TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da recuperação química nas indústrias de celulose

Por:   •  15/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PITÁGORAS - UNOPAR

GERSON GERALDO

A importância da recuperação química nas indústrias de celulose

Eunápolis, maio de 2019.

GERSON GERALDO

A importância da recuperação química nas indústrias de celulose  

Monografia apresentada para o curso de graduação em Engenharia de Produção, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção.

Orientador: Camille Chaves Vicente.

Coorientador: Marcio Ronald Sella.

                                           Eunápolis, maio de 2019.

.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        PROBLEMA        7

4        OBJETIVOS        9

4.1        OBJETIVO PRINCIPAL        9

4.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        9

4.2.1        Descrever os processos envolvidos na extração de celulose.        9

4.2.2        Buscar em bibliografia a composição do licor preto;        9

4.2.3        Analisar emissões da Caldeira de Recuperação e do Forno de Cal        9

4.2.4        Analisar o valor agregado dos resíduos na geração de energia        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10


  1. INTRODUÇÃO

A indústria de celulose e papel é um dos setores os quais mais cresce no mundo, as novas plantas são concebidas para produzir um volume cada vez maior a um custo menor e de forma sustentável. O Brasil ocupa lugar de destaque neste cenário sendo o maior produtor de celulose de fibra curta, o 2º maior na produção de celulose e o 8º maior de papel (iba.org, 2018).

O setor de celulose, diferente de outros da economia nacional, gera a maior parte da energia que consome. A eficiência energética dos processos em conjunto com a utilização de fontes renováveis para geração de energia são as principais preocupações do setor, além de uma fonte extra de receita.  

Para a obtenção da licença ambiental os novos empreendimentos, nascem com uma ótica pautada na eco eficiência, produzindo mais com muito menos recursos. De acordo com (BRANDAO, 2015 pag 13) “o licor preto é considerado um subproduto problemático, pois em sua composição encontramos material orgânico, inorgânico e compostos gerados a partir da solubilização da lignina presente nas fibras de celulose”, o licor preto quando processado de forma adequada, tornou se uma fonte de energia inestimável para o equilíbrio energético e produtivo das as organizações.

O licor preto é gerado no processo de cozimento, ele é concentrado e posteriormente queimado na caldeira de recuperação e, desta forma, recupera-se os agentes químicos utilizados no cozimento e a transforma a energia dos componentes orgânicos do licor preto em energia térmica (D’ALMEIDA,1988). A energia liberada na queima é utilizada para produção de vapor, energia elétrica e para fins de aquecimento. Os componentes inorgânicos do licor denominados licor verde são enviados para um outro processo chamado Caustificação que tem a função de transformá-lo em licor branco o qual será novamente utilizado no processo de cozimento fechando o clico de recuperação.

O estudo sobre a importância da recuperação química nas indústrias de celulose tem grande relevância, visto que os gastos com make up de soda e sulfato, energia elétrica e obtenção de vapor de uma indústria do segmento são significativos. Compreendendo melhor o processo como um todo, novas tecnologias podem ser aplicadas para melhorar o potencial energético do ciclo de recuperação química, considerando que este processo é responsável por todo abastecimento energético da fábrica.

O presente estudo tem como finalidade abordar através das análises bibliográficas o processo de recuperação química nas indústrias do setor e qual a sua relevância econômica e para o meio ambiente na redução da emissão de resíduos com a avaliação dos processos envolvidos.

  1. JUSTIFICATIVA

Nos últimos anos a industrial de celulose tem passado por um intenso processo de investimento financeiro com a instalação de diversas unidade produtoras de celulose, que vão desde a aquisição e aumento de áreas de plantio de madeira até a qualificação de profissionais para atender demanda do mercado. A partir de 2005 o setor adquiriu um peso muito grande devido ao seu rápido crescimento tanto em valor quanto em volume. Além das transformações propiciadas pela expansão do segmento de celulose, houve simultaneamente o impacto positivo pelo interesse cada vez maior por instalação de plantas de indústrias de papel próximas aos locais de produção de celulose, facilitando a logística e sinergia entre as empresas.

Devido a importância das industrias de celulose na economia esta pesquisa se justifica por fazer uma abordagem das relações e dos impactos que este processo pode trazer ao meio ambiente e o que as modernas empresas estão fazendo para minimizá-los e aumentar a produtividade. Desta forma este trabalho traz uma explanação de quais são os processos envolvidos na produção de celulose analisando os equipamentos que fazem parte do ciclo da recuperação química do licor branco, a partir do licor preto, assim como uma análise econômica e ambiental destes processos numa fábrica de celulose.

  1. PROBLEMA

 De acordo com (MIELI, 2007, pag 2), “a produção de bens e serviços, de uma maneira geral, gera impactos no meio ambiente, mas é na produção de bens que estes impactos se tornam mais nítidos e estão normalmente associados a algum aspecto negativo”, seja por meio da exploração de matérias-primas, seja pelo descarte de resíduos provenientes da produção, entre outros

Segundo Foelckel (2003), o setor de papel e celulose é constituído de uma grande diversidade de empresas, como costuma acontecer com os mais diversos setores da indústria brasileira. Há inúmeras empresas atuando no estado da arte tecnológica, com grandes investimentos em proteção ambiental, mas há também empresas mais carente, com dificuldades até para sua sobrevida, portanto com consequentes repercussões nos aspectos ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (153.2 Kb)   docx (732.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com