em equações algébricas, que são mais fáceis de manipular. As principais vantagens do método são que ele pode tratar funções descontínuas sem qualquer dificuldade particular e que leva automaticamente em conta as condições iniciais.

        De acordo com a equação do movimento de base, têm-se

[pic 38]

A transformada de Laplace da equação do movimento considerando as condições iniciais nulas.

[pic 39]

Algumas propriedades da de Laplace são importantes para o desenvolvimento das questões, abaixo estão listadas algumas de acordo com Rao (2008).

[pic 40]

[pic 41]

Tabela 1: Pares de Transformadas de Laplace

Domínio de Laplace

Domínio do tempo

[pic 42]

[pic 43]

[pic 44]

[pic 45]

Ainda segundo Rao (2008), para resolver um problema de vibração usando o método da transformada de Laplace, são necessárias algumas etapas, são elas: Escreva a equação de movimento do sistema, Transforme cada termo da equação usando condições iniciais conhecidas, resolva para a resposta transformada do sistema, obtenha a solução desejada (resposta) usando transformação inversa de Laplace. Algumas outras propriedades e pares de transformadas de Laplace, além das que estão mostradas na Tabela 1, estão em anexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (510.5 Kb)   docx (633.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com