TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ausência de ética gera perdas para a empresa

Resenha: A ausência de ética gera perdas para a empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Resenha  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

Falta de ética gera prejuízos á empresas

Se estudarmos as teses de vários filósofos sobre a ética, perceberemos que cada um terá um pensamento obtendo assim questões e respostas diferenciadas, tão logo podemos concluir que não há uma definição ao certo para a mesma.

Em contra partida podemos perceber pontos em comum realizando assim uma definição para maior e melhor entendimento: “A ética é a ciência, é a teoria que estuda a moral ( regra de conduta que atende determinado grupo)“.

Todos nós fazemos parte de organizações realizando assim atividades ocupacionais, onde estão inseridas regras, obrigações e até mesmo privilégios.

Cada empresa possuí suas normas e perante à elas temos que aprender agir com os códigos éticos pondo assim limites profissionais e inter- pessoais. Ser competente, ou seja, cumprir suas atividades com comprometimento e responsabilidade é essencial para que se torne uma pessoa ética não só na vida profissional mas também na vida pessoal.

Podemos citar como ética corporativa os seguintes exemplos: compromisso e confiabilidade, lealdade em relação aos colegas, lutar para melhores condições, manter-se atualizado e até mesmo denunciar autoridades.

Esses fatos nos comprovam que a ética não vem do nascimento mas sim é adquirida e organizada com o tempo.

Ser ético hoje em dia se tornou uma raridade e em alguns casos uma aberração, pois tudo que é mal se tornou normal, ser coerente e ético virou sinônimo de puxa saquismo, revolucionário ou careta.

Vários casos como o da Parmalat comprovam a importância da ética (principalmente no ramo empresarial) e como a falta dela pode trazer grandes prejuízos.

É claro que obter lucros e ter uma boa imagem no mercado é importante para qualquer empresa, mas ser ético é essencial para que isso aconteça. Não estamos falando apenas de colaboradores mas também de proprietários e acionistas. A falta de ética pode causar vários prejuízos e na maioria das vezes esses serão causados por roubos e até mesmo fraudes perante seus concorrentes

Vivemos e precisamos de organizações e dentro delas se encontram milhares de pessoas de diversos carateres, e são essas pessoas que farão uma empresa ética e bem sucedida ou uma empresa “ética e bem sucedida”.

A competitividade no mercado deve e precisa existir, mas que o ganho dela seja fruto de um esforço e trabalho ético, sem precisar passar por cima ou prejudicar algo ou alguém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com