TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A historia da eletricidade

Por:   •  23/11/2015  •  Resenha  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  5.008 Visualizações

Página 1 de 5

O vídeo narra fatos que levam no decorrer dos séculos a humanidade a conhecer e descobrir a importância da eletricidade para o mundo desde a descoberta da bomba de ar criada por Hauksbee até a descoberta dos campos elétricos e as ondas eletromagnéticas.

        O primeiro episódio começa contando que no inicio do século XVIII Isaac Newton após assumir a liderança da sociedade Real em Londres assiste a uma demonstração de Francis Hauksbee que demonstra sua capacidade de retirar o ar de dentro de uma esfera giratória com uma maquina chamada bomba de ar. Nesta experiência após ele girar a esfera com uma manivela todas as velas se apagavam, sendo possível vislumbrar uma luz nunca antes vista, fatos que até então eram atribuídos somente a Deus como fenômenos naturais. Tal descoberta por muitos anos foi usada apenas por mágicos e ilusionistas que se autodenominavam eletricistas. Hauksbee nunca se deu conta da importância de seu invento que foi responsável pelo inicio de uma revolução elétrica. Antes dele havia apenas a curiosidade pela eletricidade, os gregos da antiguidade esfregavam a mão em um âmbar para produzir choques leves enquanto que o invento de Hauksbee produziu eletricidade que poderia ser observada, e com a ajuda dos conceitos Iluministas foi possível dar a ciência espaço para ser estudada.

Em 1720 um incidente ocorrido com o experimento feito por Stephen Gray descobriu-se que a eletricidade poderia passar de alguns objetos para outros, sendo classificado como condutores e isolantes. Está descoberta é utilizada até os dias de hoje nas torres de transmissão, porém até 1730 Gray ainda não havia conseguido descobrir como reter a energia simulada. Ainda no século XVIII na Europa ocidental o cientista Pieter Van Musschenbroek em incansáveis experimentos utilizou a maquina de Hauksbee para reter a energia produzindo-a com a ajuda de uma garrafa com água recebendo o nome de Garrafa de Leyden. Mas os estudiosos da época não sabiam como utilizar essa maravilhosa descoberta. Somente Benjamin Franklin explicou pela razão, como aconteciam os fenômenos naturais, como os raios, quebrando paradigmas de que tudo era obra divina.

 Em 1752 Georges Louis Leclerc, Conde de Buffon, baseado nos relatos de Franklin realizou o experimento em proporções maiores conseguiu descobrir assim que o raio é constituído da mesma energia que o homem também consegue criar. Através do experimento da garrafa de Leyden Franklin concluiu que todo corpo tem em volta de si uma atmosfera elétrica que quando muito grande era positiva e quando muito pequena era negativa, segundo ele a eletricidade seria uma cara elétrica positiva sempre buscando anular a negativa explicando assim o mistério da garrafa de Leyden. No final do século XVIII as concepções religiosas e filosóficas de Luigi Galvani e Alessandro Volta conduziram os debates entre eles sobre como a eletricidade agia no corpo animal. Através de experiências bem sucedidas Volta comprovou a origem da eletricidade nos animais tornando-se famoso por isso.

        O segundo episódio destaca os avanços do homem com a descoberta da eletricidade já no inicio do século XX. Em 1820 Hans Christian Oersted constatou através do experimento entre uma bussola e uma agulha a existência do magnetismo conhecido hoje como eletromagnetismo.

Outro invento de destaque foi criado por Michael Faraday que após aprimorar o experimento de Oersted foi capaz de criar um aparelho que         convertia corrente elétrica em movimento continuo, ou seja, o primeiro motor elétrico da história. O mundo a vapor da época clamava pela utilização real da eletricidade e através de Wiliam Sturgeon (Grã-Bretanha) e Joseph Henry (Estados Unidos) e seus estudos sobre o eletroímã foi possível criar o telegrafo, a primeira invenção entregue a sociedade com o uso da eletricidade, a partir daí os avanços foram sem precedentes tornando-se possível a comunicação entre países.

Na década de 1880, Thomas Alva Edison tornou possível o uso da eletricidade em todas as casas através da criação da primeira usina elétrica dos Estados Unidos e aprimoramento da lâmpada. Em debates Thomas e Nikola Tesla buscavam a melhor forma de produzir energia, começando então a Guerra das correntes, onde eram disputados os lucrativos contratos sobre a iluminação de Nova Iorque. Em 1896 foi construída a usina elétrica nas Cataras do Niágara através dos geradores de CA idealizados por Tesla.

A última etapa destaca a importância da eletricidade na revolução mundial. Tudo começou com James Clerk Maxwell que utilizou a matemática para explicar a teoria do magnetismo e melhor ainda, como manipula-lo. Em 1888 Oliver Lodge comprovou as teorias de Maxwell sobre as ondas de eletromagnetismo, mas foi Heinrich Rudolf Hertz quem a apresentou ao mundo, por também buscava respostas para essa incógnita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com