TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Volumetria de Neutralização

Por:   •  14/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

GR03286 – Laboratório de Química Aplicada

VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO

JOAO PEDRO DE LIMA MONTICELLI 002201901402

KARINA GABRIELLY DA SILVA 002201903779

25/09/22

ITATIBA

RESUMO

Texto com no mínimo 5 linhas e no máximo 15 linhas, descrevendo os principais objetivos do experimento e resultados alcançados.

INTRODUÇÃO

 A volumetria compreende os métodos baseados na reação de neutralização. Com soluções padrões ácidas podem ser determinadas substâncias alcalinas e com soluções padrões alcalinas são determinadas substâncias ácidas. Tanto na acidimetria como na alcalimetria, o ponto estequiométrico coincide com o ponto de neutralidade.

No experimento a seguir temos como objetivo estudar princípios da volumetria para determinação da concentração de um soluto na solução. Fazendo a titulação entre ácido forte e base forte, e titulação entre ácido fraco e base forte.

Ácidos fortes são eletrólitos fortes que, para efeitos práticos, se consideram completamente ionizados em água. A maioria dos ácidos fortes são ácidos inorgânicos: ácido clorídrico (HCl), ácido nítrico (HNO3), ácido perclórico (HClO4) e ácido sulfúrico (H2SO4). Tal como os ácidos fortes, as bases fortes são eletrólitos fortes que se ionizam completamente em água. Hidróxidos de metais alcalinos e de certos metais alcalino-terrosos são bases fortes.

A maior parte dos ácidos são ácidos fracos que, em solução aquosa, estão parcialmente ionizados. No equilíbrio, as soluções aquosas de ácidos fracos contém uma mistura de moléculas do ácido não ionizadas, H3O+ e a base conjugada. O ácido fluorídrico (HF), o ácido acético (CH3COOH) e o íon amônio são exemplos de ácidos fracos.

METODOLOGIA

Materiais e Reagentes:

-Béquer;

-Balão Volumétrico;

-Balança Analítica;

-Pipeta graduada;

-Água Destilada;

-Bureta;

-Suporte universal;

-Garras;

-Erlenmeyer;

-HCL;

-NaOH;

-Fenolftaleína;

-Biftalato de Potássio;

-Ácido Acético;

-Vinagre.

Inicialmente preparou-se as soluções:

  1. Preparou-se 250 mL de solução NaOH 0,1 mol/L. Calculou-se a massa de NaOH necessária. Tarou-se a balança com um béquer de 50 mL e, dentro dele, pesou-se o NaOH e após dissolveu-se em água destilada. Foi transferido a solução para um balão volumétrico de 250 mL e após completado o volume com água destilada.

  1. Preparou-se 100,0 mL de HCl 0,10 mol/L (PM = 36,5 g/mol, densidade = 1,19 g/mL, Teor de

pureza = 36%). Calculou-se o volume de HCl concentrado necessário para preparar 100,0 mL da solução 0,10 mol/L. e com o auxílio de uma pipeta graduada foi pipetado e transferido para um balão de 100,0 mL

já contendo uma boa quantidade de água destilada. Completou-se o volume com água até o traço de aferição do

balão. Homogeneizou-se a solução.

  1. Para a padronização da solução NaOH 0,1 mol/L. Pesou-se exatamente cerca de 0,5 g de biftalato de potássio(previamente triturado e dessecado a 120°C durante 2 horas) e dissolveu-se em um erlenmeyer com 75 mL de água destilada. Juntou-se 3 gotas de fenolftaleína (que foi usada como solução indicadora) e titulou-se com solução de hidróxido de sódio até o aparecimento de

cor rosa claro persistente por 30 segundos. (PM = 204,33 g/mol do biftalato de potássio)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com