TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O problema quando a implantação da qualidade dos resíduos em empresas

Artigo: O problema quando a implantação da qualidade dos resíduos em empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Artigo  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

Uma das preocupações quando da implantação da qualidade é com os desperdícios dentro das empresas. Esta preocupação aumenta a medida que o material desperdiçado é caro e/ou escasso. Qual é, no entanto, a empresa que se preocupa com o desperdício do conhecimento? Embora o seu desperdício não possa ser, diretamente, quantificável, com certeza, o conhecimento é um bem escasso. A grande vantagem, no entanto, é que o conhecimento, ao contrário, dos demais materiais, pode ser reposto. Desta forma as organizações, além de evitar o desperdício do conhecimento, deveriam se preocupar com a sua produção. Produção que vem através dos meios formais de educação e, a nível de empresa, que deveriam vir, principalmente, através de investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

Tais ferramentas da qualidade passam a ser de grande utilidade no momento em que as pessoas que compõem a organização começam a dominar e praticar o método PDCA de gerenciamento de processos, com a necessidade de trabalhar e dominar as técnicas de tratamento das informações, denominadas Ferramentas da Qualidade dentro do sistema de gestão pela qualidade e produtividade.

Contudo, podemos afirmar que ao aplicar a gestão da qualidade, teremos uma melhoria continua nos processos que serão aplicados, na qualidade dos serviços com plena satisfação dos clientes, mobilizando os setores de serviços e também de produção. A maioria já consegue vislumbrar a mudança como necessária e precisa. A prática da qualidade é um processo dinâmico e que deve ser sempre praticada para não provocar acomodação das soluções geradas na simples otimização do processo atual.

A qualidade passou a fazer parte da gestão das empresas brasileiras fazendo com que elas se tornassem mais competitivas, hoje as empresas são mais concorrentes que no ano passado.

Os clientes são mais exigentes, e as demandas vão ficando cada vez maiores. Ha vários fatores que acreditamos ser importante para que as empresas caminhem nesse sentido.

Primeiro fator, é importante ter um sistema integrado de gestão para que sirva de plataforma para todas as metodologias e ferramentas que deverão ser trabalhadas. É uma fase fundamental para qualquer empresa que queira mudar a sua cultura empresarial com relação à qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com