TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da tecnologia da informação para uma gestão eficaz e uma logística competitiva

Artigo: A importância da tecnologia da informação para uma gestão eficaz e uma logística competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Artigo  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

Utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica para registrar os conceitos de logística, tecnologia da informação e de exemplos de uso de tecnologias da informação na logística, esse artigo objetiva evidenciar a importância da tecnologia da informação para uma gestão da logística eficiente e competitiva. Com a tecnologia da informação os processos logísticos são agilizados, além do que são baseados em informações confiáveis. O artigo mostra também uma alta relevância das ferramentas da tecnologia da informação (Sistema Roteirizador, Sistema de Entrega Administrada, Sistema de posicionamento e comunicação Automatic Vehicle Location, EDI, ECR, Data Warehouse etc) na alavancagem da logística na criação de valor para a empresa.

Palavras-chave: logística, tecnologia da informação e sistemas de informações

1. Introdução

Atualmente, devido às necessidades de satisfazer as demandas cada vez maiores do cliente, a logística tornou-se reconhecida como uma área de grande oportunidade. Em determinados setores, como na distribuição e no varejo, as empresas não podem ignorar a importância da logística em relação à lucratividade. É imperativo fornecer serviço ao cliente e que não seja superado por ninguém, e satisfazer totalmente às necessidades de escolha do produto, entrega em tempo e disponibilidade de estoques a um preço competitivo. Não somente a lucratividade, mas também a sobrevivência da empresa depende destas questões. Para a maioria, a definição mais amplamente utilizada da logística é "obter os produtos certos, no lugar certo, no momento certo, ao menor custo". Para diminuir custos se deve aplicar a logística na cadeia de suprimentos sem alterar a qualidade do produto final, ou seja, criar valor para a empresa aumentando sua lucratividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com