TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Logistica Reversa no Campo Industrial: aplicação no reprocessamento do alumínio

Por:   •  4/6/2015  •  Artigo  •  6.101 Palavras (25 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 25

A importância da Logistica Reversa no Campo Industrial: aplicação no reprocessamento do alumínio

ROSA¹, Francisco Reginaldo; MATIAS², Jéssica de Souza; JUNHO², Bruno de Oliveira.

1Professor na Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS

2 Graduando na Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS

frrfrancisco@gmail.com;  bruno.junho91@gmail.com; jessicamatias_cxb@hotmail.com

RESUMO

O artigo discorre sobre a logística reversa que começa a ser analisada mais atentamente pelas empresas, visto a competitividade do mercado e exigências, por parte de governos e ONGs, de posturas responsáveis e de diferenciação das empresas no cenário mundial, principalmente em relação a conceitos ligados à sustentabilidade, pois o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Usualmente, pensamos em logística como um processo que gerencia, movimenta e armazenam diversos materiais visando o decréscimo de gastos da empresa e que venha garantir a satisfação dos clientes. Em contra partida, a logística reversa preocupa-se com a eficiência do fluxo de produtos por meio do aperfeiçoamento dos serviços de distribuição. Pretende-se, através de referencial bibliográfico conceituar a logística reversa, explanar como funciona a cadeia de pós-consumo; para esse fim utilizou-se o alumínio, relatando assim, as atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo, sendo estas medidas de conservação dos recursos naturais para garantir a médio e longo prazo um planeta com boas condições para as gerações futuras.

Palavras-chave: Logística Reversa, Alumínio; Reciclagem.

ABSTRACT

The importance of Reverse Logistics in the industrial field: Application in Aluminum reprocessing.

Keywords: Reverse Logistics, Aluminum; Recycling.

1. Introdução

Surgiu na sociedade o empenho em reprocessar produtos após seu consumo, ou seja, reciclar aqueles materiais que podem retornar ao mercado em forma original, como por exemplo, a lata de bebidas em geral.

Os dejetos produzidos pelo homem são considerados um dos responsáveis pela atual situação lamentosa do planeta. O lixo vem sendo apontado como um dos mais graves problemas ambientais urbanos da atualidade, podendo prejudicar a vida presente e futuras gerações, sendo formidável essa prudência para o desenvolvimento de sociedade equânime.

As ações sociais têm sido cada vez mais importantes, se tornando alvos das estratégias das organizações, que envolve o processo de reciclagem das matérias de pós-consumo, assim mantêm a preservação ambiental e consequentemente geram-se oportunidades de negócio.

A coleta do alumínio evita o esgotamento dos materiais primários para produção do alumínio, e o acumulo de lixo, pois segundo a Associação Brasileira do Alumínio – ABAL (O alumínio, 2006), sua decomposição natural demora aproximadamente 500 anos.

Dentre as economias, estão à energia, se gasta bem menos para injetar no mercado um alumínio reciclável do que um alumínio virgem, sendo que a qualidade do alumínio reciclável se mantém, o alumínio reciclado pode retornar ao processo de fabricação várias vezes sem perder a qualidade e as características básicas. A perda do alumínio é insignificante, podendo ser reaproveitado 100%. O processo de reciclagem, além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.

Nos últimos anos tem aumentado a ênfase à logística reversa por diversos motivos. Inicialmente, essa atenção provinha devido ao aumento da preocupação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, pois com o reaproveitamento do de alumínio deixa-se de gastar os recursos naturais que dão origem a itens como a lata de alumínio como a bauxita e, consequentemente, evita que o mesmo seja despejado de forma inadequada, prejudicando o meio ambiente.  Isso gerou leis com relação ao destino final dos produtos. Mas, ultimamente, a logística reversa vem recebendo um significado mais econômico do que ambiental. As empresas estão usando-a como um diferencial competitivo para diminuir os prejuízos e conquistar uma imagem de responsabilidade social frente aos clientes.  

2. Logística reversa

Para se entender melhor o assunto principal do trabalho, primeiramente é exposto conceitos referentes à logística que, resumindo, se trata do caminho que algum produto percorre desde sua fabricação até o seu consumo.

A logística, segundo Ballou (1993), “é uma atividade administrativa essencial que visa a eficiência do fluxo de produtos por meio do aperfeiçoamento dos serviços de distribuição”.

De acordo com Leite (2009), os primeiros estudos sobre logística reversa são da década de 1970 e 1980, com foco em reciclagem, e, a partir dos anos 90, vem se destacando no cenário empresarial. Os hábitos empresariais no Brasil revelam avanços importantes por causa do crescimento dos volumes em transação nos últimos anos, da difusão das principais ideias e da melhor compreensão dos objetivos da logística reversa, das possibilidades estratégicas e das oportunidades empresariais. A seguir, alguns autores exemplificam esse conceito.

“Logística reversa: em uma perspectiva de logística de negócios, o termo refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de materiais, reuso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura…” (Stock, 1998:20, Apud: Leite, 2003).

Ainda sobre o tema de logística reversa, pode-se destacar o conceito de Leite (2012):

Entendemos a Logística Reversa como a área da Logística Empresarial que planeja, opera e controla o fluxo, e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós - consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, através dos Canais de Distribuição Reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros( p.2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (393.3 Kb)   docx (327.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com