TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A empresa fornece ou problemas com a produtividade dos funcionários? QUAL É O TIPO DE PROBLEMA? COMO VOCÊ TRABALHA COM ESTES?

Trabalho acadêmico: A empresa fornece ou problemas com a produtividade dos funcionários? QUAL É O TIPO DE PROBLEMA? COMO VOCÊ TRABALHA COM ESTES?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.829 Palavras (12 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 A EMPRESA 4

2.1 QUAL O PORTE DA EMPRESA, O ESTILO DE GESTÃO DA MESMA EM RELAÇÃO AS ABORDAGEM DA ADMINISTRAÇÃO E TAMBÉM O ESTILO DE LIDERANÇA EXISTENTE? .........................................................................................5

2.1.1 DESDOBRAMETO DA TEORIA COMPORTAMENTAL...................................5

2.1.1.1 TEORIA X E Y...............................................................................................6

2.1.1.1.1 ESTILOS DE LIDERANÇA..........................................................................6

3 O PROBLEMA........................................................................................................9

3.1 A EMPRESA ENFRENTOU OU ENFRENTA PROBLEMAS COM OCIOSIDADE PRODUTIVA DOS COLABORADORES? QUE TIPO DE PROBLEMAS? COMO LIDA COM ESTES? ...............................................................9

3.2 MINHA CONTRIBUIÇÃO PARA MELHORAR OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA EMPRESA, OU SEU PREOCESSO DE GESTÃO..............10

3.3 VISÃO ECONÔMICA DOS CUSTOS DESTES PROBLEMAS PARA A EMPRESA. OBJETIVOS OU METAS PARA COMBATÊ-LOS. AS ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PENSADAS PELA EMPRESA PARA CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO........................................................................................................11

4 CONCLUSÃO.......................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

A administração ocupa-se de maximizar a produção de bens e serviços, segundo o padrão desejado e usando a menor quantidade (ou o melhor conjunto) dos recursos disponíveis. Pode-se dizer que a economia estuda como as pessoas usam os recursos para produzir os bens. Para a realização desta produção textual busquei uma empresa e realizei uma visita e uma pesquisa relacionada às teorias trabalhadas nas disciplinas, com foco nos princípios relacionados as propostas dos professores questionando os seguintes pontos:

a) Qual o porte da empresa, o estilo de gestão da mesma em relação às abordagem da administração e também o estilo de liderança existente?

b) A empresa enfrentou ou enfrenta problemas com ociosidade produtiva dos colaboradores? Que tipo de problemas? Como lida com estes?

c) De que maneira é possível contribuir para melhorar os problemas enfrentados pela empresa, ou seu processo de gestão?

d) Considerar e relacionar o modelo de gestão e o estilo de liderança com a teoria existente. Investigar problemas enfrentados pela empresa, o tipo destes, bem como a forma pelo qual estes são tratados. Como poderia contribuir para sanar os problemas na empresa.

e) Verificar se a uma visão econômica dos custos destes problemas para a empresa. Se a empresa tem um objetivo ou meta para combatê-los. E quais são as estratégias de crescimentos pensadas pela empresa para curto, médio e longo prazo.

2 A EMPRESA

A UTC Engenharia S.A. é uma das principais empresas brasileiras de sistema de Gestão Integrada (SGI) na área de serviços em engenharia industrial. Fundada em 1974, sua atuação é destacada nos segmentos de produção e processamento de petróleo e gás, petroquímica, geração de energia, siderurgia, papel e celulose, metalurgia, construção e manutenção industrial.

As atividades à disposição desses setores da economia concentram-se em gerenciamento, construção, montagem e manutenção, aplicadas tanto a pequenas unidades como a complexos integrados de grande porte, incluindo plataformas offshore.

Sendo uma das controladas da UTC Participações (Empresa Holding), a UTC Engenharia é um dos principais players no mercado nacional no setor EPC- Pngineering, Procurement and Construction, tendo duas Bases de Operações Offshore no Estado do Rio de Janeiro, ambas localizadas estrategicamente próximas à Bacia de Campos e ao Polo de Construção Naval da Baía de Guanabara. Uma delas, no município de Niterói, detém área de 112 mil m² que possibilita a construção de módulos e outros componentes simultaneamente. A outra, em Macaé, com 91 mil m², sendo 8,3 mil m² de área construída, atua nos serviços de apoio offshore a montagem, manutenção, assistência técnica, acabamento e modificações para as plataformas de óleo e gás. Essas Bases estão totalmente preparadas e aparelhadas com equipamentos de alta tecnologia, prontas para executar projetos de alta complexidade, inclusive para a demanda do pré-sal.

A empresa utiliza-se do sistema de Gestão Integrada na área de serviços em engenharia industrial.

2.1 QUAL O PORTE DA EMPRESA, O ESTILO DE GESTÃO DA MESMA EM RELAÇÃO AS ABORDAGEM DA ADMINISTRAÇÃO E TAMBÉM O ESTILO DE LIDERANÇA EXISTENTE?

Localizada na região norte do Estado do Rio de Janeiro, a Base de Operações Offshore Macaé, situada próxima à Bacia Petrolífera de Campos, conta com mais de 500 funcionários, tornando-a assim uma empresa de grande porte com todos os equipamentos de ponta necessários para prestar serviços de manutenção, melhorias operacionais, modificação de plataformas de petróleo e gás, construção de skids, pré-fabricação de tubulações e construção eletromecânica, entre outros.

Seguindo a demanda de investimentos para melhoria da eficiência operacional da Bacia de Campos, no ano de 2012 a Base de Operações Offshore da UTC ampliou suas instalações, passando de 25 mil m² de área total para 91 mil m², sendo 8,3 mil m² de área construída.

Nesta Base, a UTC Engenharia está preparada para dar a melhor e mais competitiva solução para o dimensionamento de peças e componentes e o seu embarque e transporte em grau máximo de competência, além de dispor de mão de obra especializada, infraestrutura e equipamentos necessários para o fornecimento de serviços dentro de prazos e com a qualidade requerida.

Com capacidade para atender mais de 30 plataformas simultaneamente e produzir 120 ton./mês de tubulação e 40 ton./mês de estrutura leve, a Base de Operações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com