TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A energia que vem dos alimentos

Por:   •  8/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 6

O número de pessoas que são atingidas pela fome em nível mundial diminuiu em mais de 100 milhões na última década, mas há ainda cerca de 805 milhões , ou seja, um de cada nove habitantes do planeta não tem alimentos suficientes.

O problema é que há muita demanda e terra não suporta, em um mundo com fome para os produtos agrícolas, o dilema é que cada hectare de terra cultivável só pode ser utilizado para uma finalidade em um determinado momento. As batatas não podem ser cultivadas onde o milho é cultivado, onde o centeio é cultivado, não há espaço para a aveia, este conflito fundamental eleva os preços para as culturas agrícolas. Vários grupos ambientalistas culparam a crescente  demanda internacional de biocombustíveis. Afinal, os preços dos grãos foram os primeiros a aumentar, e algumas variedades de biocombustíveis são produzidos a partir de grãos.

Na época da exportação de petróleo arabe na década de 1970, os países importadores estavam começando a se perguntar se não havia outras  alternativas para substituir o petróleo, em vários países, particularmente no Brasil ,e em vários países europeus, e nos Estados Unidos, a idéia de cultivar lavouras para produzir combustível para carros era atraente.

 A indústria de biocombustíveis modernos foi lançado. Este foi o início do que se tornaria uma das grandes tragédias da história, o Brasil foi capaz de criar um programa de etanol, combustível próspero com base em cana de açúcar, cultivada em regiões tropicais e subtropicais e cresce durante todo o ano. Uma variedade de culturas podem ser usados para produzir o biodiesel. Na Europa, onde o óleo de semente de girassol, óleo de palma e óleo de canola estão levando “óleos de mesa”,para o biodiesel,  o óleo  de canola é usada mais freqüentemente para o biodiesel. Da mesma forma, que nos Estados Unidos, a soja e o milho é a principal matéria-prima de biodiesel. Em outros lugares, o óleo de palma é amplamente utilizado tanto para a alimentação e para a produção de biodiesel,

A capacidade de converter enormes volumes de grão em combustível significa que o preço do grão está agora mais estreitamente ligado ao preço do petróleo do que nunca. Se o preço do combustível a partir de grãos cai abaixo de que a partir de óleo, então o investimento na conversão de grãos em combustível irá aumentar. Se o preço do milho aumenta o suficiente, no entanto, como ele pode muito bem fazer, destilação de grãos para a produção de combustível pode não ser mais rentável.

Combustíveis e outras fontes de energia

Biomassa celulósica.

As plantas que não concorrem com fontes de alimento ou requerem combustíveis fósseis para crescer podem ser convertidos em combustíveis que sejam verdadeiramente sustentáveis. Biomassa celulósica é a matéria-prima mais abundante na terra, porque não é preciso muita energia para crescer e colheita. Biomassa celulósica inclui materiais como madeira (de mortos e árvores em decomposição), algas, palha de milho, cânhamo, e grama

Milho

O milho é fácil de transformar em etanol porque consiste de amidos e açúcares, chamados sacarídeos. Sacarídeos compõem as porções comestíveis de plantas. Menores sacáridos chamados monossacáridos e dissacáridos são classificados como açúcares, e maiores chamados polissacarídeos são classificados como amidos.

Combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis são formados a partir de plantas fossilizadas e matéria animal. Milhões de anos atrás no Jurássico, dinossauros, peixes e outros animais percorriam o planeta. Quando eles se tornaram extintas, seus corpos eventualmente se tornaram enterrada sob camadas da terra. Plantas e organismos em decomposição que foram submetidas a pressão e aquecida ao longo de milhões de anos formam combustíveis fósseis.

Como é obtida a energia que faz nosso corpo funcionar?

A extração de energia dos alimentos é feita por um processo denominado oxidação biológica, que é um processo brando e feito em etapas sucessivas, basicamente em três etapas:

1: Digestão e absorção de alimentos

2: Oxidação biológica dos nutrientes

 3: Oxidação seguida da obtenção de ATP por óxido-redução

O desprendimento de energia contida nas ligações químicas dos elementos das moléculas combustíveis é capturado num composto chamado de Adenosina Tri Fosfato(ATP). A energia do ATP é gasta nos diversos processos endergônicos (gasto de energia) da célula. A energia obtida é constantemente reutilizada, o que obriga o organismo humano a balancear as suas reservas, com o consumo de mais alimento.

 O que você escolhe para comer e beber vai afetar o modo como você se sente, pensa, dorme, executa suas atividades e, finalmente, a sua saúde. Pense em calorias como uma unidade de energia (combustível) entregue ao corpo através de carboidratos, proteínas e gorduras. A água é o meio para quase tudo o que acontece no corpo, os carboidratos são as principais fontes de combustível para o exercício de alta intensidade. A proteína fornece os blocos de combustível e construção para construir músculos e reparação. Gorduras e colesterol alinham a parte externa de cada célula do nosso corpo, as gorduras monoinsaturadas, como as do abacate e azeite ajudam na redução na gordura da barriga, gorduras omega-3, a partir de alimentos como salmão, semente de linho, atum e sementes de chia pode abastecer um impacto anti-inflamatório no corpo, frutas e vegetais fornecem combustível para ajudar o nosso coração. Grãos integrais tem fibra que retarda a digestão dos alimentos e por sua vez pode equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (370.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com